Google Docs de cara nova: visual lembra Google+ | Clique para ver maior

O Google Docs é o mais novo serviço do gigante de Mountain View a passar por um redesign. A sua interface foi totalmente modificada, dessa vez para ficar em conformidade com o mesmo estilo que chegou primeiro ao Google Agenda (ou Calendar, como preferir) e ao Gmail nas semanas anteriores. Como você pode notar na imagem, os designers do Google+ estão fazendo escola lá no Googleplex, o complexo de escritórios da empresa nos Estados Unidos.

Explicando o redesign, o Google diz que está trabalhando para fornecer uma “experiência de web melhorada e consistente” entre todos os seus produtos. Tendo em vista que o Docs oferece aplicativos web bastante apreciados, como o editor de textos, era de se esperar que, mais cedo ou mais tarde, a mudança chegasse também a este grupo de serviços.

Para testar o novo visual do Docs basta clicar em “Experimente a nova interface”, opção que aparece ao lado da ferramenta de pesquisa integrada à página inicial do serviço. O Google Docs vai recarregar, dessa vez com o visual mais recente ativado.

Menu de opções ao clicar com o botão direito do mouse

Uma das reclamações de quem testa a nova interface de produtos do Google (reclamação minha inclusive) é a altura dos itens, que parece maior do que o necessário. Assim como no Gmail novo, o usuário pode ajustar o Docs para exibir itens com a largura das linhas menor. Vá nas configurações e marque “Use denser view” (usar visualização mais densa, em tradução livre). Dessa forma, dá para ver mais itens na mesma tela.

A mudança por enquanto diz respeito apenas à página inicial do Google Docs. Se você esperar ver a interface renovada dos produtos do Google nos web apps em si, ainda vai ter que esperar um pouco, pois eles continuam com o mesmo visual que a gente já conhece.

O design novo do Google Docs não foi liberado para usuários do Google Apps — modalidade na qual os serviços do Google são usados por grupos corporativos.

Se eu gostei? Bom, não sou designer, então não tenho gabarito para falar do ponto de vista profissional da coisa. Como usuário, continuo estranhando a nova interface adotada nos produtos Google. Penso que continua faltando principalmente mais tons de cor na paleta aprovada pela companhia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados