Início » Web e redes sociais » Nova ferramenta de estatísticas do YouTube mostra mais detalhes de quem está assistindo

Nova ferramenta de estatísticas do YouTube mostra mais detalhes de quem está assistindo

Por
3 anos atrás

Já faz ao menos dois anos que o YouTube disponibilizou aos seus usuários o Insights, uma ferramenta que permite que que usuários que enviaram vídeos ao site vejam suas estatísticas. Hoje o Google refez completamente essa ferramenta, rebatizando-a de YouTube Analytics. E ela promete entregar tantos detalhes que não vou ficar surpreso se um dos itens no relatório for “quais as cores de roupas íntimas mais usadas por quem assistiu os seus vídeos”.

Enquanto que o Insights mostrava os dados de maneira pouco interativa, o YouTube Analytics vai mostrar relatórios detalhados dizendo quais vídeos estão gerando mais assinaturas no canal de um usuário, quais são os mais lucrativos, qual a média de avaliações ou marcações de vídeos como favorito e qual a retenção absoluta de público-alvo de um certo vídeo, dentre várias outras.

Essa última é particularmente interessante por que vai calcular e mostrar em um gráfico exatamente em que ponto do vídeo, com minutos e segundos, as pessoas que o estão assistindo decidiram sair para outra página ou repetir um parte. Além disso a página inicial mostra um resumo com todos os dados importantes sobre os últimos vídeos publicados e que deve oferecer uma visão geral das últimas visualizações.

A ferramenta já está disponível publicamente nesse link. O Google avisa que para ter acesso ao YouTube Analytics é necessário usar um “navegador moderno”, o que sugere que os recursos são exibidos com características específicas do HTML5.

  • http://twitter.com/MasterWebInter Yangm

    Google adora seguir o exemplo do Yahoo! e isola seus serviços…
    Não seria mais intuitivo usar o Google Analytics para isso?

    • Gaba

      Teoricamente não! Eles teriam que criar uma outra área dentro do Analytics só para o Youtube!

      • http://twitter.com/MasterWebInter Yangm

        Teoricamente, pois os vídeos que são postados no youtube ficam em uma página, e não seria necessário uma área só para o Youtube, o jeito que está é muito bom e organizado, bastava criar automaticamente no Analytics os links do youtube. E na listagem, poderia ser assim:
        Seu site x
        suas páginas
        Seu site y
        suas páginas
        Youtube
        Nome do vídeo
        Nome do vídeo
        Nome do vídeo

        E ao clicar no Nome do vídeo, abrir o painel com as funções extras, como a cor das roupas íntimas de quem assistiu o vídeo.

  • Gaba

    Fico pensando aqui… a engenharia deve ser muito forte por trás disso tudo. Queria poder ver o DB dessas análises, deve ser o “cão chupando manga”…

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha