Em menos de um ano de existência, o Instagram tem uma marca bastante simpática para comemorar: as milhões de fotos publicadas por meio do serviço. Na verdade, eles chegaram a 150 milhões de fotos na quarta-feira. Parece que o visual desbotado de fotografias feitas com a mais alta tecnologia agradou mesmo os (também contados aos milhões) usuários do Instagram.

Ficou curioso para ver a foto de número 150 milhões? É essa aqui embaixo, de um carrossel.

Curiosamente, a foto foi feita por uma brasileira, conhecida como janefot no serviço. Ela intitulou a imagem de “Carrossel da vida!!!!”. O mapa que demonstra a localização de onde a foto foi feita dá a entender que o registro aconteceu no estado de São Paulo, embora a cidade exata não seja revelada.

O Instagram foi criado em 6 de outubro de 2010 por dois caras — um deles é brasileiro residente nos Estados Unidos. No passar desse primeiro ano, juntou uma comunidade de 7 milhões de usuários, forçosamente chamados de instagrammers (uma palavra de simplicidade absoluta, como você pode ver).  São 15 fotos publicadas a cada segundo por meio da plataforma. Fazendo as contas, dá 54 mil por hora (ou 1,3 milhão por dia).

Embora o serviço esteja crescendo a olhos vistos, mostrou que não está preparado para alto tráfego de internautas no mês passado, quando o cantor canadense Justin Bieber publicou uma foto por lá. Instantes depois, a enxurrada de requisições no servidor fez com que o Instagram saísse do ar. Efeito Bieber, como tem sido chamado, ataca novamente.

Particularmente, não vejo a menor graça nas fotos digitalmente modificadas com o Instagram. Também desgosto da proporção quadrada com a qual as imagens são colocadas na rede. Mas isso não importa, pois o serviço mostra que tem seu público cativo.

O Instagram funciona por meio de um aplicativo exclusivo para iPhone e iPod Touch. Seu download grátis é feito na App Store da Apple.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados