Ir para o conteúdo.

Início » Celular e Tablet Software e Apps » Android 4: Ice Cream Sandwich revelado em detalhes

Num evento em parceria com a Samsung, o Google pôs fim aos rumores e discussões sobre a próxima versão do Android. A plataforma móvel em sua quarta iteração tem mesmo nome de Ice Cream Sandwich. Pelo que a empresa deu a entender, o Android foi repensado quase integralmente para refletir algumas mudanças de filosofia e, acima de tudo, se renovar ir com tudo em cima da concorrência (você sabe de quem eu estou falando).

Para início de conversa, uma família de fontes pensada especialmente para o sistema operacional. Chamada de Roboto, a tipografia tem características como caracteres arredondados, o que em tese dá uma melhor leitura em dispositivos eletrônicos. Foi o que o Google explicou durante a apresentação. Ainda não sei se confio muito nisso, mas aí está o que a empresa diz.

Home Screen principal do Ice Cream Sandwich

A interface gráfica do Ice Cream Sandwich (a partir de agora chamado de ICS para economizar toques) também mudou. O visual do sistema ficou mais moderno, na tentativa também de colocar o Android em pé de igualdade ou ainda à frente do que os demais sistemas oferecem atualmente. Há quem defenda que o iOS da Apple começa a mostrar sinais de cansaço. Por sua vez, o Android 4 se renova para não chegar nessa situação incômoda.

O Google disse que o Android 4 se propõe a ser mais parecido com as revistas: títulos grandes e imagens de qualidade, causando impacto. Como entusiasta do Jornalismo, digo que não vi esse aspecto ser explorado do modo como eu esperava. De qualquer, há sim valorização de imagens, em especial avatares com tamanho bem maior. Se isso é o que o Google chama de visual magazine, então tá.

Ice Cream Sandwich: controle de apps abertos

Os gestos no touchcreen estão mais refinados no ICS. Por exemplo, a lista com os aplicativos rodando (no multitask) gira na vertical (para cima e para baixo, meio que lembrando o Alt+Tab baseado em Aero do Windows Vista e Windows 7). Ao tocar em uma miniatura de app e jogar o dedo para a esquerda ou para a direita, o software é encerrado. Bem mais prático. O mesmo gesto de jogar é aproveitado em widgets e nas notificações de uma área especialmente para isso que foi refeita (ficou parecida com o Notification Center do iOS 5, que por sua vez ficou parecido com a central de notificação do Android anterior).

A tela de bloqueio do Ice Cream Sandwich recebeu atenção especial. Em vez de digitar uma senha para destravar o smartphone, o usuário pode adotar o reconhecimento facial. O sistema ativa a câmera e confirma se o dono do smartphone realmente está tentando usá-lo a partir de traços do rosto. E se não funcionar? Não funcionou na apresentação do Google (tsc, tsc), e pelo que pudemos ver o Android oferece o código de caracteres convencional quando o recurso não abre do jeito certo.

Teclado de cara nova, com correção imediata de palavras erradas

No Android 4 o teclado ganhou novo layout. Além disso, o botão para reconhecimento de voz continua presente, porém com seu mecanismo melhorado. Provavelmente os servidores do Google ficaram mais inteligente no que diz respeito ao ato de ditar o texto que será inserido.

Nos aplicativos nativos do ICS, merece destaque o People App. Ele funciona como um hub que centraliza informações sobre os seus contatos (sincronizados com a conta Google, naturalmente). O aplicativo automaticamente agrupa informações do mesmo sujeito nas variadas redes sociais e permite navegar por tudo isso com o simples deslizar do dedo na tela do aparelho. Bem prático, pelo que se viu no demo do Google. Parece que o stalkeamento vai ficar ainda mais eficiente com esse app.

O navegador nativo, uma iteração do Chrome, também está mais bem elaborado. A sincronização de favoritos marca presença – tirando proveito da nuvem de dados do Google e do uso massivo do Chrome para desktop. Só que nem todos os lugares têm cobertura de rede de dados para que o Google acesse as páginas, então a empresa meio que desenvolveu um modo offline. Tem alguma página que você pretende ler mais tarde? Basta acionar o botão específico para que o Chrome Mobile (chamemos assim) armazene uma cópia fiel daquele conteúdo localmente.

O Google diz que o navegador ficou 550% mais rápido no teste V8 (desenvolvido por eles mesmos, até onde sei) e 70% mais rápido no SunSpider, tendo o Galaxy Nexus (também apresentado hoje) como referência.

Android Beam: compartilha o que está na tela do aparelho por meio do NFC

Entre os diversos outros recursos do Ice Cream Sandwich, aquele que fez o pessoal babar no Twitter foi o Android Beam. Aproveitando o chip NFC presente no smartphone, o Android v4 compartilha exatamente aquilo que está na tela do aparelho com outro smartphone instantaneamente. Para tanto basta encostar a traseira dos dois aparelhos. Na demonstração, o Android Beam funcionou perfeitamente com Google Maps e com uma página da web aberta no navegador nativo.

Curiosamente, o Google havia dito que o Android na versão 4 põe fim às diferenças de interface entre a plataforma para celulares e a plataforma para tablets. Só que nada relacionado a isso foi explicado na apresentação feita pela empresa. Vai entender…

O Android Ice Cream Sandwich deve ser liberado em novembro. O SDK do sistema está disponível desde já para que os desenvolvedores ponham a mão na massa e façam bom uso das novidades apresentadas hoje.

Vídeo: Galaxy Nexus


(Vídeo do YouTube)

Acima você assiste ao vídeo de apresentação do Samsung Galaxy Nexus. Repare na interface gráfica do Ice Cream Sandwich em funcionamento.

101 Comentários (Deixe o seu!)

  • Pedro

    O Android Beam, assim como o Siri do iPhone 4S, o controle-tablet do futuro Wii U, entre outros, me parece ser mais um recurso que, a primeira vista, parece MUITO interessante, mas vai acabar se mostrando sem utilidade no dia-a-dia.

    • Guilherme macedo
      876c

      O Controle do Wii U eu não diria que irá se mostrar sem utilidade, pelo fato de ser parte do console, mas o/a Siri do “for ass”, eu não acredito que veremos as pessoas falando com o celular por ai… Até porque não é todo mundo que pode ter um iPhone, e pelo simples fato de que ninguém anda por ai com iPhone na mão para o “dono” levar…..

      • Pedro

        Também não consigo ver ninguém por aí encostando um celular no outro (ainda mais pela posição com que tem que ser feito) para passar informações. Já o controle do WiiU, vai depender da boa vontade ($$) dos estúdios em produzirem jogos que se utilizem do controle.

      • Guilherme macedo
        876c

        @Pedro
        Pra mim o NFC é o substituto do bluetooth na questão de trasnferencia de arquivos.
        Agora o/a Siri é Legal? É. Mas acho que vai ser só uma coisa pra poder mostrar para aquele seu amigo que tem aquele celular MP1234 que diz que tem 12 MP de câmera.

    • Alexandre
      3968c

      o NFC esta engatinhando no mundo. A gente conversa daqui uns 2 anos, acho q vc vai quebrar a cara :)

      • RClemente

        Também acho que esse meio de transferência não vai passar de preciosismo. Assim como o Siri, me parece mais pra impressionar a audiência e ambos o fazem com maestria.

        Sinceramente, não lembro a última vez que usei bluetooth no celular pra transferir arquivos entre dispositivos. A Informação tá muito “a mão” hoje em dia. Já foi o tempo que alguém mostrava algo legal no cel e pediamos pra mandar por bluetooth.

        Acredito que o futuro esteja na Nuvem mesmo.

        Quanto aos outros tipos de informação que ele é capaz de compartilhar, ainda não tenho um opinião formada. Somente o uso em massa dessa técnica mostraria sua usabilidade e aceitação.

      • Henrique Carvalho
        1c

        Veja só, estava outro dia com um colega aqui.
        Ele tem un Nokia N8 e eu um Samsung Galaxy S i9000b.

        Ele fez um downloads na loja OVI, de um album completo de uma banda, e eu gostei e pedi.
        A primeira coisa que ele me perguntou foi: “Tem um cabo USB aí?”
        A primeira coisa que eu respondi foi: “Claro!”

        Entramos e transferimos os arquivos de um celular pro outro via PC.

        Não encaro a “comodidade” chata de transferir os arquivos via BT, visto que tenho um PC do lado pra fazer um ctrl+c/ctrl+v pra mim…

        Demorar mais não é sinônimo de menos praticidade.
        Nesse caso, eu achei mais fácil fazer assim que enfrentar a dor de cabeça de abrir as configs pra ligar o BT, parear o dispositivo, colocar a senha, aceitar.. “zzZZzzzzzZZzzz”

        Entendem o que quero dizer? ^^’

  • Guilherme Diakov
    1c

    Ele vem com gerenciador de tráfego de dados.. ótimo pra quem tem limite.

    Gmail e internet off line.. vc pode desligar a conexão de dados e economizar bateria.

    Problem?

    • Marcelo Carvalho
      52c

      Ué, o iPhone já tem isso há muito tempo.

      Problem?²

      • Guilherme Diakov
        1c

        Meu galaxy nao roda iOS

        Problem³?

  • Ricardo

    Será que esse ICS vai ser liberado oficialmente pro SGS?

    • Creio que não… seria bom!

      • Alighieri
        1c

        O Google disse que o ICS será liberado para qualquer dispositivo que já tenha suporte para o Gingerbread, e o SGS o tem. Se o Google mantiver essa promessa, o SGS terá o ICS sim.

      • O pessoal da Cyanogen já disse que o CM8 vai ser baseado no ICS, então dá pra ficar tranquilo. Só flashear o CM8 e curtir :)

  • Realmente, pra quem viu as informações vazadas, o que foi mostrado hj foi impressionante !! Detalhe para o design que ficou show de bola, a mudança de todos os apps nativos (agenda/calendário ALELUIA!), o app nativo da câmera ( tirar fotos com toque eqnto rola filmagem !!) e várias outras coisas citadas acima que realmente faz a ansiedade crescer mt na espera de um update OTA! =D

  • A pergunta que não quer calar: “Vai rodar nos aparelhos mais antigos?”

    • Scheldon
      1c

      Vai depender das operadoras ou do grupo cyanogem.

      • Henrique Carvalho
        1c

        Porque do grupo cyanogem? E as fabricantes?
        (sou Noob kk)

  • @thiagok
    14c

    Constrangedor esse design perto do iphone.

    • pq?

    • Guilherme macedo
      876c

      Eu gostei foi do designer do Meego no Nokia N9… Que por falar nisso, está espetacular… Além do que eu acho que o Meego é digamos o Linux Mobile :D…..
      Mas realmente o ICS deu um grade salto…

      • joex2

        Uma dica: Não se diz designer e sim design. Designer e a pessoa que faz o design.

    • Sou fã da Apple, tenho um iPhone, um iPad e um Air… achei o design do ICS bem legal… principalmente do “Alt+Tab” que é BEM MELHOR que o do iOS (onde só aparece os ícones).

      • Dá pra ter uma noção melhor do que está rodando no aparelho com esse “Alt+Tab”. Nesse quesito o iOS do iPhone ainda perde.

  • midnait

    WP7 fazendo escola! Agora o iOS está ficando com uma cara tão Win95…

    • joex2

      Se a Microsoft copia metem o pau. O Google rouba varias ideias do WP7 e ninguem fala nada.

      • Jonatan

        O android existe desde antes do windows phone.

    • RClemente

      O WP7 tá animal mesmo. Estive com um HTC nas mãos hoje com o Mangoo e cara, que animal.

      Eu não levava fé mas a Microsoft conseguiu inovar totalmente no quesito interface para gadgets mobile. Acredito que eles tenham conseguido com maestria o que o Google queria quando falou em navegação tipo “revista”.

      O Android deu um salto enorme. Já era hora, mas ainda tá com aquele ar saudosista misturado a elementos modernos.

      Se a Microsoft conseguir elevar o nível da experiência de uso com serviços semelhantes aos da Apple, eles virão moendo a concorrência.

  • Bacana o nome ICS, me lembra um outro sistema operacional ai. Cansados de copiar o funcionamento agora copiaram até o nome. Será que dessa vez vai?

    • Ryo

      aham, senta lá…

    • Pedro

      Engraçado vc dizer isso, acho q as notificações do IOS5 vieram da cabeça de Jobs ou melhor do Android… e vc vem dizer q o ICS é a copia do IOS, sinceramente…

  • Sabe o que me irrita? Pro pessoal do technoblog, quando se trata de iPhone, se mudou um pixel da tela… “Ai, ficou muito mais navegável porque isso e aquilo…”, quando falam alguma coisa do Android, de um sistem ainda em desenvolvimento… “Ah, não sei se rola…” “Tem que ver isso ae…” super justo…

    • Reparei isso tbm. Mas felizmente, não são todos os colaboradores do tecnoblog nao, são apenas alguns!
      Sei que é um blog e que imparcialidade nesse caso não existe, porém, poderiam ter deixado um entusiasta do Android ter feito esse lançamento!

      • Concordo, apesar d ser um fã da apple, acho q o pessoal fica meio c o pe atras quando fala do android, bora deixar a vergonha d,lado galera, o android ta na briga e isso e bom pra. Todo mundo!!!

      • Competição é fundamental mesmo. Não gostei de alguns aspectos do Ice Cream Sandwich, mas comemoro a sua chegada — assim como a do Windows Phone 7, por sinal. Tomara que melhore com o tempo e corrija os deslizes,

    • Ainda prefiro ler aqui do que no Gizmodo. Lá sim o pessoal defende a apple com unhas e dentes…

      • Scheldon
        1c

        Cara, gizmodo não conta, aquilo lá é uma subsidiaria da APAE.

  • Tenho a intenção de comprar um Galaxy S II e dizem q dispositivos com Android 2.3 (Gingerbread) poderão ser atualizados para o 4.0 (ICS), confere?

    • Scott
      516c

      Em teoria, qualquer aparelho decente pode ser atualizado. Só que depende da boa vontade das fabricantes em disponibilizar a atualização.

      • Até porque as especificações de hardware do GSII atendem perfeitamente aos requisitos do ICS.

        Só não apostaria em uma atualização assim, de imediato. Logo em Março vem aí o GS III obviamente com esse sistema embarcado, e acredito que a Samsung pense em usar o ICS como ferramenta de propaganda primeiro. Eu usaria.

    • Cara, a única coisa que falta no SGSII para ser igual ao Galaxy Nexus é o chip NCS e a resolução da tela. O restante do hardware é igual!
      -Processador dual core 1,2ghz
      -1GB ram
      -16GB armazenamento interno
      -Acho que a GPU é igual

      Então, da tranquilamente pro SGSII rodar o ICS. Só falta a boa vontade da Samsung agora para atualizar nosso smartphone chutador de bundas!

      • O chip NFC o galaxy SII ja tem, a samsung colocou mesmo que desabilitado para “futuros lançamentos”, já esperando o ICS

        A samsung deve atualizar sim pro ICS, a politica de atualizações da samsung mudou bastante

      • engracado pensar que um cel tem tudo isso de config!! hahaha alguem lembra as config dos 486 pra rodar Win95 ?? hahaha essa config da pau numa porrada de maquina daquela época!

      • Alighieri
        1c

        Pelo que entendi, o Google mudou esta questão das atualizações. Não sei se já vale para o SGS2, espero que sim, mas elas não vão mais ser totalmente dependentes das fabricantes, isso, a partir do Android ICS. O Google também disse que qualquer dispositivo que rode o Ginger é capaz de receber o ICS. Se for isso mesmo, até o SGS poderia receber. Sinceramente, eu espero que realmente não dependa da Samsung.

      • @thiagomarzano

        Não duvidando da sua palavra, mas qual a fonte dessa informação que o SGSII vem com o chip NFC? Pois após uma pequena pesquisa na net, li uns rumores que apenas alguns modelos vieram com o tal chip, como o modelo US e UK.

  • Alô você que tem Android: já vai escolhendo o seu próximo smartphone para usar o Android 4, pois dificilmente você conseguirá atualziar para esta versão #androidfacts

    • *atualizar :)

    • Alô você que tem iPhone, continue recebendo suas atualizações no seu aparelho antigo. Mas, peraí… O que muda mesmo de um iOS pra outro?

      • Scheldon
        1c

        Tato, não diga isso, eu atualizei meu iPad primeira geração para para iOS5 e vi uma grande mudança, se antes eu tinha estrema dificuldade em navegar e sofria com queda no sistema de vez em quando, agora só posso navegar em versão mobile (e olhe lá), obrigado Apple, agora eu tenho um peso de papel de 500 dólares.

      • 7x mais rápido o que já era mais rápido que Androids com clock maior?

    • Scheldon
      1c

      Bem, meu nexus one de 3 anos atras vai receber ICS :)

      • Nexus é exceção, único Android que vale a pena, @Sheldon!

        Agora quero ver quem tem Motorola, Sony Ericsson, HTC…

      • Nexus é o único Android que eu compraria, infelizmente meteram uma tela de cinema nele e telas gigantes não me agradam, mas tem quem goste, devem ter pesquisado antes sobre o assunto.

    • Será?

  • Fabio Garcia
    26c

    Será que irá rodar no meu Defy?
    Não sei porque, mas agora o Gingerbread não me parece tão bonito =p.

  • People App? Que cópia do People Hub (WP7)! #fail

    • midnait

      Android Mango =)

      Mas esta interface estará no Win8, então não tem pra onde o Android correr, tem que ficar igual mesmo.

      • joex

        Como assim? Não tem para onde correr? O Google que crie alguma coisa diferente. Quer dizer que só porque o Win8 será assim o Google pode copiar?

  • Thiago

    Mas e o Nexus S, ninguem faluo nada qdo vai ser atualizado ??

    • Paulo

      Toda série Nexus vai receber a atualização em meados de novembro

  • Caraca, quem escreveu esse artigo?
    Cara, você não dormiu bem não!? Você só atirou pedras no sistema… Tenta fazer um melhor pow!

    Todo sistema inicialmente apresenta falhas… Vide Microsoft Windows SPx… Então dá um tempo pro software se desenvolver.

    Se não gosta de escrever sobre o assunto, favor deixar que uma pessoa que tenha um pouco de noção escrever.

    • Rubens, adoro escrever sobre o assunto. Você diz que “todo sistema inicialmente apresenta falhas”, porém cabe lembrar que o Android está em sua quarta versão. Há pontos positivos e negativos. Fica a seu critério concordar com o que eu escrevo — afinal, fica bem claro que é a minha opinião ali. Só não posso aceitar isso de “tenta fazer um melhor”; fosse assim, ninguém poderia analisar praticamente nada sem antes entrar no curso de Engenharia sobre o assunto.

    • Ryo

      O problema é que você é fanboy da Apple Thássius. Qualquer porcaria que a Apple faz no iOS é a revolução das revoluções tecnológicas, não se lê uma crítica se quer…

      Já quando se trata de Android….

      • A Apple é referência no mercado de smartphones. Se você perguntar para geeks qual aparelho eles desejam comprar, 9 de 10 vão citar alguma coisa com a maçã mordida na traseira. Não é culpa minha, mas mérito de uma equipe de engenheiros muito boa e outra de marketeiros melhor ainda.

        Eu tenho o direito de não gostar de um sistema. Acho que o Android 4 deixou a desejar. Você discorda? Mostre seus argumentos. Só que tenha em mente que “você é fanboy da Apple” não defende o sistema que você gosta, mas apenas atesta a falta de disposição para uma discussão sadia.

        O espaço de comentários do Tecnoblog está aberto e convida todos os leitores a discutirem com argumentos e opiniões. Acusações vazias como essa não colaboram para a nossa comunidade.

  • igormba
    8c

    Gostei de todas as novidades no ICS. O Android cada vez melhor.

  • Parece muito familiar esse sistema….. Hahahahahaha

  • @amsalau
    297c

    Quais os requisitos de hardware para rodar o ICS?

  • Alexandre
    3968c

    Finalmente resolveram se apegar ao detalhes!
    -Camera do ginger, do ICS é instantanea e tem efeitinhos!!
    -apps google novos: um monte de novas coisinha no email, por exemplo… inclusive ja ta disponivel pra atualizar mas pelo q vi atualizou mas continua na mesma no ginger…
    -desbloqueio por reconhecimento da face direto no OS!
    -Google BEam! isso eh bem massa, da pra compartilhar mapas, arquivos, paginas, putz finalmente o NFC vai servir pra alguma coisa.

    Pelos videos vazados, a unica coisa q dava pra sacar era o esquema de cores e layout q pessoalmente nao agradou, mas agora com todos os atributos postos na mesa, fiquei muito surpreso positivamente…

    Agora fica a duvida de que se o sistema esta realmente pronto ou va precisar de 3 atualizacoes ate ficar estavel, como foi o caso do ginger…

  • Se o WP7 é um fracasso pq copiar??

    • Alexandre
      3968c

      Onde vc viu/leu que o WP7 é um fracasso?? Ele praticamente nem estreou no mundo. Tem 2-3 modelos gato pingado… Quando a nokia comecar a soltar os aparelhos dela com o WP7, ai sim poderemos falar de ” lancamento”,e em 1 mes depois disso, saberemos se foi um fracasso ou nao.
      De uma olhada em videos demonstrativos da versao mango e veja se realmente é um lixo ou tem “futuro” pra fracasso…

  • joex2

    Nos aplicativos nativos do ICS, merece destaque o People App”

    Isso é copia do Windows Phone 7. deveria mencionar isso na matéria.

  • Jorge
    326c

    Gostei muito do Hub People do Android…. oh wait… Hub People no Android? Google a empresa inovadora? Putz Muitos sites mostram o que o Google copiou do Windows Phone, mas na minha modesta opinião, a interface do WP7 ganha de lavada.

  • Luiz
    1c

    Gosto de receber as notícias do tecnoblog, mas esse tipo de parcialidade nas análises está quase me fazendo desistir do blog, uma pena mesmo.

    • Scheldon
      1c

      Espera até seu comentário ser apagado só porque o redator não gosta de ouvir a verdade.

      • Marcelo Pinheiro

        Isso aí… Fiz quase que um texto falando sobre a matéria e até agora, nada de liberarem! Acho que foi censurada! rs

        • Se você acompanha o TB, sabe que muitos comentários entram automaticamente na moderação. Nós NUNCA censuramos opinião, somente comentários com xingamentos e que vão contra a nossa política de comentários.

          BTW, seu comentário já foi aprovado (por mim mesmo). Li ele inteirinho e aceito o seu ponto de vista, apesar de discordar quando diz que o aparelho da Apple não é uma referência no ramo de smartphones.

          O iPhone é sim uma referência gigantesca quando o assunto é smartphone. E não só ele como vários outros. O Android também é uma referência gigantesca, mas não há um smartphone no mercado que concorra com a marca iPhone em popularidade. Existem dezenas de smartphones com android, mas nenhum tão popular como o iPhone.

          O fato de um aparelho ser referência no mercado não quer dizer que não pode haver nenhuma outra referência. Silvio Santos é referência no ramo televisivo, assim como vários outros apresentadores e empresários. ;)

  • Marcelo Pinheiro

    Bom, depois de ler tudo aqui escrito, resolvi me pronunciar. Ao ler a matéria, fiquei pasmo em ver como a pessoa que escreveu adora “meter o malho” no sistema. Cheguei a rever o título do site pra ter certeza de que não se tratava de algum que só babasse o ovo do iPhone. Mas não, era o Tecnoblog, mesmo… Incrível.

    E depois disso, acho que tenho direito, como dono de um Atrix e de um iPhone, dar minha opinião sobre os dois sistemas. Mas antes, uma coisa: “A Apple é referência no mercado de smartphones”. Não… Meu amigo, antes de mais nada, existem pessoas que só enxergam a Apple. Ok, ela é foda, mas não faz ser referência em smartphone, me desculpe. O iOS, como sistema, só tem firulas. Pq pra ser um sistema de smartphone, tem que comer muito feijão com arroz. Onde já se viu vc não ter um gerenciador de arquivos, não poder anexar documentos e fotos DIRETAMENTE de dentro do mail, não poder apagar ou por fotos ou músicas sem ser pelo uso do iTunes, onde já se viu vc ser obrigado a usar um computador toda hora pra fazer coisas básicas, que qualquer celular faz??? Ok, com o iOS 5, algumas dessas coisas passam a existir, mas pô, depois da quinta versão???? Fala sério!!! Quer saber quando o iOS fica interessante? Faz um Jailbreak nele. Aí sim, ele age como gente grande.

    Senti muita diferença quando pus as mãos no sistema da Apple. E não foram boas. Sim, o sistema funciona redondo, os aplicativos são lindos, ele era bem rapidinho quando o celular estava vazio. Porém, um dia, precisei mandar um documento pro meu amigo, pelo e-mail, e não havia como anexar o tal documento. OI???? Como assim, Bial???? Pois, é. Ele é travado, fechado, lacrado, vedado. Ou vc faz aquilo que ele quer ou vc fica a ver navios. Num smartphone, me desculpe, isso é inaceitável.

    No Android, as coisas são diferentes, mas nem tudo tb são flores. O que mais me irrita é a maldita fragmentação. E partindo da Motorola, então, me dá vontade explodir essa empresa. Já o sistema em si, acho muito melhor que o iOS, por várias razões. OK, ele não é bonitinho, não tem a interface do iOS, ele não fica dando cambalhotas quando “giramos” o celular, mas e daí? Olha o que pode ser feito com ele… Eu sei tudo o que ponho no Android, tanto em fotos e vídeos quanto em documentos. Tenho acesso liberado a eles, apago ou edito quando e como eu quiser. Anexo vários arquivos de uma só vez pelo GMail, posso escolher meus toques!!! Viva!!! É…

    Na verdade, fanboys estão em todo lugar. Tanto da Apple quanto do Android ou Symbian, ou qq outra coisa. Mas fechar os olhos pra um sistema só pq prefere um outro, é ridículo. Eu tenho os dois, uso os dois, mas uso o Android como principal, pq ele me dá possibilidades. O iPhone, me desculpem os críticos, serve muito mais pra chamar a atenção. É moda usar iPhone, traz status. Vc é chique, é pheena. Ele é um celular bom? SIM. E digo SIM, pq é. Mas não me venha com essa conversa de que é referência, pq não é. Quem sai do Android e vai pro iOS, sente como se o sistema fosse incompleto, que falta ainda alguma coisa… Mas o sistema de som dele (iPod), é imbatível!!!

    E sim, o ICS é um sistema novo. É um Android quase que escrito do zero. Portanto, tem chance de falhas como qq outro recém criado. O Android nunca foi feito pra parecer bonito. Ele é feio. Mas ele foi feito pra ser EFICIENTE, onde o que vc quer, vc faz. E isso, ele cumpre.

    Queira vcs gostem ou não. Afinal, este é a MINHA opinião.

    • “O Android nunca foi feito pra parecer bonito. Ele é feio.” A apresentação do Google deu a entender justamente o contrário.

    • RClemente

      Você não conseguiu mandar um documento por e-mail no iOS? Que isso véi? hihihi

      • Marcelo

        De dentro do Mail, não rola… se vc consegue, me ensina aí!

      • RClemente

        @Marcelo, a função do Mail está integrada nas aplicações do iOS, que usam sua conta principal configurada no aparelho. Você envia um e-mail com anexo a partir dos próprios aplicativos específicos de cada tipo de arquivo. Ex.:

        1) Quero mandar uma foto por e-mail pra alguém. No aplicativo de fotos você tem a opção de enviar uma imagem como anexo por e-mail.

        2)Quero enviar uma planilha em Excel. Pelo Docs to Go (ou qualquer que seja o aplicativo para edição nesse tipo de arquivo), por exemplo, você tem a opção de enviar o arquivo como anexo por e-mail.

        É uma mudança de paradigma, mas afirmar que com o iOS não se consegue mandar um anexo por e-mail, não é verdade.

  • Marcelo Pinheiro

    Bom saber, THiago, que a censura não voltou! Mas apenas voltando ao tópico “referência”…

    Cara, ok, ela é referência, mas não significa que seja 100%. Até pq, tudo o que a Apple faz, geral já sai enlouquecido virando fã e gritando pra frente das lojas querendo comprar. E isso não faz um sistema ser bom. E o iOS, como eu disse antes, tem que comer muito feijão com arroz pra isso. Mas pra outras coisas, realmente é bom, mas não espetacular.

    Muitos apoiam a ideia de “referência” por se tratar da Apple, e baixam a cabeça pra isso. Eu descordo, não baixo minha cabeça por que todos o fazem, pq sei BEM o que é usar um iOS e um Android. O lance é que o Android já tem uma certa fama, e não tem o glamour da Apple, pq se tivesse, aí sim seria uma verdadeira “referência”!!!

    E sim, Sílvio Santos é referência… aff… como disse, ser referÊncia não significa ser bom…. rsrsrs

    • TÁ falando mal de Silvio Santos, mano??//??/

  • Levantar bandeira é tão infantil.

    Pessoal, desculpa, mas os 2 tem pontos positivos e negativos, o que você ganha em levantar a bandeira de uma empresa, falar que é melhor que a outra?

    É sempre assim, Linux melhor que Windows, Android melhor que iOS, .net melhor que PHP, bla bla bla.

    São meros produtos, o que faz dele bom ou ruim é a forma como é usado.

    • Pura verdade, Daniel. O melhor produto ou sistema é aquele que se adequa às suas necessidades. Se o cara gosta de um ecossistema aberto, o Android e o Windows ou Linux estão aí para quem quiser usar; se está de acordo com os caprichos e a filosofia da Apple, iOS e OS X também estão à disposição.

  • Luiz
    1c

    O mais triste é ver nos comentários que o pessoal do Blog não reconhece a parcialidade de sua análise e ainda se atrapalha tentando justificá-la.

    @ThiagoMobilon
    “O iPhone é sim uma referência gigantesca quando o assunto é smartphone. E não só ele como vários outros. O Android também é uma referência gigantesca, mas não há um smartphone no mercado que concorra com a marca iPhone em popularidade. Existem dezenas de smartphones com android, mas nenhum tão popular como o iPhone.”

    Alô meu povo, como assim? Por que estamos comparando hardware com SO? o Iphone é o celular mais vendido e mais popular, mas o IOS não é o SO mais popular para smartphone. Assim como provavelmente o macbook seja o notebook mais vendido, mas o windows seja o SO mais popular. Afinal o tópico é sobre o OS ICS ou já estamos falando do galaxy nexus novamente?

    Está claro para todo mundo que o pessoal do blog gosta muito da apple e não simpatizam pelo Android. Ninguem está pedindo aqui que joguem pedra na apple e amem o Android. Façam apenas um avaliação justa, sem sarcamos e comparações de preferência, avaliando apenas aquilo que se espera de um SO para smartphone e tablet, independente da marca e de suas paixões pessoais. Não é tão difícil assim, ou é?

    Fui conferir no Gizmodo que o pessoal tanto reclama e me surpreendi, foram muito imparciais nas análises.

    Afinal, um blog sobrevive de seu público, por que viver em conflito com ele?

    • Embora eu concorde com sua análise sobre o erro que muita gente comete com frequencia, de comparar sistema operacional com aparelho no lugar de SO vs SO e aparelho vs aparelho, discordo de que o tecnoblog seja macfag, os caras na minha opinião são justos, cometem erros as vezes, como qualquer um comete.

      Agora como sugestão eu acho que o tecnoblog deveria ter um editor que fosse foco no livre, usuário de linux etc, assim daria uma balanceada técnica na coisa.

      Exemplo de coice que poderiam ter dado e não deram se fossem macfags, nem postaram o benchmark que mostra o iPhone 4S dando coro nos Androids em performance, embora comentado no fórum a grande maioria dos leitores nem sabe disso, poderiam ter se aproveitado para cutucar se de fato fossem macfags, mas não fizeram.

  • p1alex

    E continuamos sempre nessa de ficar procurando defeito no aparelho dos outros e endeusando o nosso favorito para os outros , quando deviamos estar apontando as falhas dos nossos aparelhos e cobrando as melhorias contidas nos outros aparelhos dos fabricantes. Afinal pagamos e pagamos caro por ele!! Até onde eu saiba a maioria aí não deve ta ganhando nada pra defender Android ou Apple.

    Enquanto continuamos fazendo isso , Provavelmente o Tim Cook , o pessoal do Google , da Samsung e outros deve estar fazendo um churrasquinho num Iate no Caribe e rindo muito da nossa cara.

  • O iOS do iPhone ou o próprio iPhone continua sendo referência no mercado de smartphones e isso ninguém pode negar.

    Todo novo software ou hardware precisa de uma referência comparativa e hoje o iPhone iOS é esta referência.

    Se é bom ou não depende da sua necessidade, pode ser um iOS, um Android, WP7, Symbian, etc.

    Não ganho nada defendendo uma empresa ou outra, tenho a minha preferência e ela me atende perfeitamente.

  • “…e renovar ir com tudo em cima da concorrência (você sabe de quem eu estou falando).” Gosto bastante desse bom humor do blog…

    Ainda sim prefiro o iPhone do que o Android, acho que é costume mesmo.

  • Yuri
    1c

    Me gusta Android

  • Já não é de hoje que vejo que a galera no tecnoblog peca na imparcialidade sempre que o assunto chega na “maçã”.
    Velho, o que é isso? A Apple paga vocês para que vocês a idolatrem tanto?
    É muito frustrante como leitor procurar alguma referência imparcial sobre alguma notícia e se deparar com um review como esse daqui.
    Nem é preciso muito comentário, é só citar o trecho que o Thássius diz
    “O mesmo gesto de jogar é aproveitado em widgets e nas notificações de uma área especialmente para isso que foi refeita (ficou parecida com o Notification Center do iOS 5, que por sua vez ficou parecido com a central de notificação do Android anterior).” CORRAM PARA AS COLINAS!!! Da ooonde o Android copiou o Notification Center do iOS 5???? De onde o iOS tinha widgets antes disso? Depois disso simplesmente parei de ler a matéria. Não se tem credibilidade, não demonstram saber do que estão falando.
    A impressão que passa é que só mexeram em um iPhone na vida e não precisam saber de mais nada.
    Isso que nem estou defendendo o Android em si, mas sou completamente contra essa “paixão” por iGadgets. Decepcionante.

    • Copia o gesto de tocar no topo do aparelho e arrastar para baixo a fim de revelar as notificações.

  • Agora qdo quiser compartilhar um link de internet é só “bater” um android em outro e gritar “Hi Five” rsrsrs

  • Ale

    Ai galera quebrei a cara instalando o ics no meu gs2 pela internet a minha pergunta eh sera que conseguirei atualizar de verdade quando a samsung liberar o update aqui no Brazil, ou pelo menos consigo fazer um downgrade para a versao que tinha antes???ou meu telefone nao valera mais nada??Sugestoes sao bem vindas…obrigado

  • Mirella

    Pessoal, alguém sabe me dizer como conectar o modem 3g no android 4?

  • Rodrigo

    O meu MT11A ficara mais lento com o android 4.0 ??

  • Marcio Carvalho

    Meu HTC incredible S instalou o 4.0.4 automaticamente, como é importado, não tem o Português mas tem como transforma a linguagem e já esta 100% em português do Brasil.
    A conexão Wifi ficou muito mais rápida.
    O teclado do HTC é espetacular.
    O playstore ficou mais bonito e funcional, o problema é que quando instala a atualização, ele mantém os programas e quando você manda voltar as configurações de fábrica, ele reinstala os programas e atualiza todos automaticamente e como tenho mais de 200 programas instalados, isto demorou um bom tempo para ser feito.
    Os programas, mesmo já estando atualizados, ele atualizou tudo novamente, talvez por ser um sistema operacional diferente..
    Em geral, tudo ficou mais bonito e rápido.
    As letras ficaram um pouco menor como padrão e pra mim ficou muito melhor.
    Ainda estou fazendo alguns testes, tipo consumo, entre outros.
    Para quem não conhece a HTC…
    Já tive vários Samsungs mas nenhum se comparou aos HTCs. O problema que vejo, sempre dá algum erro no software produzido pelo NERO para a HTC no meu Windows 7, talvez tenha alguma incompatibilidade com minha máquina.
    Em breve irei instalar no meu Notebook e tirar as dúvidas sobre estes erros
    Para quem curte tecnologia, vale a pena, ainda mais que ganhou desempenho.
    Para quem usa o telefone só para ligar, compre um de R$ 100,00 pois 7 Android 4 é muito avançado em relações aos demais e com muitas funções para quem gosta de tecnologia.

  • Rafael 12-02-91

    Cara eu faço sistemas da informação e to no 6 semestre a primeira coisa que estudamos a fundo é a historio dos computadores o maior plagio da historia foi da Apple fez fortuna com ideias que eram da xerox não adianta só inventar algo o que realmente conta é como você vai usar o que inventou.
    Se a microsoft como todo mundo sabe no quesito telefone perdeu o titulo de popular que agora é do androide simples androide = a liberdade sobre o que o Thassius falou a Apple é referencia porem a realidade que eu vivo na faculdade é outra de cada um iphone tem uns 10 androides e não é questão econômica não o cara podia pegar um 3gs ou um iphone 4 com o dinheiro de um sgs2 ou um sgs3
    mas preferiu liberdade do androide a ter os cadiados da Apple no SO mobile.

  • jonathan frios

    Creio que a google com o Android tem muito mais mercado e inovação do que a empresa da maçazinha que só cobra caro e não é lá estas coisas,tipo coisa para playboy se gabar e dizer que tem um aparelho da Aple,os aps do androide fazem a mesma função e a maioria tem códigos abertos o que os torna mais popular e ainda dá a oportunidade para quem está aprendendo a aprimorar o código,acredito que a google ainda irá passar a Aple e a Microsoft e isto não irá demorar muito ,pois o androide só evolui a cada dia que passa.

  • eae galera preciso de uma ajuda, meu celular e o Galaxy S ll, o android e o ICS, meu instagram grava os videos mais o som sai ruim, e a imagem fica travando, alguem sabe o por que ? obg

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.