Nova barra superior do Google | Clique para ampliar

Pra mim a barra superior do Google, aquela preta que provavelmente ainda está no Gmail, Reader, Agenda e demais serviços da empresa que você utiliza, sempre foi bastante útil. Azar o meu, pois o Google informou na noite de terça-feira que descontinuou a bendita barra. No lugar dela vai entrar algo bem diferente do que eu esperava ver com a padronização do layout dos produtos Google.

Em vez de uma barra superior com links para os principais serviços, o Google optou por colocar no ar uma barra maior com outras coisas. Tem a marca do Google e a caixa de busca imediatamente ao lado. Assim como acontece atualmente no buscador, porém aplicado a todos os demais produtos fornecidos pelo gigante da web. A diferença é que, no Gmail ou no Docs, a pesquisa realizada a partir da nova caixa de busca diz respeito somente aos itens referentes ao serviço que você abriu. Por exemplo, no Calendar a busca vai funcionar somente em datas e eventos; no Gmail, em mensagens enviadas e recebidas.

Abaixo você vê a nova cara da barra do Google

Marca do Google. Caixa de busca. Além desses elementos, a nova barra superior dos serviços do Google apresenta ícone para buscar por meio de voz. E, ali na direita, estão informações da tal “web social” na qual o Google tanto aposta. Aparece o nome do usuário, o contador de interações ocorridas no Plus, e um botão para compartilhar o conteúdo.

O mais bacana é que o Google achou um lugar para colocar links para os serviços que antes figuravam listados na barra preta. Repare que tem uma setinha ao lado da marca do Google. Clicando nela, um menu flutuante apresenta todos os produtos que a empresa oferece atualmente e para os quais a conta está habilitada. Com bastante espaço para futuras adições, de acordo com o anúncio da empresa.

Eles fizeram um vídeo (em inglês) que apresenta a nova barra superior. Assista:

Vídeo do YouTube

Coroando a padronização no design de seus produtos, a nova barra superior me trouxe a impressão de que o Google quer fortalecer a própria marca. O vídeo deixa bem claro que o nome “Google” fica em evidência, enquanto o nome do produto aparece em segundo plano, com menor importância.

Também percebo que, a partir de agora, todos os produtos do Google terão a parte superior bastante parecida. Sobra menos espaço para inovação nessa área. Se algum produto novo requerer um visual diferenciado em sua parte superior, sabe-se lá como o Google vai resolver o problema… Bom, os engenheiros de Mountain View são muito bem pagos para resolver esse tipo de questão.

O Google não deu detalhes sobre o processo de liberação da novidade. Geralmente demora mais para usuários com a conta nos serviços Google ajustada para português. No entanto, a barra não apareceu no meu Gmail em inglês.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados