Pesquisadores criam bateria feita de polímero gelatinoso

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 4 dias

Pesquisadores de uma universidade britânica criaram um novo tipo de bateria que é melhor em três aspectos em relação às atuais, de íon de lítio: são mais seguras, mais baratas e potencialmente mais leves. Como eles fizeram isso? Fácil: trocaram os eletrólitos líquidos das baterias por uma solução gelatinosa. Sim, a próxima bateria do seu laptop pode ser feita de gelatina.

Protótipo da bateria: bem maleável

O inventor da bateria foi o professor e pesquisador Ian Ward da Universidade de Leeds no Reino Unido. As baterias atuais contém eletrólitos líquidos separados por um polímero poroso que permite a passagem de energia entre dois eletrodos. O que a equipe do professor Ward fez foi substituir esse líquido por uma solução gelatinosa que deixa os íons de lítio carregados passarem e que, ao mesmo tempo, dispensa a existência de um separador.

Por causa disso a bateria de gelatina também resolve um problema que não era exatamente um problema até agora: a maleabilidade. Já pensou poder dobrar uma bateria de laptop e guardá-la no bolso? Ou ter baterias em formatos diferentes? É, nem eu. Ward diz que essa é uma das possibilidades, já que a bateria pode ser criada no formato de uma tira com apenas 10 nanômetros de espessura sem perder em performance.

A tecnologia envolvendo a bateria e sua fabricação já foi patenteada e licenciada para uma empresa americana chamada Polystor Energy Corporation, que já está testando a bateria em certos produtos eletrônicos. A empresa não tem uma data para quando ela estará comercialmente disponível.

Com informações: The Register.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados