A grande promessa da Nokia e da Intel para concorrer com os pesos-pesados do Google e Apple deu finalmente o último suspiro: o MeeGo está oficialmente morto, e das suas cinzas nasce mais uma promessa de sistema para celulares baseado em Linux, o Tizen.

O velho dá lugar ao novo

O Tizen nasce para substituir o MeeGo, utiliza boa parte do código-fonte do seu antecessor, e já tem alguns parceiros de peso na árdua tarefa de fazer alguma diferença nessa briga entre Android e iOS: Samsung e Intel já firmaram parceria para o desenvolvimento do sistema e de equipamentos compatíveis com o Tizen.

Mantido oficialmente pela Linux Foundation, que anunciou o novo sistema em seu blog, o Tizen é um sistema “baseado em Linux, uma plataforma open source desenhada para definir o futuro de aplicações baseadas no HTML5 em uma variedade de dispositivos diferentes”. A ideia é que o Tizen tenha o mesmo foco do MeeGo e possa ser instalado não apenas em celulares, mas também em PCs, notebooks e tablets, além de outras possíveis aplicações.

A primeira versão do Tizen deve estar disponível ainda no começo de 2012. Quanto ao MeeGo, ele ainda permanece mantido pela Linux Foundation, tendo aparecido oficialmente apenas no Nokia N9 e em alguns poucos netbooks. Esperamos que o mesmo não ocorra com o Tizen.

Com informações: The Inquirer

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados