Novo datacenter do Facebook no ártico vai ser resfriado com clima local

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana
Renderização artística do novo datacenter | Crédito: DailyMail (Clique para ampliar)

Antes de uma empresa abrir um novo datacenter ela precisa pensar em locais, infraestrutura, possíveis situações de emergência que podem acontecer e como contorná-las, dentre outros itens. O Facebook pensou em um item extra: economizar uns trocados em resfriamento de servidores. O novo datacenter da empresa na Europa conta com um sistema de resfriamento bem prático. Por lá, o máximo que eles vão precisar fazer para manter as máquinas em baixa temperatura é abrir as portas e janelas do prédio.

Ok, talvez seja um pouco mais complicado que isso. Mas um dos pontos positivos do novo datacenter do Facebook é mesmo o aproveitamento do clima local: durante oito meses ao ano, ele vai dispensar resfriamento adicional. Ao todo o datacenter vai ter 28 mil metros quadrados de área, vai usar 120 MW de energia e vai contar com 14 geradores em caso de falta dela.

Por enquanto o Facebook tem apenas planos de instalar um servidor na Europa, mas já sabe que ele será localizado na cidade de Lulea, na Suécia, e vai ser o primeiro datacenter da empresa fora dos EUA. O novo datacenter deve ficar pronto em 2014 e só então vai servir para que os moradores da Europa acessem mais rápido o Facebook, já que eles não vão depender tanto dos servidores que estão do outro lado do atlântico.

Com informações: DailyMail.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados