Início » Celular e tablet » Destravamento por reconhecimento facial no Android 4 pode ser enganado com foto

Destravamento por reconhecimento facial no Android 4 pode ser enganado com foto

Por
3 anos atrás

Já esperávamos que com o anúncio do Android 4.0, também conhecido como Ice Cream Sandwich, uma leva de novidades chegassem com ele. E foi exatamente isso que o Google entregou: uma interface remodelada. um novo navegador web, melhor suporte a compartilhamento em redes sociais e vários outros. Uma das novidades foi o destravamento do celular por reconhecimento facial, que grava o rosto do dono do aparelho e só desbloqueia quando a câmera detecta esse rosto. Ao que parece o recurso pode ser enganado facilmente.

Como um dos primeiros celular a ter o Ice Cream Sandwich, o Galaxy Nexus é um dos aparelhos que pode ter o recurso de reconhecimento facial ativado. Mas de acordo com o vídeo abaixo, encontrado e publicado pelo pessoal do Phandroid, basta que você tire a foto da pessoa dona de um Galaxy Nexus e mostre-a na tela para a câmera frontal no aparelho que ele será desbloqueado.


(Vídeo no YouTube)

O cara que postou o vídeo garante que ele usou o próprio rosto como forma de criar a senha e não a sua foto no Galaxy Note. Mas ainda assim, você espera que os engenheiros de software do Google responsáveis pelo Android teriam pensado nessa possibilidade. Seria necessário um trabalho maior nessa funcionalidade específica, analisando traços do rosto, profundidade e outros elementos para verificar que não era uma superfície plana. Mas seria possível.

Acho que os engenheiros pensaram que destravar o celular com uma foto do rosto seria algo óbvio demais e não se prepararam para essa situação. E deu no que deu.

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha