Como criar um pendrive de boot para o Mac no Windows

Se o Mac não está ligando, saiba como criar um pendrive de boot para Mac no Windows e recupere o computador

Diego Melo
Por
• Atualizado há 12 meses
macOS 10.15 Catalina

Se o seu Macbook ou iMac não está ligando e você não tem como acessar o Mac OS X ou macOS, saiba como criar um pendrive de boot para o Mac no Windows e tenha mais uma alternativa para consertar seu computador.

O que é um pendrive bootável?

Um pendrive de boot é um tipo de disco de inicialização utilizado para acessar os recursos de instalação ou recuperação de um sistema operacional.

Se o seu Mac não está ligando e você não tem acesso a outro computador Apple, é possível criar um pendrive bootável para Mac em um computador com Windows 7, Windows 8.1 ou Windows 10.

Para isso, você vai precisar de:

  • Um pendrive com pelo menos 16GB de espaço;
  • Uma cópia do arquivo de instalação do macOS (em formato .DMG, baixado da Apple Store*);
  • Versão de testes (ou paga, se preferir) do programa TransMac.

Como criar um pendrive de boot para o Mac no Windows

A criação do pendrive de boot apagará todos os arquivos do dispositivo. Caso precise, faça um backup das coisas mais importantes primeiro.

  1. Baixe e instale o TransMac. Ele é pago, mas oferece 15 dias gratuitos para testes;
  2. Conecte o pendrive no computador;
  3. Clique com o botão direito no ícone do TransMac e escolha “Executar como Administrador”;
  4. No TransMac, clique com o botão direito no pendrive e escolha “Format disk for Mac”, e depois em “Yes”; Como criar pendrive de boot para Mac no Windows / Diego Melo / Reprodução
  5. Na tela seguinte, dê um nome para o dispositivo, clique em “Ok” e depois em “Yes”;
  6. O pendrive será formatado com partição tipo GPT, necessária para executar o instalador do macOS;
  7. Após a formatação, na lista de dispositivos, clique com o botão direito no pendrive e escolha “Restore with Disk Image”, depois em “Yes”;Como criar pendrive de boot para Mac no Windows / Diego Melo / Reprodução
  8. Clique no botão “…” , selecione o arquivo de instalação do macOS (com extensão .DMG), clique em “Ok” e depois em “Yes”;
  9. Aguarde o término da criação do pendrive de boot para Mac.

Com o pendrive criado, coloque-o no Mac e ligue o computador segurando a tecla Option”. Na tela de seleção, escolha o pendrive para dar início ao instalador do macOS.

A partir daí, você pode reinstalar o sistema operacional ou executar as ferramentas de recuperação, como restauração de backups do Time Machine ou o Utilitário de Disco.

* Sobre o arquivo de instalação do macOS: legalmente, ele só pode ser baixado da Apple Store por um dispositivo Apple. O ideal é que você já tenha esse arquivo disponível antes de criar o pendrive de boot.

Com informações: Pureinfotech

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre macOS na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Canal Exclusivo

Relacionados