Ir para o conteúdo.

Início » Web e redes sociais » Google+, a nova investida do Google na web social

O Google anunciou na manhã dessa terça-feira (28) uma nova investida na web social. Vem ai o Projeto Google+, que promete fazer frente ao Facebook com uma nova pegada para a maneira como as pessoas compartilham coisas — sejam links, fotos, mensagens etc — na web.

Mas antes que você corra para se inscrever no novo serviço: ele está em teste fechado (como o Google tradicionalmente faz).

Google+ nada mais é que a junção de diversas funcionalidades que o Google acredita que fazem a diferença na forma como a gente se comunica por essa grande rede. A empresa explica que a comunicação está entre as necessidades mais básicas do ser humano. Uma vez que boa parte dessa comunicação se dá no meio eletrônico, é preciso trazer para a rede as sutilezas e o caráter substancioso das interações.

(YouTube)

O Circles parece ser — o Google+ ainda não está disponível, então por enquanto a gente trabalha na casa das suposições — o mais importante recurso do Google+. A partir dele, os usuários podem criar grupos de pessoas com as quais vão compartilhar conteúdos distintos. Por exemplo, caberá ao usuário definir um grupo para familiares, outro para colegas de trabalho, e um terceiro para os melhores amigos.

“Nós descobrimos que as pessoas já usam círculos da vida real para se expressarem e compartilhar precisamente com os amigos certos.” A partir desse pensamento, o Google trouxe os círculos sociais para a sua plataforma virtual, por meio do Circles.

Sparks

Sparks, outro recurso do Google+, diz respeito aos interesses dos usuários. Se a pessoa gosta de novela, ou de quadrinhos, ou de determinada série de livros, poderá adicionar esses interesses específicos ao Google+. A partir daí, os eficientíssimos algoritmos do Google trarão artigos, notícias, vídeos, fotos, e tudo mais que estiver na rede, relacionado àquele assunto.

Sparks entregam um feed com conteúdo altamente contagioso disponível na web. Sobre qualquer assunto, em mais de 40 idiomas”. E aí você passa o dia inteiro lendo apenas sobre aquilo que te interessa.

O recurso Hangouts funciona como uma central de contatos dentro do Google+. O Google promete um espaço para os usuários entrarem quando estiverem com tempo livre. A partir do Hangouts, as pessoas poderão conversar com seus contatos do Circles por meio de videochat (com direito a conferência).

Para quem usar o Google+ no celular, o Google oferece alguns recursos exclusivos: a possibilidade de informar a sua localização geográfica em cada mensagem ou publicação; e o que eles chamam de Instant Upload, que envia as fotos automaticamente para a nuvem, possibilitando um compartilhamento mais fácil dos seus momentos mais felizes com quem importa — lembra-te o Photo Stream do iCloud?

No celular, o Google ainda habilitou o recurso Huddle. Em poucas palavras, trata-se de uma espécie de Google Talk em grupo e em tempo real. “Permite que todas as pessoas de um círculo saiba o que está acontecendo, na hora”.

Conforme eu já havia alertado no começo do texto, o Google+ no momento está em testes. Você pode acompanhar a demonstração do serviço nessa página (em inglês).

40 Comentários (Deixe o seu!)

  • Po… parece legal… Será finalmente o fim do Orkut ó todo poderoso Google??? Cruzemos os dedos…

    • finalmente o fim é boa heim…

    • Nops

      Palavras do Google

      “Usuários do Orkut, o Google continuará a trabalhar em aprimoramentos e recursos tanto para o Orkut quanto para o projeto Google+, pois ambos são muito importantes para os usuários.

      Acreditamos que a web se tornará cada vez mais social. Como o Orkut é a rede social número um do Brasil e tem sido muito bem sucedido, nosso objetivo é estender os novos recursos do Google+ para os usuários do Orkut conforme eles se tornam disponíveis.”

      • Holy Shhhhh

    • Marcelo

      Espero que sim !!!

    • eltrock
      1c

      Vai depender dos usuários e da “orkutização” do Google+, assim como já estou sentindo uma certa orkutização do facebook também…

    • Kantaro
      264c

      TOMARA QUE NÃO! Tomara que continue existindo os dois para que no Google+ seja a elite e o orkut a favela. Imagina se o Orkut acaba e migra todos para o Google+, aquilo vira outra porcaria –’

      • “Favela”? Prefiro fingir que não li isso.

      • Caah

        Hey, antes de considerar os usuarios do Orkut como favelado, olhe para si mesmo….Grande parte da vitalidade não é apenas em desfrutar das semelhanças, mas sim das diferença. É,dia apos dia, o Brasil caminha para pior…Tanta discriminação, preconceito e irascibilidades.Devemos nos conscientizar , quanto às , consequências de nossas atitudes ,passando assim, a agir de maneira diferente da atual , para que haja um revertimento de nossas transgressões, buscando resgatar a identidade e os sentimentos das pessoas.

  • Denis
    841c

    Não gostei, continuo com o Facebook até q o esse “Google Web Social” prove o contrário.

    • John

      A julgar pelo sucesso do Google Wave, Buzz, e botão +1, bem… não acho que vai longe.

      • Pelo menos pra mim o botão +1 chegou a muito pouco tempo, não tem nem um mês que ele ta habilitado na minha conta, mas acho que ele não tem essa proposta. Ele serve apenas pra facilitar os algoritmos da Google quando alguém faz uma pesquisa, ele aumenta a relevância das páginas.
        Desculpa se entendi errado a função dele.

    • To contigo viU!!!

  • Augusto Zamataro
    20c

    O Wave também prometia inovacão.. mas já me increvi pra testes =D

  • Anderson Lima

    Seria mais um Google Wave da vida misturado com uma solução similar ao FaceTime da Apple? Parece ser o mesmo engine só que com uma interface modificada. Vamos ver no que dá.

  • Paulo Neto

    Ainda não vi para julgar, espero que seja algo diferente e não “+1″

  • Gostei bastante e ja me inscrevi para os testes. Acho que é uma promessa muito grande para se arriscar, mas vamos ver no que vai dar :D

  • Só espero que ele não tenha uma sobrecarga de funções, lembram do falecido Google Wave? Pois é, visual poluído, confusão na funcionalidade, etc. Mas estou muito otimista com esse projeto, esse recurso “Hangouts” parace ser mesmo promissor.

  • Breno Caldeira
    1666c

    Círculo social é o futuro das redes sociais :] e é onde o FB peca muito ainda. Sim, pode criar grupos, mas é algo precário.

  • Patrick_Boaventura

    Google vs Facebook+Microsof
    .
    Todo poder das buscas contra o gigante da rede social e a gigante do software. Nossa esta disputa vai ser emocionante!!

    • Kantaro
      264c

      Tá tipo assim Naruto vs. Sasuke! HEUAHEAUEAHEEU

  • Sou 100% a favor de qualquer coisa (tá.. qualquer coisa é muita coisa, então… QUASE qualquer coisa) que o google invente.
    [fanboy detected]

  • Mais uma vez: círculos sociais foram primeiramente implementados no orkut. Não se esqueçam disso nunca. Que não soube explorar foi o próprio Google, porque o sistema de gerenciamento era muito burro. Agora sim, vai!

  • Breno Caldeira
    1666c

    Já saiu o app para Android:
    https://market.android.com/details?id=com.google.android.apps.plus&hl=pt_BR
    ps.: requer convite :P

  • Fabio's
    94c

    Quem disse que o Google se esqueceu de que tem um rival (FB)?

  • Parece bem legal, espero que faça sucesso, gosto muito do Orkut.

  • Gabriel

    ““Nós descobrimos que as pessoas já usam círculos da vida real para se expressarem e compartilhar precisamente com os amigos certos.” A partir desse pensamento, o Google trouxe os círculos sociais para a sua plataforma virtual, por meio do Circles.”
    = Grupos do Facebook/Grupos que o próprio Orkut cria para separar colegas de faculdade, do trabalho, ex-companheiros da escola…
    Surpreenda-me, Google.

    • Segundo o Google essa opção será mais fácil e intuitiva.
      Vamos esperar para ver. Sera que o fantasma Wave vai assombrar?:D

  • Caio Furtado
    4524c

    Espero que não seja um fail que nem o Wave.

  • A pergunta que fica é… será que a versão “abrasileirada” do + You… pagará direitos a globo? (mais você) Hushua

    • Vinnicius

      E a mensagem inicial do Google+ será “Acorda menina, vem cá menino!” hahaaaa

      Brincadeira, mas falando sério, esse +Você ficou bem esquisito não é?

  • Berg

    num gosta do facebook nem do orkut entra no brogui.me

  • Aguardando o convite!

  • Vamos esperar pra ver, porque por enquanto nenhuma ferramenta sensacional.

    • Vinnicius

      Safari no Android, como você conseguiu isso? Hahaha

  • dimarm
    1c

    A chave para o Google conseguir competir com o Facebook é integrar os seus recursos (até agora muito dispersos) e usar as armas que o concorrente não tem: Android (um dos líderes em smartphones) e Google Chrome (que ultrapassou o firefox no Brasil e pode alcançar o IE).

    O Google é muito burro, faz dos seus produtos ilhas. se eles fossem integrados a concorrência seria melhor.

  • Fico meio triste com o povo que tem medo de uma “orkutização”do Facebook na verdade o termo seria “abrasileiração” pois se o orkut é o que é hoje com todas as suas vantagens e defeitos é por ter uma maioria esmagadora de Brasileiros, enquanto houver brasileiros na internet vai haver a “favelização” das redes sociais como muitos falam. Aguarde Facebook poderá ser o próximo kkkkkkkkkkkkk

    • Não concordo,
      O Twitter é uma rede com grande adesão no brasil e nem por isso é “Favelizada”, pelo contrário, prefiro 1000x o twitter, uso para ler notícias (como um RSS).

      Inclusive só leio os posts do tecnoblog quando colocam o link por lá ^^

    • Vinnicius

      No Twitter também a favelização das redes sociais está acontecendo, que tal esse exemplo?
      http://3.bp.blogspot.com/_9JfsqnoU-fA/S-xX_mMeSLI/AAAAAAAAAG4/rXfoERgf1Gs/s1600/tuiter.jpg

  • Kantaro
    264c

    O problema das redes sociais é principalmente os usuários. Se não fossem todos os favelados do Orkut quem sabe lá seria um lugar melhor. Mas também não adianta o Google entupir de ferramentas que aquilo vira suruba -.-’

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.