Ir para o conteúdo.

Início » Web e redes sociais » “O anonimato online tem que acabar”, diz Randi Zuckerberg

Randi Zuckerberg, diretora de marketing do Facebook e irmã do fundador Mark Zuckerberg, afirmou durante uma palestra sobre mídias sociais organizada pela publicação Marie Claire que “o anonimato na rede é algo que precisa acabar”. Na visão da executiva, as pessoas vão pensar duas vezes antes de fazer algo de errado na rede se seu nome real sempre estiver visível.

Randi Zuckerberg

“As pessoas se comportam de maneira muito melhor na rede quando seus nomes estão expostos. Eu penso que as pessoas que se escondem atrás do anonimato, para dizer o que elas quiserem dizer atrás de portas fechadas” completou.

Em seguida, Randi afirmou que o site criado pelo seu irmão deverá implantar uma série de recursos para aumentar a segurança dos seus membros. “Ainda há muito o que podemos fazer. Estamos contribuindo ativamente com parceiros como o Commons Sense Media (serviço de proteção a crianças da rede)”, finalizou.

Tal visão sobre os anônimos da web é compartilhada por outros grandes figurões da rede, incluindo o ex-CEO do Google, Eric Schmidt, que no ano passado chegou a afirmar que o anonimato da rede era “perigoso”. O Facebook e o Google+ exigem que seus usuários usem apenas seus nomes reais em suas redes (o que pode ferir algumas leis locais).

Com informações: Huffington Post.

44 Comentários (Deixe o seu!)

  • Concordo.

  • Acho justo, mas não se pode confundir anonimato com privacidade.

    • Ia justamente comentar isso. Anonimato e privacidade e até mesmo liberdade de expressão são coisas distintas. Anonimato é a ferramenta para o “tudo pode”.
      Tanto não se confunde que nossa própria Constituição diz q todos tem liberdade de expressão sendo vedado o anonimato.

  • Mandem ela duas semanas pra China, pra blogar sobre os problemas no governo.

    Muda de opinião no primeiro minuto de tortura na prisão.

    • Era o que eu ia dizer. Num mundo ideal, criticar o anonimato e vedar essa liberalidade é muito bonito e faz até sentido. O problema é que o mundo não é o ideal.

      E não é só a China. Vários países sofrem com a repressão do governo e, nesses casos, a única saída para se fazer ouvir, lutar contra isso, é o anonimato. Dar a cara a tapa nesses locais pode sair caro, muito caro…

      []‘s!

      • Exatamente.

        Existe a “Liberdade de Expressão”. Mas existe também a “Repressão à Expressão”, que vem logo em seguida.

      • Fredson Sousa
        244c

        Esta ai para provar o Julian Assange, que deu sua cara a tapa e acabou preso depois de divulgar documentos dos EUA, porque antes da divulgação dos documentos Americanos FBI, CIA e o escabau Americano não estava nem ai para o WikiLeaks. Todos sabemos que as acusações que ele responde no seu país foi encomendado pelo governo Americano. Então concordo com o Rodrigo e direito de expressão só para assuntos que não incomode “gente Grande”.

    • China é exceção. Lá é uma ditadura. Lá não tem liberdade de expressão e lá o governo é a lei. Em Estados democráticos anonimato é um passo pro “oba-oba”.

      • marcoscs
        930c

        países ditos democráticos também espionam seus cidadãos, Guilherme, vide EUA.

        • Sim, mas isso não é institucionalizado como em ditaduras. Em Estados de Direito o que a 30ª Vara Cívil de SP, por exemplo, disse, e eu concordo, mostra bem o que significa anonimato: “Incentivar a clandestinidade na internet significa torná-la um mundo em que ninguém é obrigado a nada, nem responsável por nada”.

          • marcoscs
            930c

            …e o anonimato só serve pra isso?
            Anonimamente você não pode denunciar um corrupto ou até dar sua contribuição para resolver um problema sem querer se expor?
            Guilherme, esse discurso que alia anonimato com ações criminosas é perfeito para quem quer fuçar a vida do cidadão, os interesses em espionar o indivíduo são escusos, seja governos ou empresas, não caia nessa.

          • Mas isso é uma outra coisa. Não tem a ver com o assunto. Anonimato na denúncia é garantia. Anonimato na vida é não ser responsável por nada.

            Privacidade é garantia constitucional, anonimato não e é vedado. Isso em qualquer lugar. Parece que estão confundindo privacidade e anonimato, coisas que são completamente distintas.

  • Renan

    Sim, senhora!

  • Berg

    o Moot curtiu isso!

  • Adriano
    318c

    Que mulher idiota, o anonimato é algo do dia a dia da população.

    • Realmente. Os ladrões de banco que o digam.

      • Adriano
        318c

        e as pessoas que fazem a denuncia para a policia também :D

        • Isso é outra coisa q nada tem a ver com o assunto. É a exceção, não a regra.

  • Ridículo isso. Anonimato tem que existir! Creio que a solução ideal seria termos um alias anônimo, de modo que, caso aquele comentário ou opinião ou ato fosse algo ilegal, que fosse revelado de onde partiu.

    Exemplo: Eu agora sou identificável pelo meu comentário. Mas eu poderia muito bem me logar no Tecnoblog, e escolher postar anônimo. Ninguém saberia que fui eu quem postou, mas caso eu postasse algo ilegal, criminoso, algo do tipo, haveria como chegar a mim mesmo eu tendo comentado algo anônimo.

    Vamos então acabar com o anonimato na vida, que tal? Ao fazer uma denúncia de um crime, passaremos nosso nome, cpf e RG. Os jurados de um crime, em um tribunal, vão dar seus votos um a um, se levantando e falando. Os votos de cada um na eleição vão ser divulgados na internet de maneira pública, qualquer um vai saber em quem você votou pra cada cargo, em qualquer eleição.

    A Internet anônima garante que o ser humano diga o que realmente pensa ou acha. Se o anonimato choca, devemos fazer uma reflexão da sociedade como um todo. Um pedófilo do mundo real, com o anonimato, age como um pedófilo na internet. Acabar com o anonimato não vai fazer esse pedófilo sumir do mundo real, muito menos impedir ele de agir.

    • Adriano
      318c

      Na verdade você mesmo postando como anônimo, seu IP pode ficar registrado e é possivel saber a origem do IP consultando pelo provedor de acesso, mas você poderia utilizar um proxy e dai sim ficar “anônimo”.

    • Rafael

      Cara tu falou tudo! As pessoas que concoradm com isso não pensam nos aspectos gerais, elas só pensam no cara que pegou a sua senha do banco!
      Imagina uma pessoa dessas ter seu usuário e senha do Facebook roubados e depois o cara que roubou logar com os dados da vítima no site e fazer declarações sobre o assunto que ele quiser? E depois como a vítima faz pra convencer o mundo que não foi ela que disse aquilo?
      As coisas não são tão simples assim não, é muito lindo e poético pedir que acabem com o anonimato na internet sem saber como as coisas funcionam.
      Se todos os cidadãos de bem desse país entregarem suas armas os assaltos e demais acabarão também?

    • marcoscs
      930c

      Perfeito seu comentário, Romulo.
      Eu só acrescentaria um dado: o fato das grandes empresas serem contra o anonimato passa muito longe de questões sobre segurança e transparência. O grande interesse desses players reside muito mais no rastreamento dos hábitos de consumo do indivíduo, que são muito mais fáceis de serem identificados caso o indivíduo esteja constantemente visível aos mecanismos de rastreamento dessas empresas.
      Propaganda direcionada aos hábitos de consumo da pessoa.
      Marketing com um percentual de retorno muito maior do que o que se consegue hoje porque a propaganda será ‘otimizada’.
      Dinheiro, senhores MUITO DINHEIRO.
      É isso que move as empresas contra o anonimato.
      E os trouxas de plantão acreditando que ‘quem deve não teme, vamos navegar com nosso nome e sobrenome’.
      Gado.

      • Clayton Fabiano Alvarez
        1c

        Concordo com sua posição de que tudo aqui na Internet é movido por interesses comerciais.

        Mas mesmo assim, não vejo porque me esconder e deixar de ter Face. Aqui, por exemplo, não preciso me esconder, porque só estou expondo minha visão sobre o assunto. Mas claro que, dependendo do site onde eu vá expor minha opinião, talvez eu prefira usar nick.

        Em sites sérios, onde não preciso entrar com Facebook, uso só o meu primeiro nome.

        Única coisa que não deixo no Face, é meu endereço.

  • Abner Araujo
    73c

    Não entendo, e vão exigir meu CPF ou RG? pra saber que sou eu mesmo?

    • Adriano
      318c

      Cada país tem suas regras para identificação, fazer isto seria impossível.

      • Abner Araujo
        73c

        Sendo assim, nem se for por impressão digital. Já que dá para falsificar com uma prótese de plastico. rsrs

      • @QG10g
        112c

        Na verdade não, assista filmes sobre o fim do mundo, alguns deles defendem a ideia que perto do fim do mundo vários países se uniriam de forma que todos teriam as mesmas regras, ocorreria uma caçada a quem não segue as regras, como todos estão unidos quem ficasse fora das regras não teria como fugir.
        Para sairmos do mundo atual para o imaginado nesses filmes só precisamos deixar de lado conflitos culturais e só termos em consideração o lado humano, ou sermos manipulados até esse ponto para que não apresentemos nenhum problema caso queiramos unir a um povo que é inimigo nosso por muito tempo, por exemplo, para aumentar a segurança unificando regras e leis.
        Coisa de filme, duvido que rapidamente nos unirmos aos argentinos contra o tráfico de drogas.

  • Uma opinião estúpida e desinformada. O anonimato é importante em várias situações cotidianas, seja na web ou não. Ele apenas não deve ser utilizado para fins escusos.

  • keeg
    19c

    É bom e é ruim. Mas sou contra por vários motivos.

  • @QG10g
    112c

    Dizem isso depois que viram o que um monte de Anonymous podem fazer juntos, o que a ideia do anonimato pode fazer e porque ela é forte.
    Sendo anônimos não precisam de um líder, só de uma ideia, a ideia os guia, não preocupam com si próprios e já que eles já não são mais eles e sim simplesmente anônimos.
    offtopic: estou me sentindo que estou escrevendo um teclado sem acentos quando escrevo ideia!

    • Rui

      Unidos e dividos por zero.

      • @QG10g
        112c

        possíveis traduções
        sendo ninguém, não dando em nada
        tendo poderes infinitos
        rachando o mundo ao meio

        … depende se for na calculadora ou na matemática avançada maluca.

  • Concordo…

  • Rui

    Na boa, na raiz deste comentário/opinião dela eu acho q esta o seguinte: Ela é feia pra caralho e foi muito trollada. É isso.

  • Abner Araujo
    73c

    De uma coisa eu estou certo, familia Zuckerberg é feia.

    • Fredson Sousa
      244c

      rsrsrs

  • Não se isso vale a pena não, muitas pessoas tem vergonha de certas coisas, e há bilhões de modos de se identificar uma pessoa, será muito mais fácil para que faz isso de maneira errada fazer se isso for fundamental.

  • Alexandre
    3968c

    Ela ta defendendo o dela… Até hoje, com mais de 100 anos de telefone, ainda existe chamadas anonimas, ou denuncias anonimas, essa mulher ta viajando total…

  • É bom e é ruim,Mas sou contra por vários motivos[2]

    iai, o que será que o Facebook está fazendo com os meus dados?

  • iGOMD

    Anão é irmão.

  • Concordo com a posição dela, mas como leio nos comentários – não os vagos – não há necessidade de se alarmarem a respeito da quebra de privacidade uma vez que esta é outro passo, completamente distinguível que não se disfarça com a busca pelo fim do anonimato.
    Também, lembremos que privacidade e anonimato virtual possuem pontos esclarecidos e diferentes do anonimato e privacidade real, como o problema de uma denúncia ou depoimento.

  • Caio Furtado
    4524c

    Num mundo bonitinho a ideia é boa.

  • Victor

    A sociedade, infelizmente, ainda se vale daquele esteriótipo que mulher feia = inteligente e bonita = idiota. Bom, tá aí a grande prova o quão esse esteriótipo é retardado. Essa mulher é feia que dói e é tão idiota quanto (não falarei burra pois estarei ofendendo o coitado do animal burro).

  • Clayton Fabiano Alvarez
    1c

    Nunca gostei de colocar meu nome verdadeiro na Internet, apenas por motivo pessoal. Depois que fui incentivado a criar conta no Face e o entendi como uma espécie de RG nosso na Internet, acabei descobrindo que não tem nada de mais meu nome verdadeiro, sobrenome e foto ser compartilhado com estranhos, mesmo porque há muitos usuários na rede, como regra todos compartilham sua verdadeira identidade, e também não preciso me esconder atrás de um personagem, porque nunca ofendo ninguém na Internet, só exponho meu ponto de vista, como estou fazendo agora.

    Faz perfil no Facebook, no Google+, e em qualquer rede social que seja, quem quer e quem aceita.

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.