Início » Hardware e acessórios » Notebooks com processadores ARM chegam em 2013

Notebooks com processadores ARM chegam em 2013

Por
3 anos atrás

De acordo com fontes da indústria de tecnologia, a compatibilidade da próxima geração do Windows com a arquitetura de processadores ARM não deverá ser aproveitada apenas para construir tablets com o sistema da Microsoft. As informações do DigiTimes são de que até a metade de 2013 deverão chegar às prateleiras notebooks tradicionais – equipados com teclado e touchpad – construídos sobre a mesma plataforma que até agora se limita a dar vida a smartphones e tablets.

Apesar de fabricantes de chips como a Nvidia e Qualcomm conseguirem aumentar a capacidade de seus processadores ARM em potência e desempenho nos últimos meses, isso ainda não é o bastante. As fontes do site dizem que “assim que eles conseguirem fazer com que o Windows 8 rode satisfatoriamente em seus chips, os primeiros notebooks ARM chegarão às lojas para concorrer contra Intel e AMD”.

Chip ARM usado pela Samsung em celulares

Atualmente as gigantes como Lenovo, HP, Dell e Samsung têm planos mais avançados de colocar notebooks ARM no mercado. A previsão é de que os primeiros modelos sejam mostrados até o final de 2012, e que as primeiras unidades cheguem às lojas até junho de 2013, além de abocanhar boa parte do mercado até 2015.

As grandes vantagens dos notebooks ARM seriam seu consumo moderado de eletricidade e menor preço. Já os grandes desafios para a arquitetura seriam a falta de suporte para programas e o receio de fabricantes de componentes investirem em um nicho ainda pouco claro do mercado.

Em todo caso, é bom lembrar que durante a apresentação do Windows 8, a Microsoft afirmou que a versão ARM de seu sistema estaria disponível apenas para tablets.

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha