Os hackerativistas do Anonymous e do LulzSec produziram um comunicado conjunto nessa quarta-feira no qual pedem que seus integrantes parem de usar imediatamente os serviços do PayPal. Eles acusam o PayPal de entregar dados para as autoridades americanas, permitindo que mandados de busca e apreensão fossem emitidos pelo poder judiciário daquele país. É guerra, mas dessa vez sem utilizar os computadores e o usual ataque DDoS.

Uma empresa do eBay

Na semana passada o Tecnoblog noticiou que o FBI estava atrás de hackers envolvidos com o grupo Anonymous. Pois bem, uma emissora afiliada da NBC nos Estados Unidos descobriu o modo como os agentes da corporação determinaram a identidade dos suspeitos. Eles tiveram ajuda do PayPal, que forneceu uma espécie de lista negra com 1.000 IPs de computadores envolvidos no ataque que o grupo conduziu contra o serviço de pagamentos no ano passado.

Basicamente, o Anonymous e o LulzSec pedem o boicote ao PayPal – o sistema de pagamentos online mais usado no mundo, que agora faz suas primeiras investidas no processamento de pagamento com dispositivos móveis.

“Nós encorajamos a todos que usam PayPal que fechem imediatamente suas contas e considerem uma alternativa. O primeiro passo para ser verdadeiramente livre é não colocar a confiança de alguém em uma empresa que congela contas quando acha que deve ou quando é pressionada pelo governo dos Estados Unidos.”

De acordo com o comunicado-manifesto publicado no PasteBin, os acusados de participarem das operações de hackerativismo podem ser condenados a pagar US$ 500 mil de multa, além de uma pena estimada em até 15 anos na cadeia, dependendo do caso.

O PayPal é uma empresa do eBay, o site de leilões. Nos últimos tempos, tem sido o principal motor do crescimento do grupo. Caso muitas pessoas fechem suas contas, pode ser que o boicote tenha algum impacto financeiro na companhia. Mas algo me diz que os meros mortais continuam alheios a essa disputa entre PayPal, eBay, e Estados Unidos, e os grupos Anonymous e LulzSec.

Com informações: ZDnet

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados