Antivírus gratuito para Windows: veja as 5 opções mais recomendadas

Avast, AVG, Avira, Microsoft Defender são opções de antivírus grátis para instalar no computador com Windows e ter mais segurança digital contra e malwares

Felipe Freitas
Por
Malwares RAT enganam antivírus com arquivos poliglotas (imagem ilustrativa: Vitor Pádua/Tecnoblog)
Teste mais recente da AV-Comparatives mostra os melhores antivírus da atualidade (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Listamos os resultados dos antivírus gratuitos com melhores notas em 2023 para um computador com Windows. Os testes foram feitos pela AV-Comparatives, organização que avalia o desempenho de um software antivírus na detecção de malwares e outras ameaças online.

Existem diferenças entre antivírus pagos e gratuitos. As versões pagas trazem mais recursos além da proteção completa contra malware dos antivírus gratuitos. Algumas empresas ofertam VPNs, verificação avançada de possíveis sites falsos de compra e ferramentas de otimização de desempenho. Mas antivírus gratuitos já prometem segurança digital completa.

Os antivírus para Windows mais bem avaliados

O ranking de melhores antivírus foi feito pela AV-Comparatives, uma organizacão independente fundada em 1999 e que testa antivírus para sistemas, como o Windows e macOS. As escolhas foram baseadas nos testes de proteção do mundo real (Real-World Protection) e de desempenho (Performance Test), que avalia o impacto dos programas no sistema. A avaliação da AV-Comparatives foi feita entre os meses de fevereiro e abril de 2023.

Para o teste de proteção do mundo real a AV-Comparatives usou um computador com Windows 10 Pro de 64 bits rodando a versão mais recente dos programas antivírus. Já para o teste de desempenho, que avalia o impacto do software instalado no PC, a empresa montou um setup com Intel Core i3, 4 GB de memória RAM e armazenamento em SSD.

A AV-Comparatives testou 16 programas antivírus, dos quais listamos cinco com versões gratuitas. Como destaca a organização, o resultado não significa que os programas terão proteção contra todos os tipos de malwares, mas sim que eles foram eficientes em proteger o sistema contra as ameaças mais comuns.

Testes do AV-Comparatives. Linha alaranjada representa falsos positivos. Barra cinza ameaças bloqueadas (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Testes do AV-Comparatives. Linha alaranjada representa falsos positivos. Barra cinza ameaças bloqueadas (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Avast

O Avast foi um dos programas testados com melhor resposta contra os ataques e possui uma versão gratuita. Nos testes feitos pela AV-Comparatives, o antivírus bloqueou 100% dos malwares usados pela companhia. No caso de falsos positivos, o Avast registrou 7 códigos seguros como maliciosos.

A versão gratuita do Avast possui recursos básicos de segurança, como firewall, recurso de quarentena de arquivos, escaneamento de e-mails e alerta de vazamentos de dados.

AVG

O antivírus AVG teve um resultado idêntico ao Avast. Bloqueou todos os malwares usados pela AV-Comparatives e marcou 7 falsos positivos. Isso tem um motivo: o AVG é de propriedade da Avast.

E não é só nos resultados que os antivírus ficam iguais. Os recursos gratuitos da AVG são os mesmos do Avast. Na parte de desempenho, o AVG e o Avast tiveram o mesmo resultado. Os dois programas marcaram 7,7 pontos de impacto (como a AV-Comparatives chama o quesito) no teste de desempenho — quanto menor a pontuação, que vai até 40, melhor.

Avira

O Avira Prime, versão paga do Avira, bloqueou 99,6% dos ataques realizados nos testes, com falha de apenas 0,4%. Foram registrados três casos de falsos positivos. 0,4% é o bastante para que um malware perigoso invada uma máquina, mas é uma margem de erro tolerável — afinal, nenhum antivírus protegerá contra todas as ameaças existentes.

Apesar do teste ser feito com a versão paga, o desempenho da versão gratuita é o mesmo. As duas versões já foram “aprovadas” pela AV-Comparatives.

O Avira Free possui um diferencial em relação aos outros programas dessa lista: VPN gratuito para até 500 MB por mês. Ele tem ainda um programa de atualização de drivers e programas e ferramenta de otimização de desempenho.

Microsoft Defender

O antivírus da Microsoft, programa nativo do Windows, teve um dos melhores desempenhos nos testes. O Microsoft Defender bloqueou 100% das ameaças e marcou três falsos positivos. Porém, na parte de impacto no sistema, o programa marcou 30,2 pontos — liderando esse quesito.

Se você tem o Windows 10 ou 11, o antivírus já está instalado. A versão gratuita do Microsoft Defender fornece apenas proteção contra malwares, sem recursos extras como VPN ou avisos de que seu e-mail foi divulgado em algum vazamento de dados. A versão paga é incluída no pacote básico do Microsoft 365.

Panda

O Panda Free Antivirus bloqueou 99,6% dos ataques realizados nos testes, com falha de apenas 0,4%. Foram registrados três casos de falsos positivos. Como dissemos antes, uma falha de 0,4% não é grave, está dentro de uma margem tolerável.

A versão gratuita do Panda Antivirus possui o recurso básico de proteção contra malwares, mas também destaca em seu site a funcionalidade de verificação automática de USB. O Panda também apresentou os melhores resultados de desempenho, marcando 1,8 pontos na performance do sistema.

O que são falsos positivos em um antivírus?

A definição da AV-Comparatives para falsos positivos são programas bloqueados erroneamente pelos antivírus. Ou seja, quando um antivírus bloqueia um programa que não representa uma ameaça ao computador, a empresa considera um falso positivo.

Casos assim são um incômodo para a usabilidade. Quando o consumidor deseja acessar algum site ou software seguro e o antivírus bloqueia, ele pode ter dificuldade para liberar o programa.

O que é a dependência do usuário em um antivírus?

Em alguns casos, se um antivírus não tem um resultado definitivo sobre uma ameaça, ele pedirá ao usuário a autorização de liberar o acesso. Nos testes da AV-Comparatives, essas situações são consideradas como infecções ao sistema.

A empresa usa o critério de que um usuário com pouco conhecimento de cibersegurança permitirá a execução do site ou programa. A AV-Comparatives considera o risco da dúvida como um ponto negativo do antivírus.

Antivírus para Android, Linux e macOS

Os testes realizados para a AV-Comparatives levam em conta o sistema operacional Windows. Os programas listados aqui podem apresentar resultados diferentes em outros sistemas. Se você quer um antivírus para Android, Linux ou macOS, existem outras opções de programas.

Receba mais sobre Windows na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Freitas

Felipe Freitas

Repórter

Felipe Freitas é jornalista graduado pela UFSC, interessado em tecnologia e suas aplicações para um mundo melhor. Na cobertura tech desde 2021 e micreiro desde 1998, quando seu pai trouxe um PC para casa pela primeira vez. Passou pelo Adrenaline/Mundo Conectado. Participou da confecção de reviews de smartphones e outros aparelhos.

Canal Exclusivo

Relacionados