De acordo com a GSMA, associação de fabricantes de dispositivos GSM, até o final de novembro os celulares, smartphones, tablets e modems que se conectam à internet pela rede celular deverão chegar à marca de 6 bilhões de aparelhos. O número é particularmente impressionante por outro fator: no final de outubro a humanidade chegou à alarmante marca de 7 bilhões de pessoas em todo o mundo.

Asiáticos no celular: eles dominam a área
Asiáticos no celular: eles dominam a área

Segundo o órgão, a região da Ásia é a área em que os dispositivos móveis estão passando por um “crescimento explosivo”. “Vamos chegar a 6 bilhões de conexões móveis no mundo até o fim de novembro de 2011, com a região da Asia Pacífico atuando como a grande força do crescimento por trás do setor móvel global”, diz Tom Phillips, um dos diretores da organização. Até o final do primeiro trimestre de 2012 zona Ásia Pacífico deverá contar com 3 bilhões de conexões móveis, completa Phillips.

Ainda segundo o relatório, a China, sozinha, tem 940 milhões de conexões móveis, mais do que a Europa e EUA somados. Entre os motivos que explicam tamanho crescimento, a associação aponta os investimentos em estrutura e o oferecimento de planos pré-pagos a preços módicos à população local, além da queda de preços de smartphones em geral.

Dados referentes à América Latina, EUA e Europa só deverão ser liberados pela GSMA em dezembro. Apenas como curiosidade, segundo o Banco Mundial em 2009 1,1 bilhões de pessoas viviam com menos de um dólar por dia.

Com informações: GSMA, BGR. Imagem sob licença CC do usuário Josh Liba no Flickr.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados