Ir para o conteúdo.

Início » Open Source » Ubuntu 11.10 terá Thunderbird como leitor de e-mails

Depois de meses de muita indecisão, ajustes diversos, brigas em listas de discussão e muita informação desencontrada, finalmente saiu a confirmação: a partir do Ubuntu 11.10, sai de cena o Evolution e entra o Thunderbird como programa de e-mail padrão. A confirmação oficial veio do blog pessoal de Mike Conley, um dos principais responsáveis pela tarefa de integrar o Thunderbird no sistema.

Mike (que, diga-se de passagem, tem um ótimo gosto para imagens ilustrativas em seus posts) escreveu sobre a confirmação, e principalmente sobre o fato de que o Thunderbird já estava vindo como padrão nos primeiros alphas do Ubuntu 11.10 (tradução livre):

“Os primeiros alphas eram apenas para termos uma idéia de como o Thunderbird funcionaria como cliente padrão, e para obtermos feedback dos usuários. A qualquer momento, a Canonical poderia simplesmente ter voltado atrás e decidido pelo retorno do Evolution. Mas eles deram a aprovação final, e estão totalmente de acordo com a mudança”

Dj e leitor de emails nas horas vagas

A decisão tem muito a ver com a insistência da Canonical em manter o Ubuntu com no máximo 700MB, para caber em uma mídia de CD. Com a troca, haverá mais espaço para novos programas (ou para que os programas atualizados possam caber dentro do limite estabelecido). Além disso, o Thunderbird é mais leve, e rodará melhor em máquinas com menor poder de processamento, como netbooks e afins.

E o que muda para você a partir de outubro, com o lançamento do Ubuntu 11.10? Se você só vai atualizar o sistema, pouca coisa. O Evolution continuará lá, os seus emails continuarão lá, e você terá a chance de migrar tudo para o Thunderbird se quiser. Se você vai instalar o sistema pela primeira vez, terá um programa com o selo Mozilla de qualidade para gerenciar seus emails. E poderá baixar o Evolution dos repositórios da Canonical a hora que quiser, se por algum motivo você não tiver gostado do Thunderbird. O mundo do software livre não é fantástico? :)

Com informações: OMG! Ubuntu

38 Comentários (Deixe o seu!)

  • Lucas Meneses
    1c

    “O mundo do software livre não é fantástico?”
    Com certeza.
    Nunca gostei muito do evolution. Essa versão 5.0 do Thunderbird está muito boa, mais leve, o que pra mim é importante pois o desktop aqui tem configuração fraca.

  • bawlaw
    1013c

    essa historia de ter que manter o Ubuntu pequeno para caber em 700mb já não dá mais.
    em qualquer banca vc ja encontra um pendrive com no minimo 2Gb, que roda em qualquer maquina.
    se prender a uma midia em decadencia como o CD é besteira.

    • Lucas Meneses
      1c

      Verdade, eu não tenho nenhum problema com o opensuse que tem 4.2 GB. Dá até a impressão de ser mais completo, até hoje meu opensuse não deu uma travada, demora um pouco mais para iniciar do que o ubuntu, mais nunca me deixou na mão quando eu falo para os outros: “olha como linux é bom”.

      • @mos_axz
        1069c

        Eu acho boa a ideia da canonical. até hoje eu só baixei o Ubuntu porque era menos de 1gb. Muita gente com net ruim prefere ficar no xp ao passar 1 Mês baixando um novo OS.

        • Lucas Meneses
          1c

          Eu tive que pedir para um tio meu baixar o opensuse, pois uso 3g e não dá para baixar 4.2 GB numa velocidade de 14Kps. Nunca usem 3g, a não ser que tenham um bom motivo, por exemplo: “onde eu moro só tem 3g”. Baixei o fedora pela minha 3g o que durou 10 mais ou menos, o ubuntu eu copiei de um colega meu, mais demoraria um pouco mais para baixar do que o fedora.

          • Lucas Meneses
            1c

            “Baixei o fedora pela minha 3g o que durou 10 mais”
            *Baixei o fedora pela minha 3g o que durou 10 horas mais…

          • Vinnicius Araújo
            133c

            O Fedora é menor que o Ubuntu, por isso. Possui 585MB e o Ubuntu possui 698MB, se não me engano.

            Eu não consigo mudar de distro, é impressionante. Tenho o CD de várias distros Linux (OpenSUSE DVD, Fedora, LinuxMint, Kubuntu, Debian) mas não consigo sair do Ubuntu, nem do GNOME.

          • bawlaw
            1013c

            meu fedora ocupava um DVD inteiro..
            ao mesmo tempo que é bom para certas coisas o tamanho de CD é ruim, pois limita a quantidade/qualidade dos programas pré-instalados e deixam as atualizações de correções tão grandes quanto o próprio CD.
            internet rapida vc consegue num cyber cafe, paga 5 reais e ja consegue baixar a ISO + 2,50 e ja tem um DVD para gravar.

        • Vinnicius Araújo
          133c

          Poderia ter uma edição mais completa do Ubuntu tipo, uma versão que é Live-CD atual e outra com mais programas. Pra quem prefere instalar logo o sistema sem usar o DVD, o ruim do Ubuntu é que na versão DVD a única diferença é que possui mais pacotes de idiomas.

          A ideia do DVD do OpenSUSE é boa (mesmo não gostando da distro) porque tem muitos programas, muitos mesmo. Possui vários ambientes gráficos e muitos programas. Se o Ubuntu tivesse realmente uma edição DVD mais completa eu agradeceria.

    • O fato de ter apena lá 700MB já era pra estar abandonado. Hoje mesmo sendo open source (acredito eu que por isso eles querem manter tamanho de 700MB) programas pesam bem mais. E quem vai querer usar uma mídia obsoleta, quando pode usar um disco removível?

  • #CHOREI com a imagem do Thunderbird ilustrando o post!!!

    Mas tem um erro aê… Ele é VIDJEI, não DIDJEI!!! #trollface

    • John

      Chorou? “Get a life”…

  • Prefiro o Evolution, mas nessa última atualização do Ubuntu ele parou de passar pelo proxy da empresa e tive de partir para o Thunderbird. Acho o Evolution muito mais completo. Gosto é gosto.
    Acho bobagem também preocupar-se tanto com aplicativos dentro das distros. Acho que seria mais interessante haver tutoriais que ensinem sobre a utilização do Centro de Programas, no caso do Ubuntu, e uma lista com os programas com descrições, comentários e números de downloads.
    No mais, bem infeliz o trocadilho entre o cliente de emails e o apresentador. Hahaha!

    • Fernando Mossmann
      170c

      Não sou muito fã de clientes de e-mail. Nos últimos dias que passei a usa-los, testei tanto o Thunderbird quanto o Evolution, resultado: prefiro o Evolution, também tenho a impressão de ele ser mais completo.
      Gosto é gosto. [2]

    • Ramon Melo
      2410c

      Cara, não sei como a Central de Programas pode ser mais fácil de usar do que hoje em dia. Tudo isso que você já citou já existe: descrições, comentários e avaliações. Não precisa de tutorial, todas as informações necessárias ao uso da Central aparecem na tela de instalação do SO.

      Depois do Unity, o Ubuntu só perde em facilidade de uso para o Snow Leopard (não testei o Lion), e, pelo que tenho visto, será por pouco tempo.

  • Obaaaaaa! Se bem que isso, para mim, não faz diferença e sem por padrão ou não. É só instalar.

    Gosto do Thunderbird, sou o único que usa ele no aqui no trabalho. Só gostaria de saber como faço para migar do Thunder do Windows, para o Thunder do Ubuntu.

    • *migrar

      Estou muito mal hoje. Primeira frase sem concordância.

      • JoseRenan
        1572c

        Se você quer salvar as configurações de e-mail, pode dar uma olhada nisto:
        http://pt.kioskea.net/faq/6166-salvar-as-configuracoes-do-mozilla-thunderbird

  • @trovalds
    684c

    O pior é falarem que o Evolution é um “leitor” de emails. E pior AINDA é ler comentários de gente totalmente desinformada. Por favor, parem de bancar os “descolados” e fiquem nos seus Windows.

    PS: uso windows por motivo de sobrevivência financeira, ele paga as minhas contas, então antes de me chamarem de hipócrita pensem bem.

    PS2: sim, o Thunderbird pode fazer as mesmas coisas que o Evolution faz, mas pra isso precisa instalar um add-on nele. MAS nem de longe fica algo tão útil quanto o Evolution pra quem sabe explorar a fundo a ferramenta.

    • @mos_axz
      1069c

      Amigo, não é por nada não, mas você prefere o evolution enquanto outros preferem qualquer outro. Se mostra os e-mails para o usuario ler é um leitor de e-mail sim.
      Sua preferencia não é a verdade absoluta, então deixe de exagero. Agora saia do palco que você não é a xuxa.

      • “Agora saia do palco que você que você não é a xuxa”
        Hahaha! Agora sim eu me molhei de rir!!! Mandou bem, man!

    • Prostitutas também fazem o que fazem por motivo de sobrevivência financeira.

      PS: Uso Linux em casa em dual boot com o Win (para JOGOS). No trabalho não uso Linux por causa de aplicativos de terceiros e porque não há uma máquina suficientemente capaz de rodar uma VM.

      PS2: Eu me sinto meio velho usando cliente de e-mail para PC, uma vez que os cliente on line estão muito em alta. Imagine você precisar daquele e-mail, que se encontra no seu cliente de e-mail, lá no seu PC, que está bem longe de você.

      • Eu concordo, @AntonioVeras!
        Pra mim, os clientes de e-mail deixaram de ser úteis depois que o GMAIL surgiu na minha vida!

        Eu uso Thunder no trampo porque é a única alternativa (a outra seria o Outlook, que não conta), não tem webmail aqui.

        Mas tendo conexão em casa, no celular e no trabalho, não vejo vantagem nenhuma em ficar baixando e-mails no PC.
        Aliás, pra quem usa dual-boot, é melhor ainda usar só o GMAIL, que não vai se importar se vc tá usando Win, Ubuntu, Android, iOS…

        • Na verdade, até tenho a opção do WebMail, mas aquela porcaria me dá raiva de tentar usar. Aí acabo usando o Thunderbird em IMAP e vez ou outra acabo limpando a caixa pra evitar encheção.

      • Vinicius Kinas
        1099c

        Ué, começa a usar IMAP.

        Em 2009 eu comecei a usar IMAP por não achar prático o WebMail da empresa onde trabalho. Mas se eu precisar de qualquer coisa, eles estão lá no Webmail, inclusive os enviados.

    • bawlaw
      1013c

      tá.. enquanto o Windows não está pagando as minhas contas tenho que me contentar com eu mesmo pagar elas. huauhauhhau

      PS: não entendi qual é a relação entre o voce utilizar o windows para pagar suas contas e voce achar que as pessoas estão bancando as “descoladas”.
      PS2: meu windows é só um videogame para mim.

  • Alexandre
    3968c

    hahahah, gostei da legenda da foto, por onde sera que anda o thunderbird? tinha ate o CD dos devotos de Nsa Senhora, que nem era taao bom, ams ta valendo auhauahuahauh

  • Ohhh povo que discute por nada, vou testar o Thunderbird nunca fui fã o evolution mesmo, na verdade prefiro o Windows Live Mail.

    “O mundo do software livre não é fantástico?” acho estranho falar que porque uso linux sou livre, livre para esolher quantos softwares? no meu windows 7 posso escolher entre todos os programas para Windows e Linux, onde eu tenho mais liberdade de escolha? no linux ou no windows?

    acho que liberdade mesmo seria se eu poder escolher o programa que eu quisesse no S.O que eu quisesse.

  • Vinnicius Araújo
    133c

    Eu deixo minha preferência pelo Thunderbird, esse é um aplicativo realmente bem feito pela Mozilla. Agora só falta trocar o Firefox pelo Chromium que o sistema vai estar realmente perfeito.

    • Eu não diria o Chromium mas o Chrome mesmo sabe, o ubuntu está ficando perfeito. estou com o 10.04 no meu note e está uma maravilha.

    • Mas tem CHROME pra Ubuntu já, não? Eu usava no 9.10.
      Por que o pessoal ainda usa o Chromium? Tem alguma diferença no estágio de desenvolvimento em relação ao Chrome?

      • bawlaw
        1013c

        O Chromium é mais avançado que o Chrome.
        o Chromium é a versão aberta do Chrome, as alterações chegam antes no Chromium

      • Ramon Melo
        2410c

        Na prática, não existe nenhuma diferença. Eu prefiro porque ele mostra o símbolo do Ubuntu no TB e é mais fácil de baixar, instalar e atualizar, graças à Central de Programas.

        Se você está no Windows/Mac (ou não se importa com nada disso), não tem nenhuma diferença.

        • JoseRenan
          1572c

          Sim na Central o Chromium já vem “de fábrica”. Mas depois de baixar o Chrome e instalá-lo a atualização é automatizada como todo o resto do SO. Mas o USC poderia ter softwares fechados como opção de instalação, os mais conservadores que não iam gostar… eu não ligaria.

  • @brunogdb
    4239c

    Thunderbird ou não, ainda prefiro usar a caixa de entrada do Gmail e do MobileMe mesmo.

  • fatecano
    109c

    Será que a agenda do Thunderbird será integrada a aquela agenda que aparece ao lado do relógio, no painel do GNOME?

    Tipooo … quem usa o Lightning no Thunderbird vai poder visualizar os eventos a partir desse painel do GNOME?

  • David Sousa

    Po, fala sério, alguém usa software cliente de e-mail? Eu prefiro usar pelo navegador mesmo, há 4 anos uso o Yahoo e não largo por nada.

  • Obs: O Linux Mint consegue ser completíssimo em 800 MB…

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.