Mais de 200 novos recursos. O aguardado iOS 5, próxima iteração do sistema da Apple, está disponível para download. Chegou a hora de instalar a plataforma no seu iPhone, iPad ou iPod Touch para que o dispositivo fique mais estável, além de contar com algumas novidades interessantes.

Li alguns reviews do iPhone 4S nos quais os autores dizem que o iOS começa a mostrar sinais de seu envelhecimento. Pode ser, mas o iOS 5 (leia também o “em mãos” feito pelo Rafa Silva) ainda assim é uma atualização importante para os iDevices. A Apple conta mais de 200 novas funcionalidades – mas sabe como é, até mesmo a adição de um botãozinho poderia entrar na conta, ainda mais sabendo que a empresa da maçã gosta de um marketing.

A sincronização de dados via wifi merece destaque. Depois de configurado, o iDevice passa a conversar com o iTunes sem depender do cabo USB, desde que ambos os aparelhos estejam conectados na mesma rede sem fio. Venho testando o iOS 5 GM – por sinal, essa é a mesma build do iOS 5 final; não há necessidade de baixar o sistema novamente – e posso dizer: funciona mesmo. Com o iPad ligado na tomada e com wifi ativado, o iTunes automaticamente sincroniza os arquivos e ainda falta o backup do iPad no MacBook pelo menos uma vez por dia.

Caso o usuário queira, pode acionar a sincronização manualmente (e sem a obrigação do iPad estar ligado na energia elétrica).

Newsstand: banca de revistas estreia no iOS 5

Outra novidade importante: atualizações Delta para futuras versões do iOS. Novamente a Apple insiste na ideia de um mundo “PC Free”: quando as versões do iOS saírem, apenas os trechos de código alterados pela companhia serão baixados novamente. Acabou-se a história de baixar o sistema integral de novo apenas porque o finado Steve Jobs não gostava da sombra de um elemento visual do sistema (situação hipotética, mas você entendeu o drama).

O iOS 5 deve ser baixado a partir do iTunes, quando o iDevice estiver plugado nele. Por sinal, é preciso ter o iTunes 10.5 instalado (e sem necessidade de QuickTime para usuários do Windows, conforme o Rafa Silva escreveu ontem).

iCloud e atualização Lion 10.7.2

Com o iCloud, os arquivos salvos nos iDevices vão para a nuvem da Apple. De graça, desde que o usuário se contente com 5 GB de espaço para armazenamento (há planos com espaço adicional, no melhor estilo Dropbox). Para tirar proveito do iCloud no Mac será necessário baixar a atualização Lion 10.7.2.

Vá em Apple » Atualização de Software para baixar o Lion 10.7.2

O update está disponível a partir do menu Apple » Atualização de Software. O download dos 784,5 MB podem demorar um pouco, tendo em vista que muita gente está conectada aos servidores da empresa. Por aqui, com link de 10 Mbps, já está levando quase 2 horas para baixar a atualização do Lion.

A Apple também liberou atualizações para o Pages, Keynote e Numbers, aplicativos do pacote iWork, na versão para iOS. Aí sim o iCloud vai funcionar corretamente entre computador e dispositivos da maçã.

É tarde de downloads, portanto. Se você ainda não se preocupou com o assunto, segue a lista de software que você deve baixar e instalar: iTunes 10.5, Lion 10.7.2 (caso use Mac; no Windows é preciso seguir esse tutorial) e iOS 5. Depois ainda tem que baixar os apps que foram atualizados recentemente para darem suporte ao iOS 5. Boa sorte!

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados