Windows 8 terá Windows Explorer com interface Ribbon
Visual é inspirado no Office 2007 e Office 2010
O Windows 8 vem aí com uma mudança drástica no visual de um de seus aplicativos mais usados: o Windows Explorer. Aquele que normalmente é nossa primeira opção para chegar a uma pasta ou ou arquivo está passando por alterações em seu design que modificam totalmente a experiência de usuário. Se você não gosta do visual do Office 2007/2010, melhor não terminar de ler esse texto. É que o visual de Ribbon foi adotado no Windows Explorer.
A Microsoft explica ter decidido alterar o Windows Explorer depois de analisar o hábito dos usuários, mediante diversos testes de usabilidade e daquilo que eles chamam de telemetria. Chegaram à conclusão de que, de mais de 200 funcionalidades presentes no Explorer tradicional, apenas 10 delas são acionadas em mais de 80% das atividades dos usuários. Essas funções merecem destaque especial.
Como o Copiar e o Colar, ambos tão utilizados para replicar um arquivo ou pasta de uma localidade do disco rígido para outra. Os botões para essas funções são os primeiros da interface Ribbon (algo como “faixa” em inglês) que a Microsoft desenvolveu para o Windows Explorer. Isso significa que a companhia aposta que mais e mais usuários utilizem o recurso a partir de agora.
Assim como acontece no Office 2007 e no Office 2010, as ribbons do Explorer vão se modificar de acordo com o arquivo ou pasta que foi selecionado. Não teria oferecer abrir no Photoshop um documento do Word, por exemplo, mas tem sentido (para a Microsoft) permitir que os usuários selecionem todos os arquivos de uma pasta a partir de um clique na ribbon do Windows Explorer.
Além das ribbons contextuais dependendo do item selecionado, pelo menos duas delas estão confirmadas: a de Bibliotecas e a de busca. A primeira permite organizar os arquivos de acordo com as bibliotecas especiais de conteúdo que o Windows 7 apresenta tão bem. A segunda, bom, é meio óbvia: diz respeito aos recursos de busca integrados ao Windows 8 (tomara que eles sejam melhores que os do Windows 7).

Windows Explorer: "faixa" especial para imagens
De modo geral, a minha experiência com a interface Ribbon do Office é bastante positiva. Sempre considerei que facilitou a minha vida ao trazer determinados recursos no momento exato em que poderia precisar deles, dependendo do item que eu seleciono. No entanto, sei que tem muita gente que em absoluto detesta o Office 2007 e o Office 2010 justamente por causa das ribbons.
A má notícia para esse pessoal é que a Microsoft decidiu não tornar a interface Ribbon como opcional no Windows Explorer — ou oferecer a interface tradicional junto com a nova, por assim dizer. A empresa justifica que não vale à pena manter duas versões paralelas do mesmo recurso porque haveria trabalho em dobro para adicionar e remover funções.
Também não será permitido que aplicativos de terceiros modifiquem as opções apresentadas nas ribbons do Explorer. Eles continuarão podendo explorar o menu de contexto do Explorer, mas nada de mexer nas benditas faixas. Uma ideia interessante porque preserva a experiência do usuário ao padronizar o visual entre os milhões de computadores que futuramente rodarão a próxima versão do Windows.
Mais importante de tudo, a Microsoft confirmou que enxerga o Windows Explorer como gerenciador de arquivos. Nada mais simples nem nada mais complexo do que isso. Tomara que a companhia continue com essa visão, que nos poupa de recursos fabulosos (e inúteis) no Explorer.









Assine pelo iTunes
Assine pelo Feed
Ridículo….
Ficou feio pra caramba!
Sou mais a Metro UI com a disposição dos botões no estilo do Windows 7 e pronto!
Eu gosto do Ribbon só que la no Office, ele é muito pratico e tal, mais nunca devia ter saído de la, colocar o Ribbon no Explorer ? Péssima ideia da MS, alem de ficar feio, vai ocupar muito espaço no topo da tela, realmente a MS esta dando um passo errado ai nesse quesito, vou pensar duas vezes antes de migrar do Windows 7 para o 8.
Também acho isso. Ocupa muito espaço (desnecessário). No Office fica melhor, até ajuda na produtividade.
O que eu acho legal é que essa galera que desce o pau na Ribbon e na Microsoft quase sempre é quem usa Windows e Office sem pagar.
Ou seja, pra Microsoft as opiniões de você não representam muita coisa.
Oh, que descoberta…
Como se a Microsoft ligasse para alguém. Só investem em fru-fru mas na hora de melhorar a segurança do sistema, melhorar a estabilidade das aplicações, investir em um sistema de arquivos mais eficiente e melhorar também a estrutura interna do sistema (O Windows 7 é o Vista com ícones maiores na barra de tarefas e com alguns tweaks) pode até ser que fique razoável.
O Windows só é ridículo porque está no comando da Microsoft, que não dá bola para os outros. Na mão de qualquer outra empresa o Windows já teria evoluído.
ou seja, a MS continua com a mania imbecil de achar que sabe o que eu quero ou não fazer.
a prepotência é sua marca mais forte mesmo, não tem jeito. preciso abandonar de vez até mesmo o Office. Pena que não existe uma planilha que substitua realmente o Excel.
Isso só vai ocupar espaço de forma inútil. Pra que essas opções no topo da tela se elas podem (e deveriam) continuar “quietas” no menu de contexto?
Não vejo melhoria alguma. Quem clica em recortar/copiar/colar? Talvez minha vó vá achar prático… Nem noto essas coisas mais. Na verdade nem sei das vantagens: não usei o Word ainda, continuo no notepad.
Tenho um Pentium II aqui em casa, parado. Acho que ele vai ficar muito melhor com você…
Eu acho que a Microsoft está tentando abocanhar a fatia de mercado que não saiba usar algum tipo de sistema operacional. Para nós, que temos o hábito de utilizá-lo ou até mesmo outro SO, é uma mudança que não vai alterar a maneira como usamos o Windows, mas par os que não sabem mexer, vai ser uma mão na roda.
A MS antes de tudo é uma empresa, e por isso ela deve analisar o mercado para atingir uma fatia maior e gerar mais lucro. Achei uma ótima estratégia.
Lembrando que isso aí será potencialmente opcional como toda interface do Windows sempre foi. Não gostou? Tira dali!
Aham, é assim mesmo. Em que mundo você vive?
Sinceramente não entendo o que vocês veem na Metro UI e não na Ribbon.
Acho a Ribbon a melhor coisa que já aconteceu em interfaces Windows, e ela será muito bem-vinda no explorer.exe.
Para os saudosistas e trolls de plantão, basta clicar na setinha (ou dar duplo clique na faixa) que a faixa de opções se oculta, resumindo-se a uma única barra que lembra a do Explorer do 7. Pronto, espaço em tela reconquistado.
Agora quanto à Metro UI, eu não consigo ver futuro nela. No WP7 já parece uma coisa tensa. Claro que não posso dizer o mesmo dos aplicativos baseados nela, como o MetroTwit, mas estes já são bem desenvolvidos. Existem temas para o 7 baseados na Metro UI mas ninca sequer me tocaram. Veremos se a MS vai mais além na implementação da Metro, e quem sabe eu acabe gostando.
por mim tanto faz :S
quase não uso ali mesmo
só uso atalhos do teclado ou então o mouse =/
Quem não gosta da ‘interface fluente’ (Ribbon), definitivamente, NÃO GOSTA DE (ou não sabe) PENSAR! Comandos e procedimentos comuns diretamente ‘na cara’, atalhos preservados (além de novos), guias contextuais, praticidade e objetividade assegurando rapidez. Mas, para entender e se acostumar, é preciso pensar um pouquinho… e, pra alguns, isso dói! Fazer o quê, né?
Você é fã da MS? Eu sei e gosto de pensar, mas se eu não gosto dessa interface não quer dizer que eu não saiba pensar. Comentário equivocado seu.
Essa interface ocupa muito espaço útil no monitor, sendo desperdiçado por botões extra-grandes e que poderiam ser melhor agrupados.
Criatividade para inventar coisas inúteis eles tem de sobra, agora para fazer uma interface melhor, não sabem e só pioram o que já nem poderia ser piorado!
Microsoft, você só sabe copiar, e não inventar coisas novas.
PELAMORDEDEUS
Nem ‘finalizada’ está a interface ainda…..
Esperem a versão final pra criticar
Pior do que tá não fica mesmo…
Nossa que evolução !
Se o chamativo do windows 8 for só mais uma interface bonitinha já vou guardando os 300 reais para o novo OS.
Sério, nenhum novo OS me atrai só por ser belo.
Gokernel.
O que mais me interessa é: vai ter navegação por abas no Windows Explorer? Eu desejo há muito tempo que esse recurso seja oferecido nativamente.
Pelo que tenho em mente das fotos e interface do Windows 8, eu acho que será um #EpicFail no Desktops. Concordo com alguns amigos acima. Gosto do Ribbon mas não deveria ter saído do Office. MAS isso é só de acordo com a imagem mental que tenho do Win8. Posso estar completamente enganado.
Microsoft, não mexa no que não deve, por favor.
Por mim tanto faz, deixei de usar o IE a anos! Mas com relação ao Ribbon acho uma porcaria, muito confuso e de difícil adaptação. É preciso gostar muito do office para poder se adaptar a ele. A microsoft deveria se preoculpar em melhorar a performace do IE e a compatibilidade com a W3COM como fazem os seus concorrentes. Resumindo, “Pro fora linda viola, por dentro, pão borolento.” Quem é desenvolvedor web entenderá o que eu escrevi. Mas pelo sim e pelo não, vamos ver como será de fato o novo IE. De uma coisa podemos ter certeza, o usuário não é mais bobo, se não ficar legal com certeza, não faltará opções de browser por ai. Viva a democracia na web!
Você está realmente falando do IE num post sobre o WE (Windows Explorer)?
Bom entao por que que praticamente todo mundo critica a interface ribbonm mais o office ainda é o mais usado. Muitos criticam a BSOD mais usam windows pirata. Gente pare de chiar agora e vamo ve o resul final
Debate sobre windows? sério mesmo? tentem usar um Mac, uma vez na vida… é sensacional…
eu achei legal. ‘-’
Vou me sentir editando textos da faculdade 24h por dia. D:
Eu gostei bastante!
Torco para que seja possivel desativar o recurso.
Nao gostei da aparencia, gosto de um visual mais leve, mas funcional.
Pq nao continuam do jeito que estah agora, eh muito mais vencedor.
É incrível como a Microsoft gosta de complicar o seu sistema operacional…
O windows 8 em si é uma mistura de win 7 com media center, já não esperava muito mesmo..
Visualmente não me agrada… poderiam reformular os ícones e toda diagramação da interface, deixando algo mais bonito, leve e funcional.
Só uma palavra: Finder
Só dá uma olhada no Finder do Mac OS X pra ver a diferença! Ele tem o mínimo de coisas e ao mesmo tempo é hiper prático.
achei interessante.
já li que os usuários tem mais facilidade em utilizar o office se começarem usando a interface ribbon. claro, quem já é acostumado com uma interface, sempre vai encontrar dificuldade em se adaptar a uma nova que faz as mesmas coisas. mas aí é questão de tempo…
Sinceramente eu acho muito bom isso! Eu também não gosto da Ribbon, mas acredito que é questão de costume. Creio que o povo se habituou tanto ao Office e o Windows sem a Ribbon, que quando chegou a Ribbon no 2007 confundiu todo mundo. Dificilmente uso o Office 2007, e sempre me perco nele, nas versões anteriores sou mais acostumado. Mas admito que essa nova interface é muito prática, pelo menos pra min.
Isso já existe no mundo microsoft (sem contar puramente o office).
O sharepoint inteiro usa o Ribbon.
A biblioteca de arquivos lembra muito o que tem nessas imagens.
Funciona muito bem obrigado e essa novidade é muito bem vinda!
O que está acontecendo com as mentes brilhantes que o Ballmer adora cuspir. Com os monitores wide, vai ser lindo usar o explorer agora. Pensa no conforto de boa parte de sua tela superior ocupada com aquele gordo menu? Lindo.
Ainda bem que tem a canonical que realmente inovou na interface com o unite. O Ubuntu sim está lindo.
Eu sinceramente nao vejo essa dificuldade toda..
Eu adorei a idéia, acho ke vai ficar super prático!!
E nao tem isso de “ocupar espaço” nao tem nada a ver, ate porke, existe uma opção para minimizar a faixa.
Eu acho ke os usuários fazem exigências d++ e MS soh tah tentando melhorar nossa vida deixando seu novo SO um sistema prático, fácil e moderno.
EU APOIO TOTALMENTE O USO DE RIBBONS
fica super elegantee!
Defina “elegante”.
É informação demais em pouco espaço. Vai totalmente contra a intuitividade.
Sairá nas versões Feio Standart, Feipacarai Enterprise e Ogro Tosco Platinun
Agora F*deu de vez, eu jah me perco com esses trem no office, naum vou achar mais nada no explorer, acho q vou ter q mudar de sistema opercaional
bem q ateh lah jah podia existir uma versaum desktop bem top do android eim, mas vai ter que fazer sketchup pra android, senaum naum ganho mais dinheiro
Segundo o post de Steven Sinofsky, chefe da divisão Windows na Microsoft, produtos que usam a interface Ribbon tem uma taxa de aprovação mais alta que os outros. Mas quem não gostou mesmo da nova cara do Explorer não tem muito com o que se preocupar. Ele será um “app” no Windows 8, ou seja, será possível removê-lo. O usuário pode baixar uma aplicação de terceiros para navegação em pastas que tenha a cara e as funções que deseja.
Eu não vou trocar seis por meia dúzia com certeza. Não estou criticando, eu só acho que ao meu ver a Microsoft está com tanta ânsia pra conseguir impressionar usuários windows que vai acabar fazendo merda. O maior exemplo disso foi o lançamento do XP e em seguida lançarem a merda do Windows Vista.
Convenhamos o Win 7 acabou de sair do forno “apenas algumas pessoas” tem o Win 7 e acredito que ele vai ficar muito tempo ai no mercado, chegando até ser um irmão mais próximo do win XP pela sua durabilidade de 10 anos.
Agora cá entre nós? Qual vai ser a diferença entre o Win 8? Interface gráfica de menus alteradas?
Não sei. Mas estou ansioso pra ver o que está pra chegar.
FINALMENTE o Windows vai incrementar a barra padrão com esses recursos, já não era sem tempo. Principalmente pra quem tá começando, ficará uma mão na roda.
No Office 2010, demorei pra me acostumar com os novos botões, mas depois que acostuma, vc não sabe como ficou tanto tempo sem aquilo…rs
Quem reclama da MS são só linuxistas chatos e xiitas sonhadores. Afinal, ninguem aqui vai realmente pagar pelo W8, né?
Velhos tempos em que eu usava Windows… Obrigado Apple por não me decepcionar.
O pessoal aqui é muito apressado para falar mal da MS… não sou fã da MS, mas tenho que admitir que versão após versão do Windows, há várias melhorias. O XP foi um grande passo em termos de segurança e estabilidade se comparado ao 98/Me, o Vista foi um grande passo em termos de usabilidade se comparado ao XP e o Win 7 foi uma bela faxina em termos dos erros e excessos cometidos no Vista.
Particularmente acho a interface Ribbon muito interessante no Office. Me acostumei tanto com ela que acho o OpenOffice (agora LibreOffice) meio primitivo e pouco prático. Acho que vai vir muito bem no Explorer, mas eu apreciaria MUITO se a Microsoft permitisse que o usuário usasse a interface atual, se assim quiser.
Enfim, acho que antes de ideologia ou preferência pessoal, deve ser levado em consideração aquilo que vai ao encontro do usuário final, da grande maioria de usuários. Se a MS não buscasse um pouco de inovação nesse sentido, estaríamos todos (usuários Windows) ainda usando sistemas operacionais iguaizinhos ao Win 98.
Reclamações a parte, vocês vão acabar gostando.
Acho que já deveriam ter aprendido, as inovações inicialmente são tidas com receio e recusa, mas ao longo do tempo se percebe que é a melhor coisa.
Podem vasculhar os históricos da tecnologia, se as empresas fossem considerar a opinião desses usuários, ainda estariamos digitando nas telas de fosforo verde.