O impensável aconteceu: depois de 6 anos imbatível no primeiro lugar do ranking de distros mais populares do DistroWatch, o Ubuntu perdeu o primeiro lugar. E, vergonha das vergonhas, a derrota veio pelas mãos de uma distro baseada no próprio Ubuntu, a Linux Mint.

Conhecido como uma referência para conhecer novas distros e saber quando uma distro foi atualizada, o DistroWatch libera periodicamente um ranking contendo as distribuições Linux mais populares, e o último ranking trouxe uma surpresa: o Linux Mint superou o Ubuntu.

Segundo colocado

O que não significa que há mais máquinas instaladas com o Mint no mundo, ou algo assim. O ranking é baseado no número de páginas acessadas dentro do próprio DistroWatch, ou seja, ele define o grau de interesse dos visitantes do site. Mas ainda assim, a mudança merece análise: pela primeira vez em seis anos, há mais pessoas procurando informações sobre o Mint que sobre o Ubuntu.

E os motivos para isso podem ser vários: na ânsia de se tornar mais popular e mais simples para o usuário comum, o Ubuntu vem tomando decisões controversas que desagradam muitos usuários mais antigos. O Unity é um exemplo claro disso, uma interface de usuário que pode até ser simples, mas “trava” usuários mais avançados.

E no meio disso tudo, o Mint é uma escolha comum para esses usuários, por ser baseado no Ubuntu e por não trazer todas essas mudanças. A própria equipe do Mint já declarou que não pretende usar o Unity ou outras soluções mais radicais do Ubuntu.

Essa mudança no ranking pode acabar sendo apenas a ponta do iceberg de uma mudança ainda maior no cenário de distribuições Linux. Se a popularidade do Ubuntu continuar caindo, não seria dificil imaginar um exôdo de usuários para outras distros.

E nesse caso, qual distribuição Linux você usaria?

[polldaddy poll=5655627]

Com Informações: Muktware

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados