Ir para o conteúdo.

Início » Software e Apps » Microsoft vai forçar update de Internet Explorer obsoleto no Brasil

Software antigo sempre foi um calo nos pés cansados da Microsoft. Por mais que o pessoal de Redmond se esforce para criar coisa nova e bacana (por vezes eles conseguem, a despeito do que muitos odiadores pensam), não adianta muito ter um Live Messenger cheio de animações bonitas e visualmente interessantes se uma base enorme de usuários ainda utiliza o Windows XP como sistema operacional.

No campo da web a coisa fica ainda pior porque os desenvolvedores e designers se desesperam ao ver as atrocidades que versões antigas do Internet Explorer fazem com páginas criadas amparadas nos mais recentes padrões abertos para a rede. A empresa fica num fogo cruzado. De um lado, os programadores reclamando. Do outro, os usuários menos tecnológicos que não estão nem aí para o problema. E a MSFT sem ter o que fazer.

Felizmente isso está para mudar. A companhia deu hoje uma excelente notícia para quem torce por navegadores sempre atualizados. Começando com Brasil e Austrália, a atualização do Internet Explorer será automática e compulsória. Promessa da MS: fazer algo similar às atualizações do Chrome, nas quais o usuário mal percebe que novo software foi instalado na máquina.

Internet Explorer 6: Sai pra lá, coisa ruim

A partir de janeiro do ano que vem as atualizações automáticas do IE chegam por meio da rede para os usuários. Já é assim com as correções de segurança, as quais a Microsoft escoa por meio do Windows Update. No Windows XP, quem tem Internet Explorer 6 ou Internet Explorer 7 será empurrado para o IE8. No Vista (tem quem use Vista?) a versão escolhida foi o IE9. Cabe lembrar que a nona iteração do navegador jurássico foi lançada sem suporte ao também jurássico (e desatualizado) Windows XP.

Pelo que a Microsoft divulgou, as instalações automáticas serão… automáticas. Quer dizer que não vai depender de autorização do usuário, como muitas vezes acontece nas atualizações de segurança fornecidas pelo Windows Update.

“Como sempre ocorre, quando a versão do navegador for atualizada para a versão mais recente via Windows Update, a página inicial, o provedor de busca e o ajuste de navegador-padrão permanecerão os mesmos.” — Afirmou a MS Brasil em comunicado.

Além da maior compatibilidade com HTML5 e outras novidades recentes (ou quase recentes) em termos de desenvolvimento para web, a atualização de navegador garante maior segurança para os usuários. Muita coisa ruim passa despercebida pelo IE simplesmente porque o usuário não mantém o software atualizado.

Internet Explorer 9: bem melhor assim

A mudança de filosofia é mais do que bem vinda. Chega tarde, atrevo-me a dizer. Porém em tempo para garantir que, num futuro próximo, todos viveremos felizes sem nos preocuparmos com versões para aplicativos tão importantes e cotidianos como o navegador.

Talvez para você ou para mim a atitude da MS não faça muita diferença (ou você está com o IE atualizado, ou usa outro navegador mesmo). Mas para a minha querida avó, ainda no XPzão, será uma facilidade a mais. E uma preocupação a menos para o técnico em informática particular da véia — eu.

122 Comentários (Deixe o seu!)

  • luizalbertotj
    1c

    Será que agora o IE6 morre?

    • @mos_axz
      1069c

      Agora vai, a não ser que tenha alguem muito sacana pra fazer um virus que tire o poder da MS do xp…

    • Alexandre

      Restarão os usuários de windows 2000 pra baixo.

      • @mos_axz
        1069c

        Esses 12 que usam ME pra baixo e tem internet em casa que se virem pra baixar o xp com internet discada de 32…

    • Kowalski
      197c

      Por que essa violência, filho?! :shock:

    • fabiano ☺
      189c

      Depende da China!

    • Yangm
      1c

      Você gosta de usar IE ou comentou usando ele só de graça?

      • luizalbertotj
        1c

        Gosto de usar o IE sim. Tenho todos os navegadores no meu pc. Uso o IE por que quero.
        Antes eu usava o Chrome. mas depois do IE9 voltei pro IE e fiquei. ;)

      • Fer

        Ainda bem que entre o IE 6/7/8 e o 9 há uma grande diferença… Que você deveria saber antes de comentar!

        • Yangm
          1c

          Olha só quem fala… quem não sabe nada de IE é você, sou webdesigner e conheço cada entranha de cada versão do IE e sei que o IE 9 continua sendo uma merda que renderiza tudo terrivelmente.

  • Turdin
    3346c

    Let’s the processos begins.

    To vendo negada caindo de pau em cima dizendo que a M$ fere direito do usuário, que é invasiva, #mimimi #mimimi #mimimi

    • Isso na minha opinião é o que o update deveria ser: automático, em segundo plano e independente do usuário.

    • Se fosse assim, atacariam o Chrome.

      • @mos_axz
        1069c

        o Chrome não é feito pela Microsoft. Se fosse criticavam… Não sei porque a MS tem tanto hater. Na verdade sei, mas é por razões imbecis…

    • Victor

      Quale. Eu não gosto nem um pouco da M$, mas não vou criticar ela por isto. Ela esta fazendo um favor a quem desenvolve sites e os usuários.

  • Então o presente de natal só chega em janeiro? Bom, antes tarde do que nunca…

    • @leozacche
      412c

      Não, o presente chegou antes (o presente é a notícia!) ;-)

  • Yangm
    1c

    Os webdesigners agradecem.

    • RClemente

      Fatasso!

    • Fer

      Pois é… #FATOOO, pena que ainda tem muito jegue usando o XP, e com isso nada do IE9! ¬¬
      A MS deveria ter feito um IE8.5, que suportace as novas tecnologias, mas que continuasse aquele coco por fora, só para ajudar os Web Designers!

  • @mos_axz
    1069c

    Gostei. Mas como não precisa de aceitação do usuário, vai ter gente reclamando que a MS está abusando de seu poder como fabricante do software.
    Sabe uma coisa que seria interessante? um desconto para atualização do OS(tipo, quem tem o Xp original tem um desconto para comprar um 7, por exemplo. Nem sei se isso já existe aliás)

    • Vinícius
      1601c

      E quem teria o Windows XP Original hoje, principalmente aqui no Brasil, OEIWOEIWOEIWO????

      • @mos_axz
        1069c

        Empresas, que gastaram dinheiro absurdo pra montar seus computadores e não querem gastar tanto assim pra atualizar tudo. E algumas(raras) pessoas também…

        • Vinícius
          1601c

          Bem, empresas na maioria das vezes. A maioria dos usuários hoje em dia instala o piratão!! O que a Microsoft tinha que fazer realmente, era abaixar o preço do sistema, pois aqui é realmente MUITO caro!! Mas com o rápido crescimento do Windows 7, e cada dia mais próximo do Windows 8, máquinas mais velozes e com tecnologia mais atualizadas deixarão de dar suporte ao Windows XP. É uma questão de tempo até vermos o Windows XP fadado ao esquecimento!!

          • @mos_axz
            1069c

            OREMOS!

          • @Cobalto
            480c

            Fale por você e sua familia, todos os meus Windows são originais.

            • Vinícius
              1601c

              Quem disse que os meus são falsificados ???

              Todos os meus são originais :)
              Meu primeiro computador foi com Windows Vista, que usei até o dia que lançou o 7, e o Vista era OEM original, o pc pifou, e tou com mais dois computadores agora, tudo com original, todos os softwares que uso no pc são originais, inclusive anti-vírus ;D

              Mas não é a realidade da grande maioria dos Brasileiros!!

        • Yangm
          1c

          Esqueceram dos PCs que vêm com windows de fábrica.
          As vezes eu fico imaginando, se o Windows 7 Ultimate custa em torno de 700 dilmas, quanto custaria meu notebook sem o Home Premium?

          • Vinícius
            1601c

            Então, comprei meu notebook no site da Dell, na época, ele viria com Windows 7 Home Basic X64 , comprei ele com o Home Premium x64 e a diferença se não me engano, foi entre 70 e 100 reais, do modelo com Home Basic….

            • Yangm
              1c

              Falando em Home Basic, eita versãozinha mais limitada, parece um Starter mais caro…

            • Ramon Melo
              2410c

              Thiago, depende do convênio. As faculdades privadas subsidiam as licenças, então elas limitam porque, se não, o convênio seria caro demais. Nas públicas, costuma valer para todo mundo.

              Depende também de quem pediu a parceria. Lá na faculdade foi a reitoria, por isso vale para todos. Se foi o departamento de TI quem pediu, eles foram egoístas e colocaram só os alunos deles no programa. ;)

          • Ramon Melo
            2410c

            Windows OEM é MUITO mais barato que o da loja. Eu só atualizo minhas versões do Windows porque sai de graça para mim (MSDN Academic Alliance). Ficar gastando R$500 de 3 em 3 anos sai caro demais para um software que só serve para jogar e usar o Office e o Visual Studio (outro que eu jamais compraria se tivesse que pagar).

            • Vinícius
              1601c

              Alguem sabe se a UnB tem algum contrato com a Microsoft ?? soaisoaiosiao

            • Ramon Melo
              2410c

              A Microsoft cede cópias gratuitas dos softwares dela para universidades públicas conveniadas. Procura alguém do setor de tecnologia da universidade e pergunte. Se não tiver convênio, tem que entrar na ouvidoria da universidade e pedir.

              Não precisa ter nenhum curso de tecnologia afiliado, embora a lista dos programas cedidos varie de acordo com o convênio. Se não houver cursos da área de TI, pode ser que ela não libere o Visual Studio Ultimate, por exemplo.

            • Vinícius
              1601c

              Eu vou fazer Eng. da computação, vou procurar saber disso lá!

            • Yangm
              1c

              Não vejo a hora de chegar o colegial… Software M$ diGrátis? Vou fazer a festa!

            • Vinícius
              1601c

              kkkkkkk!! Só terceiro ano pra mim agora *———* , e você Yangm, em que série tá ?

            • Yangm
              1c

              8º Ano, ano que vem vou pro 9º ano (AVÁ).

            • Vinícius
              1601c

              lol, o 9º é o mais fácil do ensino fundamental, só que te dá uma base boa pro ensino médio…. Agora, o primeiro ano do e.m. é dificil, acho que mais por causa do choque que tem, mas o 2º ( que fiz esse ano) é meio complicado, muito conteudo, nunca estudei tanto igual estudei esse ano!! Agora o terceiro, não sei dizer, só sei que ano que vem termino e tou feliz por isso *—-* hehehe!!

            • @mos_axz
              1069c

              3° ano é infinitamente mais facil que o 2° ano. Em ordem de facilidade é: 9°>3°>1°>2°. Serio, 2° ano é o pior de todos…

            • Vinícius
              1601c

              Tomara xD

              Realmente, 2º foi muuuuuuuito ruim, nunca ralei tanto pra conseguir nota em quimica e biologia igual esse ano!!

              O primeiro, apesar de tudo, foi fácil… Foi mais uma revisão aprofundada do Ensino fundamental!!!

              Sai traumatizado do 2º
              :S

            • Ramon Melo
              2410c

              Vocês podiam pegar o contato um do outro e conversarem fora daqui, né? Além de poluírem a página de comentários, vocês estão ativando as notificações na minha extensão.

            • Kowalski
              197c

              :lol:

            • Vocês reclamando do ensino médio… nem esperam pela faculdade. Ensino médio vai parecer facil demais.

            • Desculpa pela resposta duplicada, mas @RamonMelo, não sei se a parceria entre a Microsoft e Faculdade vale pra todos os cursos. Aqui na minha faculdade, apenas os cursos relacionados com informatica (Engenharia de Computação, Automação e Sistemas de Informação) tiveram acesso às licenças do VS, Windows e outros programas.

      • Tenho um netbook que tem o xp original.

  • Andre

    No XP ele não morre….
    Afinal de contas não existe mais atualização do IE pra ele…

    • Quem tem XP será forçado a usar o IE8, que a última versão de IE que funciona no XP.

  • Marlon Tolksdorf

    Mas que culpa os desenvolvedores têm de a PESSOA querer usar um navegador que não exibe os sites direito? Problema é da pessoa!!!

    PS: Uso IE e Chrome.

    • @mos_axz
      1069c

      Se muitas pessoas usam, o cliente vai querer que funcione para essas pessoas, já que são clientes em potencial do seu cliente. E o desenvolvedor que se vire pra fazer o possivel.

      O problema não é o IE em si, mas suas versões antigas. O IE9 normalmente abre os sites que dão erro no chrome por exemplo.

      • Tulio

        Mas até no IE 9 ainda acontecem muitos problemas de CSS e Javascript que não acontecem nos outros navegadores.
        A maldita Micro$oft não gosta de seguir os padrões da W3C.

        • Yangm
          1c

          #Fato.

        • Hoje eu me deparei com um problema no Chrome(sou desenvolvedor) que no FF 8 e IE 9 funfou e Chrome não.
          Engraçado hoje o Chorme está virando o IE6 na época o melhor navegador, com recursos que so funcionam nele(como tinha o o IE6)
          Aconselho a leitura do artigo:
          http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2397158,00.asp

    • Blek Zarioky
      2c

      Não é bem assim que funciona. Se uma pessoa não consegue abrir o sistema online da empresa, ela não vai poder fazer coisas através dele, e dependendo do tipo de empresa ela pode até mesmo simplesmente perder o cliente. Uma loja online, por exemplo, tem que criar um sistema compatível com todos os navegadores, incluindo o IE6, e é aí que começa o inferno do desenvolvimento.

    • Ramon Melo
      2410c

      O problema, meu caro, é quando o CLIENTE usa IE6* e quer que o site dele funcione no computador dele. E aí, vai recusar dinheiro assim?

      *OBS: se o cliente usar IE6, jogue as mãos para os céus e agradeça a graça concedida. Tem cliente que, além de usar IE6, ainda instala tudo o que é barra de ferramentas e força você a desenvolver um site com layout 1024×400.

  • RKNeto
    338c

    Forçar um update no IE? Vão instalar o Chrome sem que os usuários saibam?

  • Infelizmente muitas empresas grandes vão chiar, pois compraram softwares a séculos atrás que só funcionam no IE6.

    • Vão ter que ativar o modo de compatibilidade do navegador.

    • Na empresa onde trabalho só tem o IE6 devido aos softwares atrelados à ele, vamos ver como vai ser esse upgrade.

      • Não só empresas, como órgãos públicos… vai sobrar pra todo mundo essa atualização. Mas de qualquer maneira é bem-vinda.

      • A Microsoft TEM que lançar um patch pra desabilitar a atualização automática. Já trabalhei também em uma empresa que precisava do IE6. Isso era um inferno!

        • Scott
          516c

          Ela já lançou.

  • So uso o IE pra baixar outro navegador hehehe !!!.. ele está velho e obsoleto durante decadas sem mudanças !!!

    • Tenho que discordar. O Internet Explorer 9 segue uma série de padrões web muito bem definidos. Acho que navegador é uma questão de preferência, mas o IE9 atende bem quem não quer se preocupar com esse tipo de coisa. Num cenário de usuário mais leigo, eu recomendaria o navegador nativo do Windows sem maiores problemas.

      • O IE9 é realmente o que o IE deveria ser… pena que nem todos os IE users estão com ele.

    • É a velha mania de criticar sem conhecimento de causa…

    • Yangm
      1c

      Outro software que está velho e obsoleto durante decadas sem mudanças !!! é o Windows XP.

      • Kowalski
        197c

        O Windows XP é uma “criança” ainda: completou dez anos em 2011… :mrgreen:

  • Que felicidade isso trás para os desenvolvedores web! :D

  • @brunogdb
    4239c

    Por que não matam logo o Internet Explorer? Vai ser muito mais feliz.

    • @mos_axz
      1069c

      Porque existem algumas pessoas como eu que gosta do IE9. Qual outro browser vou usar como 2° opção?

      • @brunogdb
        4239c

        Eu odeio o IE. Mesmo na versão 9, ele ainda me decepciona.

    • Por mais estresse que eu já tenha passado (e ainda passo) por causa do IE, eu penso ele realmente se tornou competitivo e mantem os concorrentes correndo atrás de continuar melhorando. Concorrência entre produtos nunca é ruim para o consumidor, mesmo que um produto não seja… digamos… bom.

      Uso FF pra desenvolver e Chrome pra navegar em casa, btw.

  • 30 mil programadores curtiram isso… e aumentando!

  • Kowalski
    197c

    “pés cansados da Microsoft” Muito filósofica essa reflexão…

    • Agradeço.

  • Antes tarde do que nunca. Já dizia o poeta.

  • Po se vc é o suporte técnico da sua vó, bem que c podia já ter atualizado o sistema dela, rs.
    Mas que bom que a MS resolveu se mexer. Mas fico pensano se em outras épocas essa “invasão” não seria mal vista?

  • A Microsoft vai enterrar o “ainda vivo” Internet Explorer 6

  • Seria legal se a MS fizesse algo tipo o Chrome Frame pro IE6 ou 7, só que com o motor do IE9 ou 10. Deixaria os devs felizes e não causaria uma avalanche de telefonemas perguntando “minha internet mudou e não sei mais mexer, tem como consertar?”

  • A notícia de fato é muito boa, só não entendi o título “…no Brasil”. Essa atualização vai ser só aqui no Brasil ou ela já ocorre nos resto do mundo (e só chega agora pra gente) e eu não sabia?

    • “Começando com Brasil e Austrália, a atualização do Internet Explorer será automática e compulsória.” Acredito que seja em caráter experimental. Se der certo, eles adotam em outros países.

      • Ah, acho que pulei essa parte… Isso que dá ler com pressa… Valeu.

  • Até que enfim, pra ter uma ideia aqui na minha escola, na sala de informatica ainda tinha o finado IE6… Coloquei o Chrome em todos!

    Mudei o User Agent do Chrome, user-agent=”Mozilla/2.0 (compatible; MSIE 3.0; Windows 3.1, para posta no blog, não deu, tá bloqueado (risos)

  • 7megas
    271c

    Se tudo der errado … ie6 via wine…

    • @leozacche
      412c

      É permitido conteúdo ofensivo assim aqui neste blog???

      • Não. Onde você viu conteúdo ofensivo?

        • @leozacche
          412c

          IE via wine é pra lá de ofensivo!

          ps: Foi mal, era piada. Ruim, mas era.

          • hauhauhuahuahuahahu Ok ok!

  • Vou numa chapelaria agora buscar um chapéu para tirar para a MS.

  • GustavoUNQ
    1256c

    Como ele é parte da estrutura do sistema operacional, nada mais compreensível (e necessário)…
    Demoraram pra fazer isso.

  • Marcelo
    148c

    desculpa a pergunta, mas alguma criatura ainda usa windows 2000 ? #nomegusta

    • Acho que so empresas. Vejo ainda caixas eletrônicos que usam o windows 2000

    • Nada mais, nada menos que a Receita Federal instalada dentro do SERPRO.. tudinho original… (nas maquinas de funcionários simples e mortais)

    • TatoGomes
      447c

      Minha mãe até pouco tempo atrás suspirava por um Win98. Depois, foi uma luta pra atualizar pro XP. E agora ela está superando o trauma do Win7. =D

      Se não fosse por mim, ela ainda estaria com um Win98 tranquilamente.

      Existem muitas pessoas no estilo “quem mexeu no meu queijo?” por aí…

  • deuso

    Esse “MSFT” nos textos do tecnoblog me incomodam pacas…

    • Vinícius
      1601c

      Parece nome de partido político :x

      • Kowalski
        197c

        É irmão do MST… :P

    • Smess
      177c

      Prefere M$ ao invés de MSFT?

    • @mos_axz
      1069c

      Falei com o Thassius no twitter e ele disse que eu me acostumava. No 3° texto(esse) isso não me incomoda mais…

      • Aê! XD

        • Vinícius
          1601c

          Essa giria vai acabar pegando por aqui daqui algum tempo xD

          De MS para MSFT :P

          • Não é gíria, é o alias da Microsoft na bolsa americana.

  • A notícia seria boa, mas existe uma grande parcela de usuários do Windows XP (pirata) que desativa o Windows Update. Ao utilizar o Windows Update é instalado uma ferramenta de verificação da autenticidade do Windows (não me lembro o nome), que “bloqueia” os windows piratas.

    Então, acho que no fim das contas não vai fazer diferença esta notícia. Em teoria ela é ótima, mas na prática acho que vai fazer pouquíssima diferença.

    • Vinícius
      1601c

      Windows Genuine Advantage – WGA

    • Yangm
      1c

      Que eu saiba, eles não desabilitam as atualizações automáticas, apenas a atualização em questão (WGA).

      • Ramon Melo
        2410c

        Os pirateiros geralmente têm medo de que isso se repita e desligam logo o Windows Update de vez.

        • Yangm
          1c

          LOL.

  • Dai as pessoas vao descobrir que liberdade de customização só no Linux mesmo.
    Cade que o Chrome atualiza sozinho no Ubuntu? Sim, é feito de forma automatica, porém o usuário precisa conferir tudo e digitar apenas a senha, mas se ele quiser, pode desmarcar a caixinha do chrome e fica desatualizado…. no Windows… nem existe como…o usuario nem percebe que foi atualizado seu app…

    • O Meu Chrome não atualiza sozinho.. o.O

      • Kadu
        1917c

        No Windows deve atualizar sim, mano. A questão é que você deve forçar a atualização antes do navegador atualizar sozinho (comigo é assim).

  • A notícia em teoria é boa, mas na prática vai fazer pouca diferença.

    Quem tem Windows XP pirata normalmente deixa o Windows Update desabilitado, já que ao estar habilitado ele instala uma ferramente de verificação de autenticidade (não lembro o nome exato).

    Lembro que para instalar o IE7 precisava instalar esta ferramenta de verificação de autenticidade, então, como disse, acho que fará pouca diferença no fim das contas, o que é uma pena. Navegador desatualizado (qualquer um deles, não só o IE) são um atraso de vida para a internet de maneira geral.

    • Scott
      516c

      O IE7 só exigiu a verificação de Windows original nos primeiros meses após o lançamento. Depois viram a burrada que era e tiraram isso.

  • Tarcísio de Oliveira Moura Júnior
    11c

    Só tem uma pessoa aí em cima usando o IE…

  • Smess
    177c

    Melhor um IE atualizado do que um IE pra meter dor de cabeça aos desenvolvedores.

  • Como conheço um monte de gente nessa situação,acho uma idéia brilhante.Tem gente que não faz por pura ignorância e medo.Fico me lembrando de no meu começo na internet,eu morria de medo de mudar do i.e. pra outro navegador.Depois que tentei,já passei pelo firefox e descobri o chrome,só pra dar um exemplo.Muitos precisam ser levados a fazer o que tem que ser feito,por quem entende e sabe das coisas.

  • EDI LOPES
    940c

    Acho q a decisão de comecar pelo Brasil se deve ao fato do GC estar ganhando muitos adepitos em pouco tempo, se não me falha a memória o GC eh navegador mais usado no Brasil. Hoje em dia eu fico rindo atoa qdo vejo um”leigo” usando o GC e dizendo que prefere ele ao IE.

  • Guilherme Harrison
    153c

    Se esse negócio for feito pelo Windows Update não vai adiantar nada.

  • Marcelo
    684c

    MS e suas idéiad idiotas..

  • Eles tem é que parar de usar o Internet Explorer, essa merda mesmo estando na versão 9, alguns sites ainda não funcionam bem.

  • Quero saber como vão fazer aqui na Faculdade Cásper Líbero. Todos os zilhões de computadores rodam XP, é uma porcaria. E como é Fundação que gerencia isso daqui, sabe-se lá quando eles pretendem trocar! Pelo menos tem FF aqui, não só IE. Claro, tem uma sala de computadores da Apple, mas não é completamente liberada. Agora, pensa só quantas outras universidades ainda tem PCs com XP… esse negócio não morre!

  • Vamos lembrar que atualizações automáticas são uma grande oportunidade para verificar se o Windows é pirata, e para os piratas, a Microsoft não pretende fornecer essas atualizações.

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.