Siri não vai funcionar no iPhone 4S em português

Recurso está disponível em inglês, francês e alemão.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Ele está chegando. O iPhone 4S, um dos produtos mais esperados pelos brasileiros nesse ano, por sorte será lançado aqui antes de trocarmos de calendário. Claro, Oi e TIM confirmaram que o smartphone chega às prateleiras em 16 de dezembro — só falta a Vivo confirmar a data. Uma vez que o lançamento do aparelho é certo, agora é o momento certo de falar de um dos recursos mais bacanas dele: o assistente virtual Siri.

Siri no iPhone 4S

Quando foi lançado, o Siri impressionou porque realiza ações no aparelho depois de entender frases bem contextualizadas. Sem depender de falar palavras-chave, como acontece no Windows Phone 7 (essa comparação causou polêmica, como você bem sabe). Aí o leitor pergunta: teremos Siri no Brasil?

A resposta que eu obtive com a Apple não é das mais animadoras: não. O Siri não estará disponível inicialmente para os consumidores brasileiros. É bem verdade que o assistente virtual está disponível somente para o iOS 5 no iPhone 4S. Ainda assim, esse é um privilégio ao qual os consumidores locais não terão acesso.

De acordo com a Apple Brasil, o Siri é uma tecnologia em estágio beta de desenvolvimento. Ainda não está pronta. Portanto, a empresa meio que se reserva o direito de não colocá-la em certos mercados. Por mais que seja um recurso interessantíssimo, por enquanto não teremos o Siri por aqui.

A tecnologia de reconhecimento de voz depende do idioma em que a pessoa fala. No momento, o Siri funciona em inglês, francês e alemão. No caso do inglês, atende muito bem a consumidores dos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália (até mesmo por causa do sotaque nas diferentes regiões).

Se você quiser usar o Siri, provavelmente terá que ajustar o sistema para um idioma no qual ele é suportado. O que não inclui o português do Brasil — nem o dos nossos irmãos do outro lado do Atlântico. Numa conversa por telefone, uma representante da Apple aqui no país disse que o suporte ao nosso idioma deve aparecer em breve. De pronto, nada de Siri para nós.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados