Nokia Asha 303

Mais de 3 mil participantes vindos de 70 países para Londres, a capital do mundo. Começa hoje o Nokia World, maior evento da fabricante finlandesa destinado a parceiros e à imprensa para apresentar novos produtos. Logo de início, Stephen Elop, o CEO da companhia, afirmou que decisões difíceis foram tomadas. E a apresentação de hoje mostra os resultados dessas decisões.

A Nokia anunciou nada menos que quatro celulares da nova família Asha. O termo significa “esperança” em hindi, língua falada na Índia. E é também com esperança que a companhia planeja vender os novos aparelhos para o público mais jovem que está sedento por comunicação diretamente na palma das mãos.

Os aparelhos estão numa classe intermediária de produtos que não são somente celulares, mas também não são exatamente um smartphone. Rodam Series 40 (S40) com a nova interface visual que a Nokia apresentou faz alguns meses.

Veja abaixo o resumo do que esperar dos celulares.

  • Nokia Asha 200: Dual SIM com o recurso Easy Swap, no qual o usuário não precisa reiniciar o aparelho para trocar de uma operadora por outra. A memória interna de fábrica fica na casa dos 32 GB, ideal para o público que gosta de ouvir música no celular. O teclado segue o padrão QWERTY. Entre as redes sociais presentes de forma nativa merecem destaque o Flickr e o Orkut. Preço sugerido na casa dos 60 euros.
  • Nokia Asha 201: similar ao Asha 200. A diferença está na ausência de Dual SIM – o celular utiliza apenas um chip. Especialmente para os amantes da música em transporte público: o aparelho oferece os alto-falantes mais poderosos que a Nokia já produziu (com direito a uma executiva da companhia dançando desengonçadamente no palco do Nokia World). Deve custar 60 euros, assim como o Asha 200, a partir do primeiro semestre de 2012.
  • Nokia Asha 303: o processador de 1 GHz (fabricante não divulgado até agora) desse celular chama a atenção. Entre os recursos que a Nokia destaca para o Asha 303 está o Nokia Browser, navegador desenvolvido pela empresa que segue o jeitinho Opera de processar as páginas a partir de servidores próprios e da nuvem. A promessa é de que as páginas fiquem 90% mais leves, agilizando o tempo de carregamento e reduzindo custos com dados. Utiliza teclado QWERTY. Tem Angry Birds e Facebook nativos. O preço divulgado está na casa dos 115 euros, desconsiderando impostos e subsídios.
  • Nokia 300: similar ao Nokia 303, porém com interface touchscreen além do teclado numérico convencional. Preço: 85 euros.

O presidente da Nokia Brasil, Almir Luiz Narcizo, conversou com a mídia nacional depois da abertura do evento. A promessa é de que os aparelhos Asha chegam ao país ao longo do ano que vem, confirmados para o primeiro trimestre. Todos os aparelhos serão fabricados na fábrica da empresa em Manaus.

A família Asha foi apenas um dos lançamentos da Nokia na abertura do Nokia World. Em breve eu  publico informações sobre os smartphones (aí sim!) anunciados pela companhia.

Tecnoblog viajou a convite da Nokia.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados