Início » Demais assuntos » Rumor do dia: Apple quer abandonar o teclado como conhecemos

Rumor do dia: Apple quer abandonar o teclado como conhecemos

Por
3 anos atrás

Ainda que a maior parte das grandes novidades dos computadores tenha o hábito de ficar dentro de seus gabinetes, é inegável notar que o perfil dos computadores mudou bastante nos últimos tempos. Os monitores ficaram mais finos, os gabinetes mais compactos, os mouses abriram parte de seu espaço para trackpads e muitos dos teclados perderam seus fios – ainda que na maior parte das vezes tenham mantido seu layout básico.

A ideia da Apple é um teclado sem teclas. (imagem: Patently Apple)

Se depender da Apple, os teclados podem passar por uma revolução em um futuro distante. A empresa da maçã, conhecida pela morte dos monitores CRT, drivers de diquete e saídas VGA, entre outros pequenos assassinatos, entrou com um pedido de patente nos EUA que promete revolucionar a maneira que as pessoas digitam ao trocar as velhas e boas teclas por uma superfície lisa e sensível ao toque.

Os desenhos disponíveis até agora mostram uma superfície simples, retroiluminada, capaz de adaptar seu layout para diversas funções e programas, de acordo com o desejo do usuário. Além disso, a novidade também estaria calibrada para saber diferenciar uma digitação intencional de um esbarrão numa tecla.

Mas caso você esteja revoltado com a ideia e já pense em organizar uma manifestação com foices e tochas na frente da sede da empresa da maçã: calma. Por ora, o produto é apenas um ensaio que pode demorar anos para chegar às prateleiras. Se chegar.

Com informações Patently Appe

  • http://twitter.com/thiagoleite @thiagoleite

    Quero ver como ficaria para deficientes visuais sem aquele apelo sensorial que tem nas letras F e J ou no número 5 do teclado numérico.

    • Tio Z

      Provavelmente sairia um app a uma quantia “módica” que faria algo como permitir ditar para o teclado/computador.

      • Alessandro

        Podia ter uma vibração ou algo assim nessas teclas, ne?

        • Aniel

          Dependendo dos materiais utilizados para esse teclado ele poderia utilizar a tecnologia de relevo variado utilizado nos e-readers japoneses para cegos.

    • bawlaw

      dai ele da uma descarga eletrica toda a vez que passar o dedo em cima do F e J

    • Mr Hertz

      ninguem disse q ele vai deixar tudo chapado. apenas que nao existirão mais teclas, mas nada impede de passar relevos ao redor das teclas, e com isso os relevos do F e o que mais precisar.

      OOOOWWWWWWWWWWWWWWWWWWWWW

      mas, brigadão viu steve blowjobs… adoro o recuo que as teclas dão ao serem pressionadas.

      essa historinha de ultrasom é uma invenção que deveria ser aplicada a outros dispositivos. nao o teclado.

      o recuo que a tecla dá é importante. ele nao é um “atraso”, mas sim um aviso ao cérebro de que uma mecânica está sendo executada. tire isso de qualquer pessoa e veja a reação.

      • John

        “apenas que nao existirão mais teclas, mas nada impede de passar relevos ao redor das teclas”

        Se não existirão mais teclas, ao redor DE QUÊ vai ser “passado relevo(?!?)” ?

    • http://twitter.com/thiagone_ @thiagone_

      Isso seria facil de resolver e sem um app de quantias modicas, qq um que tem iPhone sabe que ele tem funcionalidades de acessibilidade e que isso sempre foi uma preocupação da Apple.

      Se um deficiente visual usa um iphone, qual o motivo de não conseguir usar este teclado?

    • http://www.emmanuelcarvalho.com.br Emmanuel Fotógrafo

      Pra acabar com a discussão: O relato de um usuário de iPhone, cego.

      “I love my iPhone. It changed my universe as soon as it entered it.”

      http://behindthecurtain.us/2010/06/12/my-first-week-with-the-iphone/

    • http://twitter.com/SammyHeavenly @SammyHeavenly

      Mesmo quem eh cego consegue usar telas sensiveis ao toque. Eles tem uma capacidade enorme de decorar o espaçamento das teclas e seus layouts. Muitos cegos usam o iPhone por exemplo. Ele tem ateh uma configuraçao que desliga a tela, para economizar bateria.

  • Tio Z

    Like this one time, in band camp, we tried to reinvent the wheel.

    Apple e sua cruzada para inovar o que não precisa visando lucros em cima da sua legião de zumbis.

    • Cristhian Vieira

      Deixe de ser alienado! Vou repetir um comentário que li algum tempo atras. Se vc não vende muito, mas tem potência é taxado de cult pelos seus usuários, se vc vende muito e predomina o mercado pela qualidade, bem vc é predadora.

      O Senso comum é complicado de se agradar, por isso sou a favor de uma frase do tio Jobs; “Não é função dos usuários saber o que querem.”

      • Tio Z

        Alienado? Pera pera, vai pegar um dicionário que acho que você se confundiu ai colega na escolha de palavras.

        “Não é função dos usuários saber o que querem”? Falou colega, por isso toda empresa grande tem equipes inteiras que correm o mundo perguntando para…adivinha, usuários, que funções entre as que eles estão desenvolvendo eles acham bacanas e o que eles não gostam nos aparelhos/sistemas. Então deixa de pagar pro Jobs e usa a cabeça um pouquinho.

        E de boa, fora lá pros primórdios do iMac em que a Apple simplificou a fiação dos seus micros, pouca coisa ela realmente inovou. Maioria das suas “façanhas” se resumem a “colorir” seus produtos para agradar pessoas que não se importam realmente com funções e sim com estética. Mais ou menos como a nossa (não tão mais) querida Nintendo.

        Então de boa, poe o fanboy na gaveta.

        • http://twitter.com/mos_axz @mos_axz

          Amigo, sejamos praticos: Se perguntarem a você se tu quer um “sistema de ultra-refrigeração over-low-clock em memoria ram-rom two in one” você iria saber dizer se queria ou não?
          Existem empresas que vivem de inovação, outras vivem de estabilidade e usabilidade. e acho que existirem varias empresas dos mais variados tipos é bom principalmente para o consumidor.

          • Tio Z

            Amigo, sejamos práticos: Se você fabrica um “sistema de ultra-refrigeração over-low-clock em memória ram-rom two in one” você saberia o público alvo para quem perguntar e descobrir se haveria aceitação ou não no nicho de mercado ao qual o produto se aplica.

          • http://lugardehomem.com/ Rodrigo Fante

            Do not feed… bom, você sabe.

      • Mr Hertz

        Concordo com essa frase dele, apesar de todo sentido totalitário que ela possua…

        CONTUDO, nao justifica voce vender bem e usar sua fama pra empurrar produtos caros e fechados como os da Apple.

        O que o Steve Jobs falou tem todo sentido para o que ele ja faz… vender produtos pra deixar o mundo DO JEITO QUE O STEVE JOBS gostaria.

        Se por um lado “o usuario” representa bilhoes de pessoas pelo mundo, por outro lado cabe ao desenvolvedor mostrar solucoes as quais permitam as pessoas decidirem o que querem fazer.

        Voce nao pode vender um ipad e dizer “nao, flash nao. eu sou titio steve blowjobs, sou bom, só quero seu bem, e não quero voce usando essa ferramenta do demônio, o flash, ok…. seja bonzinho e continue comprando meus produtos.”

        Alienado é quem cai nesse conto ae. Prestenção mano!!!!

        • xandybio

          Como assim empurar ? Acho que ninguém lhe abriga a comprar nada da Apple ! Cara, a quantidades de opções que você tem de escolha é muito grande. Se alguém vai comprar um determinado produto é uma escolha e não algo imposto! Eu trabalho em uma agencia de publicidade, ninguém aqui toca o Mac por um PC, e não é porque o equipamento é bonitinho. Como assim empurar ?

    • http://twitter.com/brunossn @brunossn

      Obrigado pela colaboração TIO Z, agora nos conte que modas inúteis a Apple lançou só pra lucrar mais.

      • Tio Z

        Desconsiderando o ótimo touch, iPhones e praticamente a extensa e sem sentido linha de iPods são um exemplo. Produtos absurdamente caros mas que são “fashion” o suficiente para pessoas gastarem uma grana absurda.

        Sim, iOS tem algumas ótimas funcionabilidades (e bato palmas para o preço dos Mac OS e algumas de suas praticidades, infelizmente esse uma exceção na trend da Apple) mas os preços absurdos pelo hardware sub-par dos produtos que o levam chega a ser quase ofensivo. Por 30-40% a menos no preço você consegue aparelhos muito mais parrudos com tantas funções quanto, muitas vezes mais.

        • bawlaw

          concordo,
          quando lancaram o iPod nano touch.. uma legiao de zumbis foram comprar pq… pq sim ueh.
          outras coisas inuteis: mouse multi touch e ipad (sim, inutil, podem me crucificar)

          • http://lugardehomem.com/ Rodrigo Fante

            Precisamos comer, beber, respirar, todo o resto pode ser ou não inútil a depender do ponto de vista de quem deseja, não existe fato, apenas opiniões sobre isso.

          • bawlaw

            concordo,
            estou expondo portanto meu ponto de vista.
            ja me crucificaram diversas vezes por chamar o ipad de inutil xD

          • http://twitter.com/lksferrari @lksferrari

            Se te crucificaram por chamar o IPad inutil, seria apenas e unicamente pelo fato dos mesmos serem uns fanboy do jobs, ou querem se aparecer com um produto sem utilidade e muito caro. Se eu quero um computador portatil menor q um laptop, com certeza um smart phone ta mais q suficiente, e este sim, muito util.

          • http://lugardehomem.com/ Rodrigo Fante

            Concordo com o @lksferrari, quem não aceita críticas para o produto que gosta trata-se de fan boy, ignore, eu gosto do iPad e ele se encaixaria perfeitamente na minha rotina, mas é óbvio que não é uma solução para todos assim como qualquer outro produto.

            Acho triste pessoas fiéis a empresa, eu adoro a Apple, assim como adoro a Microsoft, mas mudo na hora de sistema/aparelho se algo melhor aparecer.

            O que muita gente parece esquecer é, nós pagamos para usar os serviços/aparelhos, deveríamos escolher o melhor para nosso uso e não ficar com frescura de puxar saco de empresa e queimar outras.

          • Marco Pacheco

            Na boa.. o cara inventou um novo jeito de consumir conteúdo (sim, é para isso que o ipad foi criado). Foi tão inútil, que todas as grandes empresas (exceto nokia) correram atrás para imitar.

            Se flash é essencial para ti, não compre ipad, compre outras opções.

            Quem faz esses tipos de comentários, deveriam usar um computador com pentium mmx 233 MHz, pois para usar editor de texto e ver coisinhas na web qualquer coisa serve.

        • http://twitter.com/aug_m Augusto

          Ai depende!

          Ha +- um ano fui comprar um celular novo, estava decidido a pegar um smartphone “parrudo” fui pensando no Galaxy S ou no Milestone 2…

          Adivinhe, tinham os dois na loja, com preco 20% SUPERIOR ao iPhone 4, alem de o plano para iPhone na Vivo incluir mais mb de navegacao doq qqr outro smartphone.

          E convenhamos, o iPhone nao foi uma invencao inutil, e sim no inicio, foi um celular 3 anos a frente do seu tempo, que impulsionou o mercado de smartphones no mundo!

          Mas concordo com o bawlaw, inutil e o iPad (inutil como hardware, como impulsor de mercado, foi um sucesso)

          • Tio Z

            Realmente o iPhone ajudou a alavancar o crescimento do mercado de smartphones mas não foi por ser tão avançado assim não. Foi por ser diferente. Olha as especificações e funções do iPhone quando saiu e olha os aparelhos a sua volta. Tanto em preço quanto funcionabilidade ele era inferior, mas ele veio na onda do iPod que tinha com seu teclado diferente e case estiloso criado uma nova moda.

            Jobs aprendeu com o Gates como fazer mercado. Bill copiava o que os outros faziam jogando o seu como padrão no seu OS para garantir mercado. Steve copia o que os outros fazem colocando uma cara bonita e fazendo um show de luzes para que isso esconda as falhas do produto.

          • xandybio

            Não fala merda Tia Z, quando o IPhone foi lançado não havia nada parecido com ele no mercado. Ele veio com o melhor OS e melhores App para smartphones. Demorou 3 anos para as outras marcas conseguirem produzir aparelhos a atura. Por isso home quando algem fala em smartphone a primeira coisa que vem a cabeça é o IPhone. Vez mercado! Eu estava no usando um Galaxy S e uma senhora chegou e disse: Bonito o seu IPhone ! Eu tive que explicar que não se tratava do iPhone e sim o smartphone da samsung. Ou seja iPhone virou sinônimo de smartphone. A mesma coisa serve para o iPad, virou sinônimo de tablet. E tenho dito!

          • http://twitter.com/catmckagan @catmckagan

            ô Augusto…

            Vc parou pra calcular o custo x benefício?

            O plano Iphone da Vivo de fato tem o mesmo preço dos planos Smartphones e possuem mais mb de navegação…

            MAS E O VALOR FINAL DO APARELHO?

            Os aparelhos que você citou saem com valores ABSURDAMENTES diferentes com uma conta de igual valor. E outra: A Vivo deixou de comercializar o Iphone 3gs, com exceção do de 8GB, que mesmo com a chegada do Iphone 4 NÃO TEVE REDUÇÃO DE PREÇO!

            Enquanto que tanto o Samsung Galaxy S e o Motorola Milestone tiveram queda significativa de preço assim que foram lançadas suas segundas versões e não foram abolidos das lojas.

            E aí: culpamos a Apple ou a Vivo?

        • Mr Hertz

          O que é realmente detestável do Steve Jobs é que ele parece o pastor protestante do mundo digital.

          - Linus Torvalds seria o punk de calça rasgada e camisa dos Ramones, que defende a liberdade, expressão e consciência.

          - Bill Gates seria o católico não praticante, que faz de conta que é temente a deus, mas sai pra tomar e fumar uma, e dar uma esticadinha num cabaré.

          - Steve Jobs seria o pastor CHATO de igreja evangélica, que tem a tarefa diária de controlar seu rebanho e converter pessoas na base da oferta dirigida e repetição.

          Enquanto as pessoas estão com sistemas e todo o escambau, usando tudo o que podem, o desgraçado ainda inventa de vender uma maquina carissima, toda moldada ao que o proprio jobs acha que todo o planeta deve seguir, e isso ae é um pouco demais, não acha?

          Megalomania demais pra meu gosto. Mesmo o windows com todo o cabaré que é, nao é assim. Bill Gates ja tentou empurrar das suas tb, perdeu terreno, e hoje vivemos um windows menos impositivo… pelo menos é assim que eu, que sou designer grafico, e jogador inveterado, me sinto ao usar o windows.

          Hoje meus periféricos são microsoft, tem qualidade (isso temos de reconhecer, ela TEM), todos me custaram menos do que se fossem apple, e nem de longe eu trocaria meu pc, o “pretinho”, por um desses “computador de madame” da apple.

          Muito mac ae 50% mais caro que meu pc, nao manda a bala que meu “pretinho” aqui manda. mal ae mano, deixa eu com meu black power aqui, e teclado com recuo, que tou super satisfeito.

          • Denis

            “e nem de longe eu trocaria meu pc, o “pretinho”, por um desses “computador de madame” da apple.
            Muito mac ae 50% mais caro que meu pc, nao manda a bala que meu “pretinho” aqui manda. mal ae mano, deixa eu com meu black power aqui”²

    • http://twitter.com/leocadio @leocadio

      Amigo, pela sua fala se torna claro que vc não conhece, e por conhece eu quero dizer experimentou por mais de alguns minutos, um produto da Apple.

      E alguém que diz “inovar o que não precisa inovar” realmente não tem a menor idéia de qual é o sentido da palavra inovação, inovar é vc ter a moral de fazer que nem o tio Jobs e se questionar todos os dias “como eu posso melhorar isso?” afinal de contas estagnar e achar que não precisa mudar é fácil, ainda mais pra alguém trabalhando numa empresa super-ultra-zilhonária como a Apple, basta ter o mesmo pensamento que você e ficar aí sentado.

      • Tio Z

        Com todo respeito, querer desmerecer um ponto de vista com esse seu argumento é o mesmo dos viciados em World of Warcraft ao dizer que quem não gosta é porque não jogou. Tente de novo.

        Eu entendo o que é inovar. Eu apoio a inovação. Mas existe uma diferença entre inovar e querer fazer barulho. Mal saiu o artigo você já ve o @thiagoleite prestando atenção em algo fundamental, falta de suporte a deficientes visuais. Outra, pensa assim, se o seu teclado tem algum problema, com uns R$20,00 você compra um de reposição, nem que seja momentâneo. Imagina quanto custaria uma tranca dessa? Você que parece ser usuário assíduo da Apple sabe o quão restrito são seus produtos para manutenção e o custo do mesmo.

        Imagina para um escritório de design gráfico que utilize Macs e comece a dar pau em teclados por algum problema ou algum ponto cego surja. Se ele altera interface e/ou serve de mesa digitalizadora, prejuízo dobrado até ser arrumado.

        E a ideia de um teclado inteligente já ta rolando a mais tempo. Fica a dica de um da Razer que não emplacou tão bem apesar da ideia ser boa.

        • http://twitter.com/leocadio @leocadio

          Ainda que meu argumento fosse identico aos viciados em crack não faz dele inválido, certo?

          No seu PC tem um trackpad multi touch? Ainda assim vc consegue usar seu PC certo? No meu Mac tem, tá certo que se vc nao tiver mão vc nao vai poder usurfruir dele mas aí basta vc não comprar um. Inovar não necessariamente significa substituir, ninguém falou em substituir o teclado atual.

      • http://twitter.com/catmckagan @catmckagan

        A escolha de um SO envolve necessidades, di$ponibilidade e gosto. Pronto.
        Quem paga R$ 3.000,00 num PC para usar APENAS internet e editor de textos?
        Quem gosta, porque qualquer outra máquina faria isso com um custo MUITO inferior.

        Uma coisa também é fato: trabalho com telefonia e afirmo com convicção que 95% das pessoas que procuram Iphone o fazem por STATUS.

        Sem brincadeira, tem clientes que EXIGEM o de 32GB sem usar SEQUER 1GB do total ou sequer utilizar o aparelho para o que ele realmente foi destinado.

        É um equipamento de ÓTIMA qualidade? Sim, sem dúvida, mas como eu havia mencionado acima, dependendo das necessidades, é um investimento desnecessário. O cara vai lá, paga R$ 1.849,00 num Iphone pré pago, sem internet, parcela em 10X no cartão da sogra, SÓ PRA DIZER QUE TEM! Vai muito mal usar como telefone e ainda fica perguntando “onde liga”.

        AH “FAZ FAVOR” NÉ?????? >.<

        Agora, existe o outro perfil de cliente que compra, coloca um plano de dados porque SABE que o aparelho é destinado a isso e geralmente já sabe que a gama de aplicativos é excelente e que várias empresas disponibilizam aplicativos exclusivos para Iphone. Aí são outros 500.

        Galera, dependente muito mais do usuário do que do equipamento em sí. Gosta de Apple, bacana, mas não tente enfiar goela abaixo a sua opinião. Como eu disse, muitos fanboys Apple sequer procuram se atualizar ou têm interesse por outras marcas e SO's que são lançados.

        • http://twitter.com/leocadio @leocadio

          “é um investimento desnecessário”, para de contar dinheiro dos outros ;)

          e btw, tem ninguém tentando enfiar opinião nenhuma em ninguém

  • RubensBrilhanteJr

    Pelo que lembro esse teclado qwerty foi feito na tentativa e erro.

    Seria interessante um modelo que fosse feito pensando em usabilidade e conforto na hora de digitar.

    • http://twitter.com/BeowulfBjornson @BeowulfBjornson

      Erm, como o atual teclado? Há um bom motivo para a posição das letras ser nessa posição. Também como há um motivo para termos os padrões QWERTZ (alemão) e AZERTY (francês), dentre outros.

      A Mozilla não tinha feito algo parecido com um protótipo de celular meio maluco um tempo atrás? Eu lembro que ele tinha algo como um projetor imbutido, mas não se era usado para teclado ou só para outras coisas.

    • http://twitter.com/golker @golker

      Na verdade, o qwerty foi desenhado de forma a desacelerar a digitação, pois, na época, as máquinas de escrever não tinha capacidade de receber muitas entradas por segundo. Tem a ver também com o posicionamento das letras mais utilizadas em posições estratégias (visando a língua inglesa, claro).

    • Tio Z

      Acho mais confortável aqueles teclados “baixos”, estilo de notebook, porque amortecem um pouco a digitação. Digitar batendo em uma tábua lisa demoraria um tanto para se acostumar com a força e não cansar a mão.

    • GiovasNaufal

      Se esse é seu problema, use um teclado Dvorak (BR-Nativo). E não, o teclado qwerty não foi feito na tentativa e erro, ele foi pensado para não travar as teclas nas antigas máquinas de escrever

  • Paulo Neto

    Muito interessante, não acho muito confortável as teclas serem fixas. Com essa patente, você que esta acostumado a digitar sem olhar não terá mais problemas se digitar rapidamente e errar sem querer. Outra coisa, parece que este teclado será uma tela touch screen, onde as teclas poderão aparecer como o usuário quiser, se tornando um touch pad caso necessário.

    • http://www.joomlastudio.com.br Turdin

      Acho que substituiria as mesas de desenho para designers rapidinho hein

  • http://twitter.com/kalillisboa @kalillisboa

    Na minha opinião isto não iria dar muito certo, pra jogar alguns jogos seria praticamente impossível, imagina um FPS, e se a tela fosse sensível ao toque, os casos de pessoas com L.E.R iria aumentar de uma forma descomunal…. só minha opinião.

  • http://twitter.com/WdeSA @WdeSA

    Nem curti. :)

  • Fabio

    Apple responsável pela “morte das saídas VGA”?. De ONDE você tirou essa informação? Meu deus, cada mais ignorância nesses posts do Tecnoblog.

    A grosso modo, apenas computadores da Apple não tem mais saída VGA (e, irônicamente também não tem saída HDMI, que virou outro padrão).

    O pior é que eu sei que você talvez não tenha querido dizer isso. É que vocês aqui escrevem mal mesmo.

    • http://about.me/thassius Thássius Veloso

      Fabio, é notório que a Apple foi uma das primeiras empresas a largarem de mão do padrão VGA. Ainda bem! É um sistema de transmissão de dados antigo, bem aquém do que a gente tem hoje em dia disponível.

      Quanto a dizer que escrevemos mal: bom, todo mundo erra, mas as reclamações de que escrevemos tão mal quanto você sugere são tão poucas que fazem a gente acreditar de que estamos no caminho certo – o caminho do aprendizado, principalmente.

      Obrigado pelo feedback.

    • Cash

      Há controvérsias. Notebooks da Apple, e os iMacs não tem saída HDMI. Já nos Mac Minis, o HDMI é a saída de vídeo padrão, fazendo par com o Mini DisplayPort.

      E pelo que eu ouvi dizer, mas isso são rumores e não informações oficiais, os novos modelos do Mac Pro vão passar a vir com HDMI também.

  • Vinícius

    Eu gosto de touch, mas tudo tem seu limite…. eu gosto das teclas “afundando” e telas lcds fazem meus dedos suarem a a tela fica impraticável para usar. Então, PRA MIM, touch tem seu limite, e não acho que o teclado seria um opção de uso!!!, mas como a Apple não é lider em ergônomia e não vai pagar uma operação pro meu tunel carpal, teclado convencional ainda :/ (Vá saber o que eles pensam)

  • http://twitter.com/antony_ @antony_

    “A empresa da maçã, conhecida pela morte dos monitores CRT, drivers de diquete e saídas VGA, entre outros pequenos assassinatos”

    Sim, sim, não foi o pendrive que matou o disquete, foi a Apple. Não foram as saídas digitais que mataram a saída VGA, foi a Apple. LCD? A Apple inventou :)

    Mesmo, é claro, que na época dessas “inovações” os computadores da Apple não chegassem a 5% do mercado (sendo um appletard otimista na estimativa).

  • Gaba

    Não sei vocês mas eu já vi isso…

    E olha que já faz alguns meses

    http://www.acer.pt/ac/pt/PT/content/iconia

    Isso eu acho muito ridículo… mas ok… vai saber!!
    Mais uma vez apple cai no meu conceito!

    • http://www.qlevo.com Sérgio Felipe

      Pela aparência é muito legal o notebook deste, minha opnião

    • http://twitter.com/leocadio @leocadio

      “[...] utilizing ‘Acoustic Pulse Recognition’.”

      não é touchscreen colega

      • Carlos Filho

        Só podia ser usuario de Mac pra dizer “colega”.

        • http://twitter.com/leocadio @leocadio

          quem tem PC também fala colega, meu desktop é um PC =*

      • Gaba

        To nem aí, é o mesmo conceito :)

        • http://twitter.com/leocadio @leocadio

          é o mesmo resultado, conceito? não

      • Cash

        É touchscreen, sim. Só não capacitivo ou resistivo.

        • http://twitter.com/leocadio @leocadio

          por favor, não cague no meu ouvido

  • http://www.melhortvlcd.com.br Marcelo

    Vindo da Apple, podemos esperar que vai ser bacana!

  • http://twitter.com/WilsonOgata_DNA @WilsonOgata_DNA

    nao duvido muito quem em 1 ou 2 anos a Apple faça o assasinato dos teclados… mas podemos esperar para um futuro, muitos teclados sensiveis a toque…

  • http://www.soullivre.com Bel Salles

    Apple e suas frescurites. Só espero que são vire moda isso. Pq eu gosto de teclado com teclas… Teclado..teclas… ou seja, não tem como ser teclado sem teclas.

    Eu não vou aderir isso tão fácil, caso outras empresas comecem a fabricar “teclados”(teclado sem tecla não é teclado) assim.

  • Vanderlei

    Uma frase
    do tio Jobs; “Não é função dos
    usuários saber o que
    querem.” já é um bom motivo para eu não entrar no ramo de zumbis :)

  • Blek Zarioky

    Uhh…não. Não. Simplesmente não. Ffs, como exatamente eles pretendem adaptar isso aos sistemas atuais? Todos eles estão feitos pra receberem input pra tanto press e release. Num input acústico desse jeito, isso não aconteceria, ao menos pelo que entendi.

    E mesmo que eles consigam adaptar isso, já tô pulando fora desse barco. Estou feliz com o meu teclado com teclas insanamente duras, é capaz de eu acabar quebrando um negócio desses. E adivinhem só, meu teclado ainda custa bem, BEM menos do que o preço desse negócio aí. Não precisa ter lançado ainda, já garanto isso.

  • http://7megas.wordpress.com/ 7megas

    Gostei!!! Sempre erro as teclas do meu pc, as teclas são muito proximas uma das outras, e o pior é aqueles teclados que tem a tecla power.

  • wagner

    acho engraçado o pessoal ficar brigando por besteira, o mercado vende ou cria produtos e convence a todos a comprar porque criaram um “problema virtual” e voce foi convencido em usar um produto para resolver esse problema que voce não tem, todas as empresas fazem isso e vendem isso, sempre existiu e sempre existira pessoas comprando e não usando é o capitalismo puro……

  • evertynlogic

    eee mais uma coisa que a Apple ta querendo patentear, esse conceito já existe faz tempo, ela não tem o direito de patentear isso, igual a palhaçada que deixaram ela patentear o conceito de interagir com apps em uma tela multi-touch
    é ridículo, essa empresa daqui a pouco vai querer patentear o direito de pensar
    por isso eu odeio essa empresa, ladrona de idéias.

  • Cash

    “Driver de disquete”

    • j2k

      Incrível como não é feita uma revisão básica dos textos publicados aqui. A maioria dos textos tem pelo menos um erro, e não falo daqueles causados pela falta de conhecimento da língua, que são totalmente perdoáveis devido à complexidade da mesma. Podiam pelo menos copiar e colar no Word antes de postar, o que tornaria o processo mais rápido, se for o caso.

      A qualidade do conteúdo do blog é inquestionável, e eu discordaria de qualquer argumento colocado contra ela. Só estou destacando um ponto específico e tentando fazer uma critica construtiva.

      • Cash

        Exatamente. O problema não é a qualidade do conteúdo, e sim a revisão dos textos. Às vezes tenho a impressão de que o pessoal corre pra postar uma notícia e se esquece de dar atenção a esses detalhes básicos, quase como se o intuito fosse esfregar na cara de outras publicações do ramo que eles foram os primeiros a divulgar tal notícia…

  • http://twitter.com/virsso @virsso

    haters gonna hate… eu usaria. principalmente pela ideia de poder alterar o layout do teclado no momento que me fosse conveniente, já que ele seria virtual. outra coisa legal é que assim como a tela, o top case poderia ser apenas uma superficie lisa… imagina cada macbook lindo que não poderia sair com essa ideia ai… :)

    • Gaba
      • Mr Hertz

        essa foi na cara…. mas mesmo assim, quero o recuo das teclas.

        • Cash

          Também acho extremamente interessante o recurso de o teclado mudar conforme a necessidade, mas concordo que o feedback táctil de um teclado comum faz muita falta.

          Além disso, a tecnologia da Apple é baseada em ondas sonoras, e não em uma tela capacitiva, como o Iconia.

      • http://twitter.com/virsso @virsso

        acer who

  • j2k

    realmente acho o teclado de hoje bem arcaico e a ideia da apple pode ser boa (só na pratica pra saber). Mas nao vejo como algo que vá mudar a vida das pessoas como muitos pensam de tudo que a apple faz.

    Inovação é isso: apostar em idéias mesmo sem ter certeza de que vão dar certo ou não (tem-se uma expectativa, mas certeza mesmo é impossível, só com o tempo comprova-se).

  • http://renanferrari.com/ @renanferrari2

    Queria mesmo era um teclado com Swype.

  • http://twitter.com/dmextremme @dmextremme

    Po legal a ideia, mas pra que? Gosto muito do leayout do meu teclado. Achei maneiro as telas touch, mas na boa, não largo mão do teclado, e o touch não me dá a resposta que o teclado dá.

  • http://twitter.com/dmextremme @dmextremme

    PS.: Os applemaniacos irão dizer que isso é fantástico, fodástico e outros ásticos. Por favor não dêem opiniões já imaginadas. É o mesmo que perguntar para o presidente de uma empresa se o seu produto é o melhor do mercado, é claro que ele vai falar que o dele é melhor, salvo várias exceções claro.

  • Diego

    Eu odeio teclado de notebook por não conseguir me adaptar as teclas baixas e abomino touch. Então achei essa ideia uma bela de uma b…!
    E considerando o histórico da Apple, com o Magic Mouse que é achatado e não dá o suporte devido a nossa querida mão, cuja posição natural quando relaxada é curvada, tornando-o um mouse um tanto desconfortável, eu temo que ela não pense muito no conforto e ergonomia.

    • http://www.melhortvlcd.com.br Marcelo

      Vindo da Apple, acho que podemos no mínimo, esperar algo de qualidade…

  • http://www.superthost.com/site/ Thiago Sabaia

    Acho que seria uma boa,ai dependendo do aplicativo o teclado poderia retirar ou adicionar algumas teclas,etc…. Se é a Apple que teve essa ideia eu aposto neles.

    • http://www.melhortvlcd.com.br Marcelo

      Justamente, para games seria perfeito!

  • marcoscs

    po, eu gostei da ideia, ou só eu acha que teclados são uma coisa antiga, pesada e anti higiênica?

  • Skrypt

    Eu amo o teclado da Apple por ser ta silencioso e o estilo dos botoes, e muito dificil de achar algum teclado do mesmo estilo :\ so fico achando os com os butoes gordos e altos :\

  • Gabriel

    Mataram o VGA? Nem notei, muitos ainda utilizam.

    E tomara que a Apple inove e DEIXE os outros fabricantes “copiarem”…

  • ru

    O notebook acer inconia já tem esse diferencial de não possuir teclado!!!

  • http://www.gadgetblog.com.br Caio Furtado

    A pergunta é: isso vai diminuir a LER ?

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha