Ainda que o filme Avatar, de 2009, tenha formado filas literalmente quilométricas nas portas dos cinemas e que desde então diversos estúdios estejam investindo maciçamente na produção de títulos em três dimensões (mesmo que o público não mostre mais o interesse de antes), a popularidade e o interesse pelo formato nas salas de TV de todo o mundo não tem correspondido às expectativas das fabricantes de aparelhos de televisão.

A queixa é da Panasonic, que culpa os estúdios de Hollywood por suas televisões 3D estarem encalhadas nas prateleiras de todo o mundo.”Os estúdios danificaram o formato, correndo para lançar tantos títulos mal convertidos para o formato desde a estreia de Avatar“, afirmou Andrew Denham, o diretor de marketing da empresa japonesa, à revista Wired.

Avatar, de James Cameron

O mais incrível é que alguns membros da indústria do cinema reconhecem a culpa pela falta de interesse no formato. “O 3D está no meio de uma crise”, disse Jeffrey Katzenberguer, diretor de animação da Dreamworks, ao site Hollywood Reporter. “Nós decepcionamos o público diversas vezes com vários filmes ruins, então acredito que agora exista uma desconfiança genuína, enquanto há um ano e meio tínhamos interesse e excitação”, diz. “Isso não representa a morte do 3D, mas até a experiência em três dimensões superar as expectativas do público, ele será desafiado”, finaliza.

O filme dirigido por James Cameron utilizou em suas filmagens uma então nova tecnologia de câmeras estereoscópicas, em que duas lentes, dispostas lado a lado, fazem a captação de maneira parecida com a de nossos olhos, deixando para a tecnologia a tarefa de simular o efeito de três dimensões. Já outros títulos menos nobres podem ser captados em 2D, então mapeados digitalmente e então convertidos em 3D (deixando os elementos “em camadas” na tela).

Com informações Wired, Hollywood Reporter

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados