Google descontinua serviços e produtos pouco utilizados

Rafael Silva
Por
• Atualizado hoje às 21:43

O título desse post não deve ser surpresa para ninguém. O Google está sempre criando novos produtos, lançando novos serviços e adquirindo novas empresas como parte do seu esforço em dominar o mundo fazer grandes coisas na web. Infelizmente nem todos eles acabam sendo um sucesso, como o Wave, Buzz e alguns outros que tenho certeza que alguém vai lembrar nos comentários. Por isso eles são descontinuados de tempos em tempos.

Hoje o Google anunciou que descontinuou uma enorme leva deles, ou os integrou a outros produtos e serviços. Veja abaixo quais são.

Descontinuados

Os serviços ou produtos SideWiki, Desktop, Google Pack, Image Labeler (que era mais um jogo do que um serviço ou produto), Notebook e Subscribed Links deixarão de funcionar hoje em dentro das próximas semanas, (dependendo do produto) bem como todas as APIs, plugins, gadgets e suporte para eles.

No caso do Google Notebook, as anotações feitas pelos usuários serão automaticamente exportadas para o Google Docs antes do serviço ser descontinuado. Também deixam de funcionar as APIs do Google Maps para Flash, embora o Google garanta que vai continuar a dar suporte para ele.

Integrados a outros serviços

A Aadvark e Fast Flip, empresas que o Google comprou em 2010, terão seus serviços próprios descontinuados nos próximos meses, mas eles serão integrados em outros produtos Google. Esse é o mesmo destino que leva o Google Web Security, que será integrado ao Postini, mas terá seu canal de vendas fechado.

Os motivos que o Google cita para a descontinuação deles são bem diversos, mas eles variam da falta de adoção dos usuários a até a mudança de foco de downloads para o uso de aplicativos web.

Aos usuários de algum desses serviços que morrem hoje ou nos quais o Google prometeu cometer eutanásia nos próximos meses, meus pêsames. Vai um lencinho?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados