GTA III vai sair para iOS e Android, mas não pra todo mundo

Gus Fune
Por
• Atualizado há 1 semana

O GTA III saiu para Playstation 2 já fazem dez anos e ele revolucionou toda a série Grand Theft Auto. Foi um dos primeiros jogos com mundo aberto, violência gratuita e uma história envolvente que utilizou bastante de elementos do cinema para o desenvolvimento da narrativa. Em comemoração a uma década de GTA III a Rockstar Games resolveu anunciar pro ano que vem uma versão para iOS e Android do game.

A série GTA surgiu em 1997 com o clássico Grand Theft Auto. Você controlava um personagem visto de cima, numa visão no estilo Google Earth, completava missões, roubava carros e causava o caos generalizado. O jogo foi seguido de dois spin-offs chamados GTA: London 1969 e GTA: London 1961 e posteriormente GTA 2 com gráficos mais avançados. Em 2001 tudo mudou com GTA III, situado em Liberty City (uma New York fictícia) com uma dimensão a mais de destruição.

Mamilos

Qualquer jogo da série vem acompanhado de uma polêmica. Violência, nudez, sexo e palavrões não é nenhum problema pra turma da Rockstar, tanto é que desde GTA III a série enfrenta sérias brigas com grupos politicamente corretos. Muitos alegam que a violência permitida no jogo sem menores consequências pode acabar “formando” criminosos na vida real.

Nos jogos seguintes, além da violência, dirigir alcoolizado, discurso racista e sexo entraram pra lista de mamilos (literalmente falando em dois casos) da série. O mais famoso deles foi o tal do “Hot Coffee”, um mini-game em GTA: San Andreas que não entrou na versão final do game, mas um patch permitia acesso ao conteúdo que se tratava de uma simulação de sexo.

Além do relançamento mobile, a Rockstar anunciou também uma versão especial de colecionador de um boneco de ação de Claude, personagem principal do game. O item de colecionador deve custar US$ 149,99 e vem com alguns acessórios, como armas e roupas pra trocar. Mesmo assim, não vem com o game…

A má notícia

De acordo com a lista divulgada pela própria Rockstar, apenas os dispositivos mais modernos vão poder rodar o jogo. O motivo é devido aos recursos de hardware necessários para rodar um game tão complexo. A lista de dispositivos confirmados por enquanto só tem os aparelhos abaixo.

Dispositivos iOS: iPad 2, iPhone 4S;
Celulares Android: Droid X2, HTC Evo 2, LG Optimus 2X, Motorola Atrix e Samsung Galaxy S II;
Tablets Android: Acer Iconia, Asus Eee Pad, Motorola Xoom e Samsung Galaxy Tab 10.1.

Sim, está certa a informação de não ser compatível com iPhone 4 e 3GS… Todoschora.

Enquanto eu aqui faço planos de trocar meu iPhone ou comprar um Android até ano que vem, vou ficar torcendo também por uma versão mobile de GTA: Vice City, o melhor da série feito até hoje na minha opinião. Ou ainda, esperar por mais notícias de GTA V, previsto para 2012 e que não sabemos de mais nada, exceto da possibilidade de se passar em… Vice City! Será que veremos Tommy Vercetti de novo?

Aproveitando, pra quem quiser um momento nostalgia, ou pra quem nunca teve a oportunidade de jogar GTA 1 e 2, ambos os games são distribuídos gratuitamente no site da própria Rockstar. Você só precisa passar alguns dados pessoais e pronto!

Com mais informações: Rockstar Games, Gamasutra

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Gus Fune

Gus Fune

Ex-redator

Gus Fune é formado em Comunicação Social e pós-graduado em desenvolvimento e design de Games. No Tecnoblog, cobriu eventos como Electronic Entertainment Expo (E3), Game Developer Conference (GDC) e South by Southwest (SXSW) e escreveu sobre esse universo. Atua, hoje, como diretor de tecnologia e assessor, mas já esteve em projetos de empresas como 3M e Motorola.

Relacionados