Ir para o conteúdo.

Início » Nacional Web e Redes Sociais » Startup de Manaus usa Google Maps para mapear linhas de ônibus

A busca do Google não falha: informa os melhores itinerários para ir de um ponto a outro da cidade. Pena que, por ora, as informações sobre  itinerário vale para grandes capitais, como Rio e São Paulo. Em Manaus, no distante Estado do Amazonas, uma startup legitimamente brasileira teve que colocar a mão na massa para disponibilizar dados sobre as linhas de ônibus da capital para os moradores.

Por trás da iniciativa está a Trânsito Manaus, responsável pelo Twitter @transitomanaus. São quase 20 mil seguidores que tomam conhecimento sobre as informações do trânsito na cidade por meio de um sistema colaborativo que utiliza até mesmo duas linhas de telefone celular para receber SMS. O próximo passo é determinar o itinerário das linhas de ônibus que cruzam a cidade. Por incrível que pareça, a prefeitura de Manaus não disponibiliza tais informações de forma unificada e de fácil acesso.

Visualização de itinerário

Eu conversei com o Steven Conte, diretor de inovação da Trânsito Manaus (e meu amigo pessoal, para fins de full disclosure) sobre a iniciativa. Ele explica que o Ônibus Manaus funciona como um sistema de busca, com trajetos de ida e volta do transporte público, com direito a mapas para visualizar o itinerário. De acordo com o Steven, 65% dos mapas estão prontos, e o trabalho deve se concluir até o fim deste ano.

Esse é só o começo de um grande projeto. “Em breve iremos agregar outras formas de busca ao serviço como busca por bairros, na qual você coloca o bairro em que está e para que bairro quer ir e ele informa as opções de linhas que fazem aquele trajeto.” Também está prevista a busca por logradouros ou por ponto de referência, garantindo uma espécie de mapeamento da capital do Amazonas.

Para mapas, o Ônibus Manaus utiliza a tecnologia do Google. Dá até para baixar o arquivo .kml e depois abri-lo no Google Earth, a fim de ter as informações na sua máquina sem depender da internet.

Mapa fornecido pelo Google

Iniciativa bacana de um grupo de jovens que enxergam as falhas da administração pública e chegam junto tentando melhorar a vida do cidadão. O Ônibus Manaus é um projeto aberto para colaboração externa, em especial na confecção dos mapas. Qualquer um pode ajudar. E o auxílio é mais do que bem-vindo.

34 Comentários (Deixe o seu!)

  • Guilherme Kolinger

    Aqui pra Porto Alegre já tem desenvolvido um sistema bem bom, descobri ele no início do ano. Funciona exatamente como o Google Maps, tu põe onde tu tá, onde tu quer ir e quanto tu tá disposto a caminhar pra chegar a alguma parada específica e o site indica as linhas de ônibus que você pode pegar.

    Esse é o POABUS: http://www.poabus.com.br/

    • Em Porto Alegre, tem também o oficial da EPTC (http://www.poatransporte.com.br/) integrado ao GoogleMaps, com linhas de ônibus, lotação e pontos de táxi.

    • matheus

      e semana passada a prefeitura de Porto Alegre lançou um site oficial dela, baseado no POABUS.

      • Gustavo Denes

        Esse site poatransporte ta super interessante, mas ainda há um avanço significativo a ser feito para que fique util.

        • Felipe G Nievinski
          1c

          poatransporte não faz roteirização (p.ex., chegar em ponto A partindo de ponto B), apenas indica as paradas e linhas próximas a cada ponto isoladamente.

    • lizabrum@hotmail.com

      Fala sério, querer comparar MANAUS com Porto Alegre…moro aqui á 4 anos e o povo já é acostumado com bagunça, não tem informação de nada…um absurdo pedir informações em MANAUS, ninguém nunca sabe nada…

  • luizalbertotj
    1c

    Lembro de ter visto algo parecido uma vez numa reportagem, onde o usuário mandava um SMS com o número do ponto de ônibus e recebia uma resposta com o nº de minutos para passar os próximos ônibus.
    Mas esse sistema aí parece bem mais completo.
    Queria que tivesse isso por aqui. Eu sempre perco ônibus :P

  • TatoGomes
    447c

    Interessante e bastante relevante. Grande parte das indústrias estão em Manaus, e volta e meia, funcionários de todo o Brasil precisam ir para lá. Pena que não se dá o devido valor ao local.

    Bela iniciativa!

    • Frank Wyllys Cabral Lira

      Como manauara confirmo seu comentário!

  • vitortorres

    bacana. Mas se não souber o número da linha, tá perdido. Podiam mostrar as linhas que passam por determinado nome de rua.

    • A busca por logradouro está nos planos do Ônibus Manaus, conforme o Steven Conte explicou.

  • E em São Paulo não é novidade nenhuma, temos o bom e velho:

    http://www.toape.com.br/

    O mais completo que eu conheço…

    • Nunca tinha ouvido falar desse. Mas em São Paulo tem o site da SPTRANS cheio de informações e também a integração com o Google Maps. Bem fácil.

      • Thalles
        50c

        O ToaPé é melhor que o Google Maps, mas só serve bem pra ônibus…

        O Google PIOROU o serviço em SP, basta dar uma olhada em lugares como a Linha 11 da CPTM, onde o Google depois de ter cadastrado corretamente há alguns anos, hoje bagunçou todo o meio da linha, especialmente próximo a Itaquera.

        Isso acontece também em outras regiões da cidade, mas é absurdo pensar que a estação de trem que vai servir aos jogos da Copa de 2014 tem atenção nenhuma, seja do Google ou da empresa de quem ele comprou esse banco de dados. Tem muitos erros, pra quem conhece acaba sendo bem menos confiável do que deveria (e era).

        • O Google Maps também ignora as novas linhas de metrô, ainda em fase de teste, em SP. Podiam adicionar logo essas informações.

    • Marcos Paulo

      Eu ia falar do To Apé. Ele já existe há muito tempo, esse aí de manaus não passa de uma “cópia”.

  • bawlaw
    1013c

    em Floripa as empresas de onibus normalmente não dão apoio nenhum aos passageiros..
    além das passagens custarem MUITO caro, não tem muito horario de onibus e transporte aquatico (que era para ser obvio já que é uma ilha) simplesmente não existe.

    Resumindo quem quer andar por floripa, compre/alugue um carro/moto. Sai muito mais barato. Serio.

  • EDI LOPES
    940c

    Nao sei se em BRASILIA , isso iria dar certo.Infelizmente o transporte publico aqui eh uma mafia, tudo esta nas maos do ser Canhedo e a empresa que ele controla (VIPLAN ) eh pessima em cumprir horarios.
    Ja pensei em um sistema parecido, mas nao tinha pensado ainda em usar o MAPS.
    Bela iniciativa.

  • Aqui em Fotaleza, a ETUFOR faz algo parecido: só gostaria que colocassem também os itinerários dos ônibus e transporte complementar no Google Earth… :-|

  • Luiz Eduardo Leal

    Muito legal a ideia :D

  • Igor Jacaúna
    31c

    Eu moro em Manaus, realmente tais informações desse tipo ainda são raras e iniciativas são poucas pois o apoio para esses trabalhos quase não existe…

  • Em Goiânia, o sistema é fantástico. Além de tudo isso ainda mostra quantos minutos faltam para que o ônibus passe. O sistema é controlado pelo consórcio de transporte coletivo e super eficiente, pena que não posso dizer o mesmo do transporte em si..

  • Em Floripa a própria concessionária tem um site com um sistema assim, funciona extremamente bem! http://www.transoltc.com.br/ Tem mapas, itinerários, integração, tarifas. É bem legal.

  • Lucas Barros

    Uma excelente iniciativa… Poderia ser usada também em outras capitais, como em São Paulo. Além de itinerários, a ideia poderia contar com horários de partida e chegada, monitoração veículos (caso haja trânsito, ou outras adversidades), reproduzindo toda a informação em painéis espalhados em pontos de ônibus e terminais, só que com a parceria com empresas como a Google (Google Maps) ou com a Microsoft (Bing Maps), por exemplo. Em São Paulo há algo parecido, o Olho Vivo da SPTrans, mas eu avalio que além de ser algo ultrapassado, não funciona bem.

  • Bom saber que apesar do descaso do poder publico, existe pessoas com iniciativas pra isso.

    Convido para assistir o feito para São Luís MA, que ainda com respaldo de varias universidades, o projeto é ignorado pelo poder publico!

  • O feito em Sao Luis, MA, no link abaixo

    http://www.youtube.com/watch?v=Gdigt-sIDZQ&hd=1

  • Ideia ótima, sou de manaus, eu estou ajudando no projeto entre aspas, quem quiser colaborar, e só ter conhecimento do itinerários dos ônibus e enviar, eu já fiz uma porrada de itinerários para o site! São esse tipo de iniciativa que eu queria ver aqui em Manaus \o/

  • Eu já pensei em algo semelhante para Curitiba. A prefeitura tem um site com itinerários e horários e ate um mapa, mas feito em Java, lento pra dedéu e só funciona no Internet Explorer.

  • none

    Em Curitiba-PR temos um em desenvolvimeto, mas não podemos abir para o público pois os dados de posicionamento geográfico possuem mais 10 anos, a margem de erro excede 50 metros, e várias linhas novas não possuem mapeamento geográfico. Quer ver? Faça uma pesquisa de tabela horário e acesse esse link http://goo.gl/avN9h. Abrass

    • none

      Mandei o link interno, esse é o acesso externo goo.gl/UOwgy

  • Dhaviix

    Amo isso:
    Pessoas que não ficam só reclamando… que põem a mão na massa!

  • josé Cláudio

    Boa noite,

    Ao usar o aplicativo dirigir do meu celular iphone, verifiquei que não consta Rua 17 no conjunto jardim de versailles, nem tampouco Rua Luiz Pontes, nome atua da rua citada e, ainda obervei que existe uma rua 12, porém esta inexiste, a rua que existe é a que fica a margem esquerda. Gostaria de contribuir caso seja do interesse.

  • Felipe G Nievinski
    1c

    Dica: aproveitem a Lei de Acesso à Informação para solicitarem às suas prefeituras locais uma lista de latitude e longitude das paradas de ônibus, organizadas por linha de ônibus. Com essa informação na mão, é só uma questão de cadastrá-la no Google Maps!

  • Isso não funciona! É uma fraude. Não tem todos as rotas para todas as avenidas. Lixo

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.