Ir para o conteúdo.

Início » Serviços Web e Mídias Sociais » Banner da internet faz 15 anos
bannersizes

Banners de todos os tamanhos

Algumas coisas que fazem parte de nosso dia-a-dia são tão simples que é até surpreendente lembrar que em algum momento da história elas tiveram que ser criadas. Um exemplo são os banners da internet, que hoje, 27 de outubro, completam 15 aninhos de vida.

Num artigo para o site AdAge, Frank D’Angelo, pai da criatura, conta que os primeiros anúncios online foram veiculados no lançamento do site HotWired.com, a primeira revista digital da rede com fins comerciais e que os primeiros anunciantes online foram MCI, Volvo, Club Med, e um tal de 1-800-Collect.

“Lembre-se que na época o Mosaic (primeiro navegador da rede) não tinha nem um ano e as conexões eram feitas por telefone e tinham no máximo 24.4 kbps, quando você dava sorte”, conta. “Decidimos colocar os banners de nossos clientes sem seu conhecimento ou autorização. Da maneira que pensávamos, se eles gostassem eles ficariam felizes em nos pagar; caso contrário, tudo bem” completa. E mesmo depois que a idéia foi aceita, ainda pairavam algumas dúvidas a respeito da nova mídia: “alguns anunciantes tinham dúvidas se deviam interagir com a população online”. Outros tempos.

Na ocasião, os banners foram clicados por nada mais do que 78% dos visitantes, número esmagador diante dos índices atuais, que raramente ultrapassam 10%, de acordo com a empresa de pesquisa ComSore.

Receba os posts do TB por feed ou email

16083 Assinantes Assinar o feed

Participe da Discussão (Deixe o seu!)