Início » Celular e tablet » Nokia Car Mode: central veicular para o Belle

Nokia Car Mode: central veicular para o Belle

Por
2 anos e meio atrás

Não importa se o seu futuro celular vai rodar sistema Symbian Belle ou Nokia Belle. Para ambos os casos (que na verdade são um só) a Nokia desenvolveu um aplicativo específico para funcionar como uma central veicular. O Nokia Car Mode traz as opções mais almejadas pelos motoristas no comando de um volante. Com interface touchscreen fica ainda melhor.

O aplicativo foi demonstrado pela primeira vez no Salão do Automóvel de Frankfurt em setembro de 2011, mas somente agora o Nokia Car Mode dá as caras na loja da Nokia para download imediato. E o mais importante: download gratuito, como a Nokia tem a tradição de oferecer para soluções de software próprias.

O Car Mode da Nokia tem acesso rápido a funções de telefonia, entretenimento (leia-se música) e direção. Na mais importante delas, a direção, dá para acionar o GPS do aparelho e conectá-lo ao sistema de som do veículo para ouvir instruções de direção e, ao mesmo tempo, desfrutar aquele som que você tanto gosta. Para tanto, o veículo deve ter conectividade pelo padrão MirrorLink, uma novidade que a Nokia e outras empresas apóiam. Essa versão do software custa 20 dólares na loja deles.


(Vídeo do YouTube)

De acordo com a empresa, usar o Nokia Car Mode faz com que as distrações para o motorista sejam menores. Pelo que eu sei, o Google também oferece algo semelhante no Android – um módulo automotivo com acesso a recursos básicos do aparelho. Não sei dizer se o iPhone oferece recurso similar nativamente.

A Nokia prometeu que o aplicativo chega numa versão específica para o Nokia N9 (leia o review do Tecnoblog escrito por mim), que roda MeeGo, em breve.

Com informações: Engadget

  • http://dicasdainternet.wordpress.com Caio Alexandre

    Eu aqui feliz de ter conseguido baixar o mapa do Brasil pro 5800 e eles anunciam isso. :(

    • Pedro Maich

      E eu que baixei pro 5530? Só que só pra se localizar porque não tem GPS.
      Um dia ainda terei um celular top de linha heeheh

  • http://twitter.com/MasterWebInter Yangm

    Como não sou motorista, não vejo utilidade em um car mode que pode distrair o motorista tanto como uma chamada de voz. E se tiver um carona comandando o celular, o car mode não precisa ser utilizado, logo…

  • http://mourati.blogspot.com/ Valdiclei

    Tomara que tenha para o n8

  • http://twitter.com/daniellpita @daniellpita

    Primeiro vou comprar um carro. (y)

  • TatoGomes

    Não é por nada, mas isso não faz a mesma coisa de um GPS normal e o som do carro ligado? Fora que aqueles controles atrás do volante para controlar o som (que alguns carros possuem) são bem mais úteis que o touchscreen nesse caso.

  • http://twitter.com/carlosassis83 @carlosassis83

    Galera, e o fato de que o “CARRO” precisa ser compatível? Se não me falha a memória li ha um tempo atras que esse sistema estava sendo desenvolvido em parceria com a VW. Ou alguém conhece algum modelo de carro comercializado atualmente em nosso país que dê suporte a essa função do Nokia Car Mode? Por mais TOP que o carro seja? A não ser que a Nokia pretenda vender além do celular o display pra você conectar no painel do carro no lugar do Rádio ou DVD?

    • http://about.me/thassius Thássius Veloso

      O carro tem que ter o padrão MirrorLink disponível. A informação está no texto.

  • http://twitter.com/AntonioVeras @AntonioVeras

    Acho que eu encontrei uma razão para colocar um aparelho de som no carro.

    • TatoGomes

      Mas prepare seu bolso, amigo. Tem que ser um som compatível, que muito provavelmente é bem caro. =D

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha