Ubuntu Software Centre

Empenhada em tornar o Ubuntu cada vez mais atrativo tanto para o usuário comum quanto para empresas, a Canonical vem fazendo um trabalho constante de redesign de suas ferramentas e programas para torná-los mais bonitos e, principalmente, mais simples de usar  (algo que, diga-se de passagem, faz muita falta em vários projetos livres). A bola da vez para o Ubuntu 11.10 é a Central de Programas, que ainda está em desenvolvimento mas já mostra melhorias visíveis.

Para mostrar as mudanças que vem acontecendo, um redator do OMG! Ubuntu puxou o último código em desenvolvimento da Central de Programas e postou algumas imagens de como as coisas estão atualmente. É importante lembrar que essas imagens mostram um programa ainda em desenvolvimento, e obviamente muita coisa pode mudar entre essa versão e a definitiva, que deve sair em outubro desse ano.

Logo ao abrir o programa, já notamos uma boa diferença no visual. Embora esse bloco laranja quase no topo pareça meio feio, perceba que essa área é rotativa e mostrará banners com programas em destaque e anúncios da Canonical

Um zoom no aplicativo mostra melhor o cuidado que vem sendo tomado com a aparência do sistema. Além de se integrar melhor ao Unity, é notável perceber que aos poucos a Canonical vai aprendendo o que a Apple já sabe há anos: um sistema que funciona é importante, mas apresentação também é vital.

Ubuntu Software Centre: listagem de aplicativos novos e mais baixados

Outra mudança interessante (e ótima para ambientes empresariais) é uma tela com o histórico de atualizações e novas instalações realizadas. Ótimo para saber se está tudo correndo nos conformes:

Ubuntu Software Centre: histórico de downloads

Apenas para comparação, veja como é hoje a Central de Programas no Ubuntu 11.04

Central de Programas no Ubuntu 11.04

Interessante, não?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados