Lync da Microsoft ganha versão para iPhone e iPad

Aplicativo também chega aos dispositivos rodando Android e Windows Phone.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

A Microsoft apresenta nessa semana mais um aplicativo feito especialmente para quem possui um dos dispositivos móveis da Apple. O Lync para iOS – tanto iPad como iPod Touch e iPhone – está disponível para download na App Store em caráter imediato. Boa notícia para clientes corporativos que adotam as soluções de comunicação da Microsoft internamente. Para nós, meros mortais, significa que mais uma vez a MSFT aposta na plataforma concorrente.

O Microsoft Lync oferece integração para comunicação corporativa. Dá para dizer que se trata de um Skype, com troca de mensagens, VoIP e videoconferência, porém com recursos especificamente desenhados para o trabalho profissional. Serveria para ligar para os seus parentes, por exemplo, desde que você tenha um servidor com Lync habilitado ou tenha assinatura do Office 365, a solução de Microsoft na nuvem fornecida pela Microsoft.

Eu já vi o Lync em funcionamento num computador. O aplicativo permite transmitir a tela para algum colega de trabalho que esteja em outro setor ou em outro local, com direito a liberar o controle da máquina remotamente. Também há no Lync para PCs a exibição de mensagens do tipo “out of office” (quando uma pessoa avisa por email que não está atendendo a certas demandas por estar em viagem) imediatamente após adicionar o endereço da pessoa ao email, evitando o envio desnecessário de uma mensagem para, em seguida, tomar conhecimento de que o profissional não poderá fazer nada para ajudar.

Lync no iPhone

Pelo menos a mensagem de “out of office” tem presença garantida, como você vê na captura de tela acima.

Além do iOS, a Microsoft também anunciou a disponibilidade do Lync 2010 para o Android. O aplicativo está disponível para download no Market. E o Windows Phone também ganhou uma versão própria do Lync (nada mais natural, evidentemente).

Particularmente, vejo com bons olhos as recentes investidas da Microsoft em outras plataformas. Dentro do escritório brasileiro, a filosofia adotada é de oferecer pelo menos as ferramentas de produtividades do Office para o cliente, não importa o cenário ou dispositivo em que ele esteja. Sendo assim, nada mais justo que os dispositivos da Apple figurem entre aqueles que a MSFT suporta oficialmente e para os quais ela desenvolve software.

Decisão madura e correta de uma Microsoft que, aos poucos, precisa se reinventar para botar seu software de computador para concorrer com software que roda no navegador diretamente (leia-se Google).

Na semana passada a MSFT lançou o cliente oficial do SkyDrive para iOS.

Com informações: Slashgear

Atualizado às 21h18.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados