Ir para o conteúdo.

Início » Celular e Tablet » Microsoft faz novo acordo de licenças envolvendo Android

A Microsoft provou essa semana que não dorme em serviço. Em pleno domingo a empresa anunciou que fechou seu décimo acordo de licenciamento de patentes envolvendo o sistema móvel Android. Para quem não lembra, a Microsoft já havia fechado um acordo usando as mesmas patentes com a Acer, a HTC e a Samsung e que, segundo estimativas de analistas da área (já que detalhes não foram revelados) tiveram que pagar à gigante de Redmond entre 5 a 15 dólares por aparelho Android vendido.

O novo acordo foi fechado com a taiwanesa Compal, que é uma ODM, classificada como fabricante de smartphones e tablets Android e que os vende com as marcas de outras empresas. Com isso a Microsoft diz que já fez acordos o suficiente para cobrir 55% do volume de vendas do Android por parte das ODMs e 53% das OEMs, que fabricam e vendem aparelhos sob suas próprias marcas.

Apesar disso, poucos detalhes foram revelados sobre essas patentes até agora. A Microsoft diz que dentre elas estão uma patente de método para armazenar contatos e outra que envolve o gerenciamento de memória, todas ligadas ao Android.

Nove dos dez acordos foram fechados nos últimos 4 meses. Isso indica que a Microsoft, por algum motivo, tem pressa em licenciar logo as tais patentes que tem sob o Android para todas as fabricantes que podem, potencialmente, estar infringindo tais propriedades intelectuais. E para aquelas empresas que se recusarem a fechar os acordos, um possível processo judicial pode ser arranjado. Afinal de contas a Microsoft já está gastando bastante com advogados ultimamente mesmo.

51 Comentários (Deixe o seu!)

  • Topa tudo por dinheiro. (ironia)

  • @arlyssb
    193c

    Microsoft Like Apple.

    • Acho que não. A MS ainda dá a opção de licenciar, enquanto a Apple quer dificultar mesmo.

  • @gkuhn0
    52c

    E quem paga? Não é a empresa que fabrica o produto, mas quem compra. Porque isso só serve para encarecer o valor dos produtos. Por essas e outras que nunca curti a microsoft.

    • aislan

      ué, ou paga ou pára de vender. Se, hipoteticamente, Android fosse banido do mercado, Win7 seria uma opção das OEMs e ODMs. Portanto, a MS foi até boazinha

      • Yangm
        1c

        Tem gente que acha normal estratégias obscuras de mercado…

      • Fer

        AFFZ, você no lugar da Microsoft e Apple faria o que? Deixaria um bost* de empresa fazer uma cópia mal feita de seus produtos e roubar suas vendas por causa que tem burro que compra?

        • IGiuseppe Ccpao
          1c

          exatamente o que eu penso das pessoas que compram windows =P

          não há patentes sendo violadas, se tivesse bastava o google reprogramar pra não violar mais, mas a MS se recusa a dizer quais são as patentes só cobra por elas.

          uma das poucas empresas que contextou as tais patentes descobriu que elas nem pertenciam à MS e venceu o processo sendo a MS que teve que pagar à empresa

  • gokernel
    372c

    Esperta essa MicroSoft, isso é pra fazer pressão para os fabricantes adotar o Window Phone.

    Aliás, quanto custa para um fabricante usar o Windows Phone 7.5(Mango) em cada aparelho ???

    • Vinicius Kinas
      1099c

      A licença do WP7 custa 15 dólares.

      • Marcelo
        54c

        Só isso?

      • Vinicius Kinas
        1099c

        @Marcelo

        Foi o que eu li já em diversos sites.

      • “Só isso?”
        Coloca um ” :P ” pra nós sabermos q é ironia :)

  • Edison
    20c

    Precisamos pensar em formas diferentes e não usar mais as merdas das patentes da M$.

    • Turdin
      3346c

      Como se as da Apple fossem muito diferentes né?

      Ou então as da Samsung, Google…

      Acorda, tem que abolir é esse sistema de patentes, as empresas só estão fazendo o “”"certo”"” ao utilizar.

  • Acho que é tudo parte da estratégia da MS de promover o WP 7.5.
    Não acho a maneira certa, mas é usada…

  • Se as empresas estão aceitando pagar à Microsoft, é porque sabem que estão infringindo patentes.

    • Pois é, o pessoal fica muito cego torcendo para empresas e sistemas e não consegue ver o óbvio.

      • O óbvio é que não vemos a Microsoft contestar as patentes na justiça, contra a Google, a empresa que supostamente teria quebrado as patentes, e fazer parar a ilegalidade. O que vemos é a MS ameaçando outras empresas pq sabe q essas não querem litígios jurídicos milionários, não querem fazer cessar a parceria com a empresa de Redmond e vão com certeza pagar pelas licenças pq o custo será repassado ao consumidor.

      • Mas pagarão milhões para não gastar milhões? não faz sentido, se tivessem feito absolutamente nada errado que pudesse infringir as patentes da Microsoft com certeza iriam brigar na justiça, até porque perdem além dos muitos milhões do acordo muita publicidade negativa.

      • Quem vai pagar os milhões em licença é o consumidor. É diferente de um litígio na justiça que pode corroer o patrimônio da empresa. Mesmo que ela vença a desgraça já foi feita. Já aconteceu inclusive com diversas empresas isso.

      • Se a empresa ainda tiver um produto atraente ela repassa os gastos jurídicos e continua vendendo, não vejo como possa levar a falência uma empresa grande como Samsung, Motorola, Acer, HTC e cia. Cite uma que faliu apenas por causa de entraves jurídicos por favor.

      • Não lembro de casos de empresas grandes, claro, pois seu patrimônio aguenta. Mas citei isso pra explicar como isso é custoso e por isso poucas empresas resolvem em um litígio jurídico. A tendência é fazer acordo por ser rápido e barato.
        Veja o caso na Samsung. A Apple ainda não provou que a empresa sul-coreana copiou o desenho de seus produtos. Mas enqto não sai a decisão seu produto foi proibido de ser vendido. O prejuízo é enorme e pode ser fatal na estratégia de longo prazo.
        Nos casos das outras empresa que estão pagando a coisa muda de figura. O produto não é delas, não tem interesse de recorrer pois o custo pode ser repassado para o consumidor. E o mais importante, a parceria com a Microsoft em outros seguimentos continua firme, sem retaliações que poderiam causar mais prejuízos ainda.

    • Se é dela, ela tem o direito de cobrar não é? porque as empresas não desenvolvem uma alternativa? porque o todo poderoso Google não desenvolveu ainda uma alternativa? enfim tem que cobrar mesmo…

      • Pq a Microsoft não prova na justiça que a Google violou patentes? Se violou a Microsoft tem todo direito de cobrar, mas pq o medo de provar a ilegalidade?

      • Num cenário onde você pode patentear coisas tão vagas como “deslizar o dedo na tela”, fica difícil desenvolver alternativas…

      • @clovispedreira eu sei que é complicado, mas veja, se é permitido patentiar porque não patentiar? é melhor ela patentiar e cobrar pelo uso que deixar outra patenter e ter que pagar pelo uso.

    • Não. As empresas não sabem ou não se importam. O que acontece é q elas não querem um litígio jurídico, onde milhões e até bilhões elas podem perder em custas e custos judiciais. Um litígio entre empresas, em processos desse porte, é um buraco sem fundo q todos querem evitar, e por isso a maioria dos processos do tipo são resolvidos com acordos.

      As empresas fizeram acordo pois a guerra não é delas. O custo será repassado ao consumidor, que pagará, e até a amizade, ou seja, a parceria com a Microsoft se mantém. Empresas do tipo não se podem dar ao luxo de perder a MS.

      E a Google? Onde entra na história? Não entra. Misteriosamente a Microsoft não quer entrar com um processo contra quem supostamente quebrou suas patentes. Se a patente é tão certa, pq não recorrer à justiça e parar com a ilegalidade e ainda ganhar perdes e dados?

      • Vinicius Kinas
        1099c

        O problema é que o Google não lucra nada diretamente com o Android, quem lucra são as fabricantes que adotaram o sistema.

        Entrar em uma ação judicial contra o Google diretamente poderia apenas impedir o desenvolvimento do sistema por parte do Google – o que não é o objetivo da Microsoft – ao invés de render alguns milhões como acontece hoje com cada fabricante de dispositivos.

        Acontece que em cada acordo feito, as fabricantes recebem a lista de patentes infringidas – mediante uma cláusula de confidencialidade – e apenas depois de ver essa lista aceitam o acordo.

        Enfim, não tem mistério nenhum a Microsoft não ir atrás do Google.

      • Não interessa se a Google não lucra direta ou mesmo indiretamente com o sistema (até pe lucra). Se viola patentes a empresa tem que pagar perdas, lucros cessantes e eventuais danos.

        O que está acontecendo é o que fizeram com Linux durante anos. Acusam sem ao menos tentar provar. Acusam sem entrar na justiça. Não é nem um pouco justo apenas dizer “isso é meu”. É seu? Prove. Mas a Microsoft tentou? Nunca. E quanto ela nem ao menos move um dedo pra provar, a realidade é que a MS está ganhando dinheiro de maneira suja, anti-ética, e quem vai pagar vai ser o consumidor (e muitos ainda vão comemorar).

      • Eu discordo, se as empresas que foram contatas não devessem defenderiam seu patrimônio, a Microsoft não está acusando empresas pequenas e sem recursos que poderiam ficar intimidadas com uma batalha legal, prova disso é que a maioria já está em briga na justiça com a Apple.

  • Vinicius Kinas
    1099c

    Pelo menos a Microsoft não tentou barrar as vendas dos produtos. =P

    • Eliomar

      Porque ela é mais esperta!
      Se tentasse só barrar (APPLE!!) estaria gastando com advogados sem retorno. Mas cobrando dos culpados(vítimas=Nôs) da até pra ganhar uns trocados a +.

    • Gabriel

      Claro, a tática dela é sempre ganhar dinheiro… Ela ganhará por cada Android vendido, em vez de só gastar trollando os outros nos tribunais para proibir a venda.

  • Smess
    177c

    Além da Microsoft te os patentes de método para armazenar contatos, gerenciamento de memória, ainda tem:
    -drivers para a interface de rádio
    -gestão do armazenamento em unidades flash
    -notificação a aplicações sobre mudanças de estado no sistema
    -gerenciamento de mudanças nos contatos armazenados
    -sincronização em modo off-line
    -gerenciamento de compromissos
    -armazenamento de nomes longos de arquivos
    -menus sensíveis ao contexto
    -recuperação e exibição de documentos eletrônicos
    -exibição do status do navegador em telas pequenas
    -anotações em conteúdos não-modificáveis
    -mto mais
    http://goo.gl/VF4DK

    • gokernel
      372c

      Caramba, então a MS ta com a “faca e o queijo” nas mãos.

      Se realmente o WP for bom mesmo vejo um futuro “nebuloso” para o android. ;)

      E no meu enterder a MS ta até boazinha com os fabricantes(cobrando somente de 5 / 15 dolares).

      Estou começando a ver o WP com bons olhos e uma boa alternativa para mim no futuro(talvez em 2 anos) …te cuida android.

      • Patrik
        1c

        Isso é sarcasmo?

      • gokernel
        372c

        @Patrik,
        “Isso é sarcasmo”

        :) ;) :) ;) :)

      • Rodrigo
        765c

        Falta de opinião formada mesmo…

  • Alberto Grelo

    Android é uma vergonha,e um colcha de retalhos,cadê a inovação DroidUser?

    Ah só pra completar,depois dizem que é só a Apple quem processa. #FicaDica

    • Gabriel

      Está na barra de notificações do iOS e… OH WAIT! /trollface

  • Daniel

    Essa pergunta pode ser meio idiota, mas não consigo compreender uma coisa, se as patentes são quebradas pelo Sistema Android então por que as empresas que pagam por isso?

  • Guedan

    Mas é a só a Apple que processa mesmo. A Microsoft faz acordo :P

  • ricardo
    464c

    Microsoft não consegue emplacar a porcaria do windows phone, então ela ganha com o android. Péssimos produtos, excelentes advogados.

    • Discordo, o Windows Phone é um excelente produto, porém, é o mais novo no mercado, eu não duvido que em 5 anos não esteja a frente do Android e do iOS, sou usuário de iPhone, mas consigo ver um sistema e uma empresa competitiva, mudarei na hora que achar que o Window Mobile passou o iOS e pelo que vejo não demorará muito, já é na MINHA opinião o segundo sistema atrás do iOS em mobile.

  • Yangm
    1c

    Caramba, o Windows Phone é tão ruim que as empresas preferem pagar para continuar usando Android?
    5-15 obamas, ou seja, tem empresa pagando o preço do Windows Phone 7 em Android.
    Patentes, patentes e mais patentes. Acordos e processos.
    Saudades da época que aparecia na home do TB falando sobre inovações de qualquer um dos SOs (iOS, Windows Phone, Android…).
    O mundo tecnológico está virando a TV Senado pelo visto…

    • Vinicius Kinas
      1099c

      Na verdade, uma das motivações da Microsoft para cobrança de uso do Android é justamente tornar o Windows Phone uma alternativa que custe praticamente a mesma coisa para as fabricantes, “incentivando” elas a adotar o WP7 também;

    • Vinicius Kinas
      1099c

      Porque as fabricantes deixariam de usar o Android após a cobrança das taxas? Você acha que o Android é tão ruim que não valeria a pena os 15$ investidos por aparelho?

      Como as fabricantes sabem que vale, pagam mesmo.

      • Yangm
        1c

        Agradar com tapas? Sei disso não.

  • Yuri
    1c

    Alguém que manja de programa de edição faz um meme com o CEO da M$ e manda pro meu facebook por gentileza!

  • julio cesar

    to quase achando que a microsoft lucra mais com o adroind, to que com o windows phone.

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.