O chefe do conselho de informação da China, Wang Chen, afirmou na quarta-feira que seu país chegou a 500 milhões de pessoas conectadas à rede – um aumento de 15 milhões desde o último levantamento, divulgado no começo de julho. Assim, a China chega a 42% de sua população de 1.3 bilhões de pessoas pessoas conectadas à web – ou 25% de todos 2 bilhões de acessos que existem pelo mundo.

O Brasil, com seus 76 milhões de conexões, tem apenas 37,4% de seus 192 milhões de habitantes na internet.

O país com maior porcentagem de sua população na web são as Ilhas Maldivas, com 100% de seus 2,48 milhões de moradores conectados. Em seguida vêm a Islândia e Noruega, com respectivamente 93,2% e 90,9%.

Desafio chinês

Ainda que os números chineses não sejam motivo de preocupação, a rede de notícias AFP aponta que o comando de Pequim tem se preocupado com esse número. De acordo com as informações, o governo “tem preocupações sobre o potencial da internet como uma ferramenta de instabilidade social”, lembrando que a fiscalização do “Grande Firewall da China” se tornou mais rígida nos últimos tempos.

Uma das fontes de preocupação seria a chamada Primavera Árabe – série de protestos organizados pela rede em alguns países do Oriente Médio, como Egito, Líbia e Barhein, desde o final do ano passado.

De qualquer maneira, bom lembrar que o famoso Twitter é bloqueado por lá. Em seu lugar existe uma versão local batizada de Weibo, controlada pelo governo e que atualmente conta com cerca de 300 milhões de usuários.

Com informações: AFP, IWS

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados