A enciclopédia mais famosa da internet não está mais com aquela bola toda. Durante um evento, Jimmy Wales, o fundador do serviço, disse que a Wikipedia vem perdendo colaboradores nos últimos tempos. Parece que os usuários estão largando de mão a edição de textos e inclusão de novos verbetes — e há bons motivos para que os colaboradores da Wikipedia deixem o site de lado. A situação não é considerada crítica, no entanto.

Lá em março, a Wikipedia contava com 90 mil colaboradores ativos. Segundo Wales, o número vem diminuindo, embora o criador da enciclopédia não tenha revelado números mais recentes para essa situação específica. A intenção da Fundação Wikimedia, a organização que mantém a Wikipedia, é atrair 5 mil novos colaboradores até junho de 2012.

Minha sugestão para você começar a colaborar com a Wikipedia

Um dos desafios a ser enfrentado diz respeito às ferramentas que a Wikipedia disponibiliza para seus usuários. Wales suspeita de que ainda seja difícil para certos colaboradores modificar os verbetes do jeito que gostariam. A ideia deles é simplificar as ferramentas paulatinamente, para que seja mais fácil de usar. Além disso, as diretrizes editoriais da Wikipedia, que versam sobre imparcialidade e outros assuntos correlatos, também são observadas com mais dificuldade pelos colaboradores.

Outro motivo para a diminuição no ritmo de atualização é a idade. A Wikipedia tem dez anos — um site relativamente velho para os padrões da internet. Muito do que poderia ser escrito, na verdade já o foi. E pode ser que os artigos sejam considerados tão bons a ponto de não existir demanda para colaborações como antigamente. A edição em inglês da Wikipedia tem 3,69 milhões de verbetes registrados. É, de longe, a maior enciclopédia do mundo. Para os lusófonos ainda existe demanda para novos verbetes, visto que a Wikipedia em português está chegando só agora aos 700 mil artigos cadastrados.

O WikiLove é uma das tentativas de gerar mais conteúdo na Wikipedia. Botões permitirão que os usuários enviem emoticons para os autores do texto, de modo a estimulá-los a continuar com o trabalho de edição, atualização e ampliação da Wikipedia.

Pelo que Jimmy Wales contou em entrevista à Associtated Press, o Brasil deve receber uma estratégia especial. A Wikipedia quer convencer professor universitários para que virem evangelizadores da enciclopédia dentro de sala de aula, requisitando que seus alunos também colaborem. Além do Brasil, essa estratégia é visada para a Alemanha, o Canadá e a Inglaterra.

Os números da Wikipedia: 15 milhões de usuários cadastrados; 90 mil colaboradores ativos; e mil administradores. Só falta você. 😛

Com informações: PNJ, CNET

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados