Em entrevista recente para o ZDNet, o fundador da Canonical e do Ubuntu, Mark Shuttleworth, falou sobre planos futuros para portar o Ubuntu para smartphones, tablets e TVs. Só não espere isso para os próximos dias.

Ele quer dominar o mundo

As razões dessa mudança, segundo o próprio Mark, é levar o Ubuntu até onde estão os usuários. Com o surgimento de novas tecnologias móveis, as pessoas estão migrando do PC para smartphones e tablets, e é importante que haja uma versão do Ubuntu para esses dispositivos.

Obviamente, pode parecer estranho querer brigar em um cenário dominado praticamente por dois nomes (iOS e Android), mas Shuttleworth acredita que ainda há espaço para outros elementos nessa briga, e que o tanto o Ubuntu e o Windows podem se firmar, desde que apresentem algo de diferente. Outros fatores também podem auxiliar o Ubuntu: com a compra da Motorola Mobility pelo Google, outras empresas criadoras de hardware já estão começando a buscar alternativas ao Android.

E nesse ponto o Ubuntu parece estar bem mais adiantado que outras distribuições Linux: amado por muitos e odiado por vários, o Unity já possui vários elementos típicos de dispositivos com suporte a toque. Com alguns ajustes, o Unity poderia ser um bom ambiente para tablets e TVs.

Mas não fiquem muito animados. Mesmo que a conversa entre a Canonical e parceiros já esteja rolando há pelo menos um ano e meio, a primeira versão do Ubuntu compatível com dispositivos móveis só deve chegar em 2014, junto com a versão 14.04 da distro. Isso, claro, se o mundo não acabar em 2012.

Com Informações: ZDNet

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados