Por servir milhões de páginas todos os dias para milhões de usuários da internet ao redor do mundo, os servidores da Wikipédia têm que ser parrudos. Eles precisam de um server farm para aguentar todos os acessos. Mas como o crescimento não para de acontecer ano após ano, o site precisou migrar recentemente, trocando servidores antigos por novos. E como boa organização sem fins lucrativos que a Wikimedia Foundation é, eles resolveram doá-los.

Esse é um dos servidores, batizado por eles de sdtpa.

As configurações não são exatamente ponta de linha, já que esses servidores têm pouco mais de 3 anos agora. Mas o que importa é que eles estão em boas condições e funcionam, mesmo já tendo a garantia expirada. A maioria deles têm um processador de 2,5 GHz dual core, entre 3 e 32 GB de memória RAM e HDs com capacidade de armazenamento variando entre 80 e 320 GB.

Para ser elegível para receber um dos servidores da Wikipédia você precisa ser morador dos EUA, representar uma organização sem fins lucrativos e enviar um e-mail para servers@wikimedia.org explicando os detalhes dela, como a sua missão e objetivos. Se o pedido for aprovado, eles mandam o servidor e nem cobram o frete.

De acordo com um aviso de Rob Halsell, gerente de operações da Wikimedia Foundation e que está gerenciando as doações, já foram feitas 36 requisições até agora, mas ainda restam alguns servidores.

Com informações: CrunchGear. Foto da Wikimedia Foundation usada sob licença CC.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados