Ir para o conteúdo.

Início » Curiosidades » Woz: “Queria que o iOS fosse como o Android”

Estão enganados aqueles que acreditam que, por ser um dos fundadores da Apple, o rei geek Steve Wozniak recomenda apenas produtos da empresa da maçã àqueles que pedem sua opinião a respeito de gadgets.

Dono de diversos iPads, iPhones e aparelhos Android (sendo que recebeu um deles diretamente do Google durante uma visita à sede do gigante da web), o gordinho acredita que, apesar de ótimo, o iOS poderia ser parecido com o Android em alguns aspectos.

Em suas palavras, ditas ao site Slashgear:

“Eu tenho uma menor taxa de sucesso com o Siri do que com o sistema de voz embutido no Android, e isso me incomoda. Se no meu carro eu disser “ligue para Lark Creek Steak House” ao meu iPhone, nada acontece. Então pego meu Android, digo a mesma frase e a ligação é feita. Além disso no Android eu tenho a navegação por GPS, que está anos à frente do iOS. Meu principal telefone é o iPhone e eu amo sua beleza. Mas eu gostaria que ele fizesse todas as coisas que meu Android faz.

(…) Eu só recomendo o iPhone 4S às pessoas quejá estão no mundo Mac, porque ele é muito compatível com o sistema e para aqueles que têm completo medo de computadores e não querem usá-los. No iPhone toda a experiência é menos assustadora, e para quem não quer nenhum tipo de complexidade, ele é um telefone simples que faz o que se espera dele”.

Especialistas afirmam que a declaração de Woz já era prevista na profecia da grande guerra dos trolls, que deverá levar a humanidade à extinção. Ou não.

141 Comentários (Deixe o seu!)

  • Junior Mendes
    28c

    Mas ele está certo. Se fossem combinadas a simplicidade do iOS com a liberdade de personalização e programação do Android, não haveria sistema que pudesse bater de frente. Muito do iPhone ainda está ‘atrasado’ ou ‘cru’ em relação ao Android principalmente por isso, a Apple não dá a mesma liberdade que a Google para que desenvolvedores brinquem com o sistema. Isso tem lá suas vantagens, mas eu prefiro um sistema produtivo e relativamente bonito do que um bonito e limitado.

    • Otávio Castro
      1c

      Eu prefiro um sistema que funcione de forma simples do que um que me dê total liberdade e seja complicado.

      • Junior Mendes
        28c

        Android só é complicado pra quem vê complicação nele… Desde a primeira vez que peguei em um não senti dificuldade nenhuma na usabilidade. O que faz o Android ser categorizado complicado são as infinitas possibilidades de configuração dele, já que cada aparelho vai ser diferente.

        • Guilherme macedo
          876c

          E é essas várias possibilidades de configuração que fazem o Android o que ele é hoje. Um ótimo sistema que se adapta ao usuário. O iPhone, você que tem que se adaptar a ele.

          • tchones
            1c

            Exatamente igual ao Windows: o usuário tem que se adaptar a ele, enquanto no Linux existe total liberdade de customização.

      • Thiago Sousa

        Cara, o Android é tão simples quanto possível, mas ele é extremamente aberto a intervenções do usuário. Eu tenho um Galaxy Nexus e quase destruo o bixo com tantos hacks e brincadeiras, minha namorada tem um Galaxy Y e nem sabe o que é uma rom…. Ambos estamos satisfeitos!

      • Procurar chifre em cabeça de cavalo é complicado mesmo.

      • Guilherme macedo
        876c

        Ícone do telefone para fazer chamada.
        Ícone de aplicativos para ter acesso aos Aplicativos.
        Cadê a complicação? Até meu pai que não entende nada de tecnologia, mexe no meu Defy sem problemas e fica um tempão rindo do talking tom.

  • “Queria que o iOS fosse como o Android” » Steve Jobs se revira no túmulo

  • Por isso eu admiro o Woz… não fica preso à uma só plataforma…. e sabe avaliar com clareza os pros e contras de cada plataforma…. p/ mim Woz > Steve Jobs……

    • Lucas Herrera
      327c

      Acho desnecessário falar que um > que o outro.
      Eram estilos completamente diferentes, o Woz sempre foi um cara tranquilo, na dele, a vontade dele era de fazer computadores pra ensinar outras pessoas, seu principal objetivo não era ganhar dinheiro. O estilo dele se assemelha muito mais ao Android do que a iOS, pela questão do software livre tudo mais.
      Em compensação o Steve Jobs já era muito louco por natureza, era extremamente perfeccionista. Principalmente no que diz respeito ao design dos produtos e experiência do usuário. Tudo isso se pode ver claramente no Iphone e em outros produtos da Apple.
      Por ser estilos completamente diferentes, acho inviável querer comparar um com o outro.

      • Thiago Sousa

        O cara botou “pra mim”, não é porque tem estilos diferentes que eu não posso gostar mais de uma pessoa que de outra. É exatamente desse jeito que você escolhe seus amigos, que apesar de terem estilos diferentes você os compara e cria mais afinidade com um que com outro!

      • Alexandre

        Utilizei apenas Macs nas gerações do Quadra ao G3 e compreendo bem a diferença de conceito da Apple. Só fica discutindo quem acha que deve existir monopólio de tecnologia e que algum dia deveria existir um vencedor e um perdedor que deixaria de existir.
        Hoje utilizo mais o linux do que qualquer outro SO.
        Não sou geek ou hacker, mas compreendo um pouco mais do que a média de usuários. Tenho um Galaxy S2 que exploro até onde for possível sem desenvolver aplicativos, adoro essas facilidades. Não troco o Android pelo iOS por esse motivo: tenho prazer em fuçar e descobrir coisas novas.
        Mas é pura ignorância tratar com desprezo o iOS, ele é perfeito para as pessoas que não se interessam em usar seu tempo aprendendo coisas novas e que gostam de tudo do jeito que veio, ou seja, a maioria das pessoas. O iOS, como tudo da Apple é feito para pessoas comuns, com elegância e funcionamento impecáveis. Tiro o chapéu e espero que mantenham esse conceito vivo para sempre, que é a marca registrada de Jobs. Que os dois sistemas caminhem um empurrando o outro em uma competição onde nós consumidores sempre seremos beneficiados.

      • Vitor
        365c

        Você está certíssimo. É igual a querer comparar culturas… Nenhuma é melhor do que a outra, elas são apenas DIFERENTES.

    • Breno Caldeira
      2061c

      Queria ter a grana dele para experimentar de tudo ^^ Até já comprei um iPhone 4 e usei por algumas semanas, mas por duas vezes tive a oportunidade de comprar um Macbook, porém preferi continuar no meu combo windows/linux. E estou satisfeito com meu note Samsung.

      Enfim, muitos falam que sou mimimi do Android e tal, mas só não fiquei com o iPhone pelo teclado ruim, GPS e facilidade de uso gmail+talk (na época a Google não tinha anunciado o Gmail para iOS)

  • EDI LOPES
    940c

    EU queria um cel com android, mas a empresa onde traballho me deu um Iphone, sacanagem isso. Vejo cada CEL que deixa o Iphone no chão. Aquele Atrix da Motorola, putz aquilo sim eh um smartphone.

    • Me diz POR FAVOR que esse comentário sobre o Atrix é trollagem.

      • Turdin
        3346c

        Com certeza deve ser.

      • Alisson Kalinke
        211c

        Pq? O Atrix realmente deixa o iphone no chão… Se quiser comparar com o 4S ai até quem sabe exista uma equivalência.

      • Thiago Sousa

        Certeza

      • Guilherme macedo
        876c

        O que capa o Atrix é a personalização da motorola. Nada que um CM7 não resolva e deixe o Smartphone um jato.

        • Yangm
          1c

          O que capa o atrix é ser da Motorola.

          • binknot
            23c

            Exato!

          • Rardgi
            1c

            Exato! [2]

    • Tiago C. Araujo

      O Atrix é louco mesmo, acho que foi o primeiro com processador de nucleo duplo, dock multimidia. Para veiculos e de notebook. Sendo os dois primeiros inclusos no pacote Atrix.

      Acho bem melhor que iPhone. Entretanto, o que me encomoda um pouco é o excesso de liberdade no market do Android, isso aumenta as chances de virus e outros programas maliciosos.

    • sim o atrix é show pra vc ter ideia consigo usar players instalados nele pela tv como se fossem o original de fabrica pelo lapdock e naveguei satisfatoriamente bem usando o lapdock na tv lcd

      recomendo

  • Guilherme macedo
    876c

    Vai aparecer um monte de fan boys da Apple agora pra dizer que iOS é melhor e tal….
    Eu adoro Android e não troco meu Defy por um iPhone nem a pau. Só troco por outro Android.
    A Apple ta precisando “reinventar” o S.O. dela. Tá muito defasada aquela interface. A Apple é boa em fazer isso, então já ta na hora.

    • paulorazia
      566c

      desde o primeiro iPhone a interface é a mesma, só muda o número, a única que MUDOU alguma coisa foi a 5ª

    • joe

      O IOS é melhor!
      Reinventar SO? hahahahaha pqp!
      Interface defasada? entao pq todos copiam dela? pqp é cada um que me aparece viu!

      • Yangm
        1c

        Opa! Carne fresca!
        Macfag que usa windows… Pode isso, Arnaldo?

        • Vitor
          365c

          É o dinheiro. Tá difícil pra qualquer um ter Mac.

      • Guilherme macedo
        876c

        Todos copiam dela? Não sei aonde. A idéia de Springboard do iOS e do Android são totalmente diferentes.No iOS Springboard é onde fica tudo e no Android é onde ficam Widgets e atalhos do que o usuário mais utiliza. O que é mais parecido é a interface TouchWiz da Samsung quando abre a lista de aplicativos. E sim. A interface ta precisando de uma atualizada. Tá bem gasta já. E a Apple também não tem um histórico muito bom sobre copias. Mas ai já é outro assunto.

    • eu não sei qual é a obsessão do povo em ficar comparando as coisas… até o Wozniak entrou nessa… iOS e Android não podem ser bons por conta própria? sempre tem q ter o “é melhor que”, “é igual”, “é uma cópia”… já diria a filosofia de Tropa de Elite 2… “cada cachorro que lamba sua própria casseta”… hahaha…

  • SAGAJ

    Duvido que ele falou isso.

    • Leandro

      Duvido que você duvidou que ele duvidou disso.

      • Vitor
        365c

        Duvido que você duvidou que ele duvidou que o outro duvidou que ele duvi…

  • Ao invés de dar uma declaração que só serve pra ferir a marca, deveria estar trabalhando pra isso acontecer

    • Junior Mendes
      28c

      Mas Woz não tem esse peso dentro da Apple, não mais kk

      • Vinicius Kinas
        1099c

        O campo gravitacional é diferente no prédio da Apple? :P /trololo

        • Gabriel

          É sim, eles possuem um campo gravitacional diferente, mas já foi patenteado. :D /troll

    • Lucas Herrera
      327c

      Se eu fosse o Woz eu só estaria preocupado em gastar o meu dinheiro e trabalhar em coisas legais.
      Não ia querer ficar se estressando com coisas do tipo. Até porque ele já saiu da Apple a quase 30 anos.
      Hoje ele só dá opinião mesmo.

    • Vitor
      365c

      Ele não trabalha lá. Até recebe um salário “de consideração” e suas idéias devem ter um certo peso (igual ao peso dele), mas só.

  • Gui Moreira

    Começaram os ataques chiliquentos dos macfags

  • @eduaxx
    1c

    Eu também não troco meu Defy por um iPhone não!!!

    • Guilherme macedo
      876c

      iPhone 4S: R$3000,00
      Defy: R$ 750,00
      Ver a cara do seu amigo quando jogo meu celular embaixo da torneira pra limpar a tela: Não tem preço.

      • ver seu amigo rindo da sua cara pq seu defy trava, super aquece, bateria nao dura nada, sem atualizacoes oficiais e que toma um pau violento de um iphone com 3 anos de vida (3gs) nao tem preço.

        • Denis
          841c

          Sem dúvidas, melhor ter atualizações oficiais do que ter um smart a prova d’água, e CyanogenMod anula garantia, fora o risco de perder o smart.

          • Guilherme macedo
            876c

            Nada que um restore não resolva. E no meu certificado de garantia não tem nada falando sobre instalação de ROM’s custon anular garantia. Se no que você viu tem, então só lamento a esse usuário.

        • Guilherme macedo
          876c

          Só se for o seu Defy que super aquece e a bateria não dura nada. E quanto a atualizações, realmente, eu dependo de ROM’s custon, mas pelo menos eu tenho uma alternativa. Já na Apple é compre um aparelho novo.

          Ver seu iPhone rachar a tela na primeira queda: Não tem preço.

          • Guilherme Macedo. Vejo que voce é um fan dos Defy. Mas eu aposto que você nunca usou um iPhone na vida. Antes de mais nada, você tem que saber que ele não racha na primeira queda (meu ja caiu várias vezes). Você esta enganado sobre só ter atualizações Apple. Existem várias pessoas que modificam seus iOS e disponibilizam na internet. Cara, não gosto de ficar discutindo sobre iOS e Android. Tenho os 2, e o Android não chega aos pés. Cara, meu iPod 4º é melhor que seu motorola defy ¬¬. Antes de criticar, recomendo testar os iOS antes. Se depois disso você continuar com o Android, é por que você é burro e orgulhoso.

            OBS.: E se meu mac book, iphone, ipad quebrar na primeira queda? Qual o problema?
            A Apple é a unica que tem garantia global mesmo.. se eu quebrar e for na revenda eles me dão um novo na hora sem burocracia.

            Duvido que os “Motorola” tem isso, pelo contrário, você vai mandar para a garantia e volta depois de 4 meses. Isso se volta, ou volta um modelo diferente, ou eles inventam alguma disculpa.

            Grato.

      • Tweener_
        371c

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK OWNED.
        Eu to pensando em pegar um Defy também por isso, iria trollar muita gente. . .

      • Ricardo

        Ficar sentado no sofá e tirar uma pequena flaneja no bolso enquanto meu amigo corre para o banheiro atrás de uma torneira não tem preço.

        Inteligencia é tudo! Manda agua no seu celular que com isso ele vai ser melhor que os outros mesmo…kkkk cada coisa

  • Vai me perdoar…
    Em minha opnião todos os sistemas tem seus pros e contras. Em nenhum momento ele falou que o Android é melhor que o IOS, ele falou que gostaria de ver certas coisas melhor implementadas no IOS.

    Dos 3 sistemas (wp7 , ios e android) em minha opnião o Android é o pior… Motivos não me faltam para isso…

    Essa porcaria dele suportar zilhoes de resoluçoes dferentes da tela, nao ter atualizações oficiais (citaram o ridiculo atrix ate hj preso ao 2.2), A facilidade absurda em piratear, o consumo voraz de bateria e o peso de elefante do sistema me fizeram ter nojo…

    Não é a toa que um simples iphone 3gs ganha em performance em muitos casos de uma galaxy s 2.

    Tenho um defy que nem toco mais, tive a oportuniddade de escolher entre um HTC ultimate, um galaxy S2 e um galaxy note e graças a deus escolhi o HTC ultimate.

    Sistema leve, fluente, nao trava ( quem tem android sabe que ele vira e mexe dar uma travada) tem uma integração absurda com outros sistemas da microsoft. Nem tudo são flores, ainda falta mais programas serem vendidos no marketing… mas isso é questao de pouco tempo.

    Em minha opnião vantagens de cada sistema:

    Ios – Muitos aplicativos uteis, plataforma fechada e padronizada ajudando assim programadores.
    Android – simplicidade de transferir arquivos sem zune ou itunes.
    Wp7 – sistema leve, plataforma fechada e padronizada, microsoft é mais maleavel que a apple. TODOS OS PROGRAMAS TEM VERSAO TRIAL.

    • Guilherme macedo
      876c

      Em testes o iPhone 4s não ta batendo no SII, quanto mais o quase morto 3Gs… Já tive iPhone e virava e mexia ele travava também.

    • Núbia

      Já saiu a atualização do Atrix para o 2.3 e tá rodando que é uma belezinha, sem travar. Eu gosto muito e, pra mim que não jogo e uso o telefone para redes sociais (todas do universo) e e-mails, é um telefone excelente.

      Mas o windows Phone é realmente de babar. Meu namorado comprou um HTC Ultimate e eu to morrendo de inveja dele (principalmente porque ele só vai usar o telefone para receber e-mails e ver notícias do Fluminense na internet).

      Eu to pensando seriamente em pegar um Nokia Lumia, porque só quero trocar de telefone no segundo semestre. Mas o 800 tem a tela menor que a do Atrix, não se se vou acostumar. :(

      Sem contar que o Android tem essa liberdade de não precisar do Zune ou iTunes, que acaba sendo fundamental pra mim. Não sei como o zune funciona, mas odeio tanto o iTunes que só coloco arquivos no meu iPad via dropbox.

    • Leandro

      “Não é a toa que um simples iphone 3gs ganha em performance em muitos casos de uma galaxy s 2.”

      Isso só mostra que você nunca em sua vida usou um Galaxy SII.

  • Sr. Sem Papo
    1303c

    Woz fala isso na biografia de Steve Jobs, ele diz mais ou menos o seguinte, que ele gosta de sistemas abertos pq é um hacker! E hacker gostam assim, mas como a maioria das pessoas não são tanto importa algo fechado (iOS) ou aberto (robozinho verde)

  • Bruno

    Eu queria que meu Android fosse como o iOS em vários aspectos… TamosJuntosWoz! xD

    • Guilherme macedo
      876c

      Quais? Compartilhe seus desejos conosco… hauahuahauhau

      • eu gostaria de ver acessibilidade no android… foi o principal motivo de eu adotar o iphone e o ipad… estou MUITO satisfeito com isso… mas eu realmente gostaria de ter a opção de escolha… e de ver as opções de acessibilidade para deficientes visuais parciais nos aparelhos android também… nisso o android tá anos luz atras da apple… e nem é algo tão complexo assim de ser implementado… inversão de cor e zoom integrados ao core do so… só isso já garante a usabilidade de um android por um deficiente visual… o ios tem poucas opções de acessibilidade… mas são EXATAMENTE as opções que os deficientes precisam… nisso eles são ótimos… por enquanto a maça é a única opção para deficientes visuais…

        • Gabriel

          Ué, não seria o TalkBack, KickBack e SoundBack? Nunca os usei e também não seria capaz de discernir se são tão bons quanto os recursos do iPhone, mas são os apps do Android para acessibilidade.

    • Gabriel

      Interface, interface, interface… A do Android ainda é bem feinha em comparação. [:D]
      E atualizações correntes, mas isso mais depende das fabricantes do que do próprio Android (que, por sinal, possuem um ótimo feeling para estragar um sistema operacional).

      • Guilherme macedo
        876c

        Se você gosta de visual retrô, então realmente, porque a interface do iOS é a mesma desde sempre e o iOS já ta ficando velhinho. Você já viu a interface do ICS? iOS fica no chão. Não desmerecendo o iOS porque é uma ótima interface, mas já ta na hora da Apple “mudar tudo, denovo”. Ela é ótima em fazer isso. Mas com certeza vai ser lançado no iOS 54353736.

        • Gabriel

          Sim, curti bastante a interface do ICS, mas não adianta ser linda e “revolucionária” se não vai chegar nem a 30% dos positivos que rodam Android atualmente (essa estatística foi um chute meu). Enquanto isso, 70% (ainda com base no chute) ficarão com a interface do 2.3 e anteriores. Então não muda muita coisa em relação ao iOS (com a diferença que pelo menos o iOS teve novos recursos implementados na versão 5, e quem fica no Android 2.3 ou anterior não vai ver muita coisa nova além das atualizações dos próprios aplicativos).

          • Guilherme macedo
            876c

            Eu só falei a interface do Android puro. Android permite vários tipos de interface. Cada uma com suas “belezas”. iOS é aquilo e acabou. Ame-o ou deixe-o. Quem tem iPhone 3G não recebeu iOS 5. E quem tem android tem a vantagem de que Custon ROM’s são na maioria das vezes, melhores que as ROM’s de fábrica. É tanto que Galaxy 5 já tem ROM’s do ICS Alpha. Sem falar que a Apple muda a cor de um ícone e já incluí como novo design. Na apresentação do iOS 5 foi dito que tinha 200 novos recursos(Eu acho) e pouco coisa apareceu como novo. Além do que esses super recursos que a Apple lançou junto com o iOS 5, a maioria já tinha no Android.

            • Gabriel

              Não vou cair numa “discussão de fanboy” entre iOS e Android, até porque sou bem mais chegado ao lado do Android e não estou com vontade de discutir quem é melhor agora, mas nem por isso digo que o Android é perfeito e que possui 100% de vantagem em cima do iOS, não seria o que eu quero dizer. Falar sobre a apresentação da Apple seria uma forma de fugir disso. Pouco me importa o que a Apple falou ou não na apresentação dela (exemplo que atualmente acho o Siri inútil), assim como também não estou discutindo sobre custom ROMs (que atualmente uso a CM e tem suas vantagens e desvantagens, e a mudança de interface para algo mais harmônico é uma delas, mas ainda há a perda da garantia do aparelho em alguns casos). Estou falando da interface do iOS que, de uma maneira geral, ainda é muito mais harmônica do que a interface do Android (até o próprio Google percebeu isso e fez as mudanças necessárias no ICS, versão do Android essa que não difere em nada quando você fala do iPhone 3G e que por essa razão não procuro discutir esses outros pontos que vão além da interface entre iOS e Android, há várias vantagens e desvantagens em cada uma das plataformas).

              Na minha opinião, interface ainda é um problema no Android, sim. Cada fabricante faz o que quer, e cada desenvolvedor desenvolve seu aplicativo com widget do jeito que quer e, ao jogar isso no aparelho, acaba um pouco com a interface, sim. Fica claro que não é algo pensado pelo conjunto. O desenvolvedor do widget quis fazer o seu widget da maneira que quiser, não pensa em como vai ficar no conjunto da homescreen do aparelho. Caso clássico foi quando baixei um aplicativo de calendário e fui colocar a sua widget na homescreen, desinstalei o aplicativo porque era simplesmente muito tosco, parecia que haviam desenhado no Paint (a quem interessar, o aplicativo foi Um calendário – Cal Simples, há quem goste e tenha avaliado o aplicativo bem, aliás é um bom aplicativo, só é bem feio, na minha opinião). Enfim, optei por um outro widget de calendário (da cor azul, não personalizável) que não “combina” em nada com o restante das widgets, mas que pelo menos é bem mais bonito do que o primeiro. Não estou falando que tem que ser tudo igual, mas há algumas coisas que simplesmente matam qualquer interface…

            • Guilherme macedo
              876c

              Mas quem falou sobre novos recursos foi você. E em momento algum eu disse que o Android é perfeito e que todo mundo deveria usar ele. Só falei que a interface dele é melhor comparada a do iOS que já é bem antiga e não muda nunca. E você tem razão quanto a padronização do design de Apps e Widgets para o Android. Mas que essa interface do iOS já ta bem gasta e já deu o que tinha que dar, isso não há como negar.

            • Gabriel

              Sim, querendo ou não, mudando quase nada na interface, o iOS 5 trouxe mudanças (e chegou a três dos 5 modelos de iPhone lançados até hoje, então concluo que chegou a maioria dos aparelhos da Apple). O Android ICS trouxe uma nova interface que não será vista na maioria dos dispositivos (pelo menos oficialmente, que é o que “garante a garantia”), então do que adianta? Além de não ter uma nova interface para a maioria dos aparelhos, não há nada de novo para os donos desses aparelhos sem ICS. Oficialmente a atualização ainda conta, sim. Então ainda acho que a interface do Android é um problema, já que não se verá a solução oficialmente na grande maioria dos casos (e em alguns casos, pelo que percebi até o momento com esse ICS, parece que nem não-oficialmente em alguns aparelhos, visto a grande dificuldade de adaptação do ICS em determinados aparelhos).

              E eu não falei dos novos recursos como mote principal, está bem claro isso, enquanto você fez questão de destacar isso na maior parte da sua resposta… Enfim, discordâncias à parte, ainda acho que o Android está atrás em interface porque a solução de melhorias na interface não chega aos aparelhos sem novas atualizações, o que é um outro problema do Android.

            • Guilherme macedo
              876c

              Quantos modelos que rodam iOS 5 existem? E quantos modelos que rodam ou rodaram Android 4 existem? Não dá para comparar. No meu certificado de garantia não diz nada sobre instalação de custon ROM’s anular a garantia. E inclusive o Galaxy S de uma amigo meu com o CM7(2.3.7) deu pau no touch e ele levou para a garantia. Celular concertado e hoje ta rodando CM9 beta(ICS).

            • Gabriel

              Resumidamente, no manual da LG diz que qualquer alteração (ou seja, custom ROM) e/ou modificação (ou seja, root) no software padrão do aparelho que não for uma modificação oficialmente lançada pela LG é motivo para perder a garantia.
              Fora isso, claro que dá para comparar. Não vejo motivo algum para não comparar as atualizações. Enquanto custom ROMs desmentem as próprias fabricantes que batem o pé e fazem beicinho dizendo que os aparelhos não suportam X versão do Android, temos o caso da Samsung que, abertamente, disse que não atualizaria o Galaxy S porque não suportaria o ICS e o TouchWiz, aquela porcaria nova interface que ela inventou de colocar nos aparelhos da marca.
              Dá pra comparar porque os aparelhos suportam novas atualizações, mas as fabricantes, diferentemente da Apple (que pelo menos tem vergonha na cara e lança atualizações para pelo menos os aparelhos que ainda comercializa), fazem questão de não lançar, mesmo que seja um produto relativamente recente e sendo comercializado como o Galaxy S, por exemplo.

              Enfim, queria só falar sobre a nova interface e essa resposta já está caindo em outro problema do Android, que é a falta de atualizações oficiais. Gosto do Android, mas reconheço os erros que cometem atualmente ao comercializar os produtos. Custom ROM é uma vantagem, mas as fabricantes pelo menos deveriam não só liberar o cliente para instalar custom ROMs, já que elas mesmas não lançam atualizações, como também facilitar a instalação dessas custom ROMs ao criar meios oficiais para essas instalações. Mas seria utópico demais achar que alguma fabricante fará isso enquanto enfia algumas porcarias no aparelho junto com uma operadora para tentar vender serviços aos compradores.

            • Guilherme macedo
              876c

              Só se for da LG. Da motorola não tem nada. Sorte a minha. Mas eu acho que não dá para comparar porque existem bem mais modelos de Smartphones com Android do que iPhones com iOS.

            • Gabriel

              Utilizar a quantidade de modelos como desculpa para falta de atualizações quando é provado que o modelo suporta atualizações continua não tendo lógica alguma. Sendo assim, não vejo motivo plausível algum para não comparar.

            • Guilherme macedo
              876c

              Não é desculpa para a não atualização. Nesse ponto você tem razão. Mas comparar uma empresa com três modelos de Smart com diversas empresas, pra mim é demais…

            • Gabriel

              Guilherme, demais é vender um smartphone, o smartphone suportar a nova versão do Android e a própria fabricante afirmar que não vai atualizá-lo. Pouco importa se temos 3, 5, 300 modelos de iPhone, estou falando que os iPhones que suportam atualização recebem atualização. Já os aparelhos com Android customizado pelas fabricantes não recebem atualização nem quando suporta e/ou são realmente necessárias…
              E assim a nova interface não chega aos aparelhos, os aparelhos ficam obsoletos, há alguns riscos de dar alguma m*rd* e/ou dificuldades ao tentar instalar uma custom ROM e etc…
              Nesse caso, um problema leva ao outro.

  • Guilherme macedo
    876c

    http://www.brogui.com/2012/01/17/todo-usuario-de-mac-e-assim/

    • Ou assim.
      http://lolhehehe.com/?s=mac+fags

    • KKKKKKKKK…Isso sim que é uma tirinha legal,e que de troll não tema nada.
      Sou MacFag,mas rolei no chão de tanto rir,porque eu faço o mesmo!

      • Gabriel

        Nossa, sério mesmo? Você tem um discernimento tão imaturo assim? :(

        • Guilherme macedo
          876c

          Uma grande parte dos usuários de Mac não aceitam que um Mac dê uma travadinha ou um erro.

      • Yangm
        1c

        Isso mesmo Jean, o primeiro passo é assumir que é um Macfag o segundo é frequentar as reuniões do MA (Macfags Anônimos).

        • Hahahahaha…Esse Yangm.

  • Acho que o Android tem coisas boas, o iOS tem coisas boas.
    Você encontra coisas que tem no iOS, que não tem no Android, e você encontra outras coisas no Android, que você não encontra no iOS..

    Ou seja, tem espaço pra todo mundo, e gosto é gosto! Ninguém precisa ficar brigando porque é fã de Apple ou de Android/Google/Samsung e afins!

  • Não é porque o Woz falou isso que vou deixar de gostar do iOS. Realmente o Android é muito bom, mas EU prefiro o iOS. Isso vai de cada um. Essa “guerra” de qual é o melhor, tá cansando. As duas plataformas tem suas vantagens e desvantagens. Assim como Windows x Linux x Mac. Acho desnecessário ficar discutindo e tentando argumentar qual é a melhor.

  • Eu concordo com o Woz. Tenho um Nexus e um 4S e a navegação do Android está anos luz na frente do iOS.

    Mas a Siri entende bem o que eu falo, acreditem. Mas nunca precisei falar nada tão medonho quanto esse “Call Leak Bleak Trick Steak Jerk Mice Great Pick House Mouse”.

  • Calma, o iOS já tem o sistema de notificações do Android, até o iOS7 ele já vai ser igual ao que o Android é hoje.

    • Sr. Sem Papo
      1303c

      Epic Troller!!!!

    • Guilherme macedo
      876c

      E sendo lançado como incrível novidade. E ainda vai processar a Google por plágio retroativo. hauhauahuahuah

  • Na minha opinião, Woz demonstrou o que é ser um visionário imparcial: ele aproveita o que há de bom em cada plataforma. Coincidentemente, também recomendo o iPhone nas mesmas circunstâncias que ele. Para usuários mais avançados (ou mais destemidos), recomendo o Android sem hesitação…

    Mudando um pouco de assunto, sei que é meio off-topic, mas a que sistema de voz embutido no Android que permite a interpretação de comandos ele se refere quando diz a frase abaixo?
    “Eu tenho uma menor taxa de sucesso com o Siri do que com o sistema de voz embutido no Android, e isso me incomoda.”
    Esse sistema de voz funciona apenas em inglês ou já tem em pt-BR?

    • Ele se referiu ao comando de voz nativo do android, que eu creio que não tem um nome específico(como o Siri do iPhone).Ele é mais antigo que o Siri, e funciona muito bem para pesquisas no google, navegação etc…Não me lembro bem se ele funciona em Português-BR, mais em inglês é certeza.Eu usava bastante no meu Nexus S, mais eu vendi =’(

  • TatoGomes
    448c

    Nem vou me intrometer no assunto. Religião não se discute. Ainda mais quando um semi-deus de uma delas fala isso…

    • @mos_axz
      1069c

      HAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAHA

      Melhor comentario do post…

  • Marcos
    327c

    O meu problema com o 4S é a bateria!! É de dar taquicardia!!!

    • @oroshy
      433c

      Controle o brilho da tela, deve dar um pouco mais de autonomia a bateria.

    • Compra uma sobressalente.

    • Rardgi
      1c

      Carrega de novo

  • Rogério Souza
    40c

    A melhor frase do dia:
    “Eu só recomendo o iPhone 4S às pessoas quejá estão no mundo Mac, porque ele é muito compatível com o sistema e para aqueles que têm completo MEDO de computadores e não querem usá-los. No iPhone toda a experiência é menos assustadora, e para quem não quer nenhum tipo de complexidade, ele é um telefone SIMPLES que faz o que se espera dele”.

  • 400% de crescimento de spywares, malwares e vírus. Tá bom…

    • Guilherme macedo
      876c

      Nos PC qual S.O. é mais usado? Windows
      Qual S.O. tem mais virus? Windows
      Nos celulares, qual S.O. é o mais usado? Android
      Logo, qual S.O. que vai ter mais virus? Android

      Qual sistema é o mais limitado? iOS
      Qual celular é mais vendido só porque é chique ter o celular da maçã? iPhone

      Valeu iPhone, por limitar seus usuários ao máximo.

      PS: Já tive iPhone, e não vou voltar a ter um tão cedo.

      • wd_costa

        400% de Malwares + compre um smartphone e ganhe a expectativa de não poder atualizá-lo.O 3GS de 2009 ganhou o prêmio de melhor celular na faixa de 1.000 em 2011. Mas isso é uma discussão infinita, fique com o Android cara, é bem melhor que o iOS mesmo.

        • Guilherme macedo
          876c

          Compre um 3Gs e fique com a expectativa de depois ter que comprar um celular novo porque o novo iOS “Qualquer número” não roda no seu aparelho e não existe possibilidades de custon ROM’s. Mudei de opinião cara. iOS é bem melhor.

      • Ata bom. Assim eu rio de mais.
        Desculpa se o Itunes só é usado nos produtos Apple e representa mais de 60% das vendas mundiais..
        Ja o android?
        tem em tudo que é marca fuleira e não chega aos pés.

    • fabiano ☺
      189c

      Agora; imagine se o Windows Phone ganhasse a mesma popularidade do Android?

    • @mos_axz
      1069c

      Cara, eu já peguei um app malicioso e fui instalar. E é cada coisa louca que ele pede pra você dar permisão… Tem que ser muito retardado pra fuder o android. E qualquer coisa é só restaurar…

    • Gabriel

      “Oi, nunca usei um Android, mas estou comentando sobre a imensa quantidade de ‘spywares, malwares e vírus’ da plataforma.”

  • terishenrique@hotmail.com

    Qualquer outro celular em cima da mesa junto de um iPhone é apenas qualquer outro celular…

    • huuuum, parece que você nunca teve a oportunidade de colocar um Nexus S, ou um Galaxy Nexus, ou até um Razr, numa mesas com um iPhone… 1º: O iPhone todo mundo já conhece, não tem mais aquele toque surpresa de se pegar num celular novo e talz (afinal, o software é sempre igual, e o Hardware quando muda, só é para colocar um vidro e fazer ele ficar quadrado…) Quando eu colocava meu Nexus S na mesa com seu queridinho iPhone, o povo perguntava qual celular é, fuçava, etc… 2º: Só de ver um Razr daquela finura e com aquele aspecto radical, aquela câmera, vc acha que ngm vai querer pegar? CLARO QUE VAI, afinal, na sua mesa só tem um iPhone ~celular mais mainstream do universo~ e um monstro como o Razr… 3º: Quando alguém ligar um celular com ICS, ela certemente vai ficar impressionada, fato que novamente não se repete com o iPhone(preciso explicar?)

      • Gabriel

        Então o smartphone serve pra isso? Atiçar a curiosidade das pessoas? Fazer aparecer?

        • Rardgi
          1c

          Nem para isso o iPhone serve já que sabemos que não há novidade alguma. Pelo menos não significativa.
          #prontofalei

  • Cristiano
    1c

    O que me desencoraja a comprar um Android top de linha é a falta de compromisso com atualizações, um exemplo é Galaxy Tab 10.1, um tablet que poucas pessoas no Brasil podem comprar por custar na faixa de R$ 1500, mas que mesmo sendo considerado top, ninguém garante que recebera atualizações no futuro, o que não corre com a apple já que até o iPhone 3GS rercebeu a ultima versão do iOS. Esse mar de empresas fazendo telefones com Android com uma infinidade da hardware diferentes, também não ajuda em nada a experiência dos usuários, tente usar a app do Oi Rdio em um Galaxy 5, nem aparece o ícone do botão play. A otimização do iOS é mais fácil já que a apple conhece a fundo o hardware dos iPhones, então pra mim garantia de novas atualizações e integração perfeita entre hardware e software tornam o iOS mais interessante.

    • paulorazia
      566c

      a samsung anunciou atualização para ICS para o Galaxy Tab 10.1. mas concordo, no android não se tem garantia de atualizações e uma grande variedade de hardware’s

    • Huuuuuum, simples, compre um Nexus!!! As pessoas tem opções, elas podem escolher um android barato da Motorola, e como consequência elas ficam sem atualização.Elas podem comprar um celular caro da Motorola, consequentemente as atualizações vão demorar.Porém a maioria das pessoas nem sabe que os androides delas atualizam! E quem sabe que as fabricantes não atualizam seus celulares, ou procuram outras opções(como o Nexus) ou compram esses outros e fazem root, e conseguem atualizar…
      O iOS é unificado, travado, tudo é feito para rodar em um só tipo de Smartphone, o Android é feito para rodar em diversos modelos, diversas opções que se adaptam as diversas pessoas diferentes, porém alguns acabam com a experiência de uso prejudicada…
      Eu sempre achei que o certo fosse comparar o único Google Phone, com o único Apple phone, a disputa seria justa, afinal, comparar o iPhone 4S com um Defy é totalmente ridículo.A disputa aqui é de Software+Hardware, e nesse quesito, o Galaxy Nexus x iPhone 4S é uma disputa leal.Assim, o GN recebe as atualizações com frequência, assim como o iPhone, e não há o que reclamar! mais esse é somente o meu ponto de vista, pois eu ja tive um Nexus S, e um iPod touch, e eu preferi muito mais o Android… cada um atende um público diferente

  • @aleh
    24c

    Como sempre….

    MACFAGS GONNA MACFAGUEAR.

    #androidrulez

  • Erick Rezende

    Concordo plenamente.
    E considero o Android o melhor SO para mobiles… Mas a maçã cria cada visual de surpreender a todos.

  • RClemente

    Pelo menos mais uma coisa do Android o iOS tem: A maioria dos comentários em matérias relacionadas a si são de usuários Android.

    Todo mundo falando que a galera fã da Apple vai pirar e 99% dos comentários é de usuários falando bem de seus Androids. Adoro esses posts. rs

  • É como dizem: Se dois sócios pensam da mesma forma, um dos dois é dispensável. Os dois são diferentes e pensam diferente, mas têm os pés nas mesmas fundações. Esses dois juntos, se tivessem continuado, dominariam o mercado com ou sem Microsoft.

  • CDelm_

    eu entendo que o Wozniak sempre será uma personalidade por causa de tudo o que fez para a Apple no começo da companhia, e o Apple II… mas hoje em dia… bom, todo mundo sabe que o Stebe Jobs trabalhou intensamente até quando sua saúde o permitiu… mas vejamos o que o Wozniak estave fazendo nesses últimos anos…

    http://www.youtube.com/watch?v=aoiGJMZjs0o

    • Gabriel

      Sério, amigão, que você quer descaracterizá-lo porque participou de um reality show de dança? Você acha que Steve Jobs também não se divertia de alguma forma?

      É cada coisa que se lê nesses comentários…

      • eu não estou descaracterizando o Wozniak… inclusive acho ele muito mais carismático as vezes que o próprio Steve Jobs enquanto vivo… só estou dizendo que o homem está desligado da Apple há mais de 25 anos… então achar uma grande heresia ele falar isso é exagero… ele somente tem a visão como consumidor… e não como “grande nome da Apple”…

        • @fbslikan
          51c

          Pesquisa mais, ele não tem visão só de consumidor ele é desenvolvedor.
          pode não estar envolvido em nenhum projeto de ponta, mas ainda bate cartão em uma empresa de tecnologia e não me surpreenderia se encontrasse o nome dele figurando no time de devs de aplicações tanto para Android quanto pra iOS.

          • pode até ser q ele seja… eu não sei dizer sinceramente… mas oq eu quis dizer é q ele comentou como “consumidor” do iPhone… e não como o “cofundador da Apple”… oq eu acho errado é usar a ligação dele com a empresa para colocar dedos na cara… hahahaha…

            • Gabriel

              Ele comentou como um consumidor do iPhone, e não como um cofundador da Apple. Ele não usou ligação alguma com a empresa para colocar dedos na cara porque ele sequer trabalha na Apple, ele falou como um consumidor do iPhone, e não como um cofundador da Apple (e repetiria isso como um mantra até você entender, mas acho que já fui claro até essa segunda repetição).

            • CDelm_

              Sério, amigão?

              É cada coisa que se lê nesses comentários…

      • eu não estou descaracterizando o Wozniak porque ele participou do negócio de dança… inclusive eu o acho as vezes muito mais carismático que o próprio Steve Jobs era enquanto vivo… oq eu disse é que o homem está comentando do lado de fora da Apple… ele esta desligado da companhia há mais de 25 anos… e sinceramente, eu vejo o porque…

    • wd_costa

      kkkkkkk

  • Glauber

    Mas qual versão do Android ele tá falando? O aparelho dele vai atualizar pra nova versão ou não? Fica difícil comparar assim.

  • Gabriel
    923c

    Para um geek sem religião, ele não falou nada demais, mas fiquei curioso pelo motivo dele preferir o Razr ao Galaxy Nexus. Eu usei, por pouquíssimo tempo, uma ROM chinesa da versão 2.3 da Motorola no meu Milestone 2 e achei bastante interessante as melhorias inseridas por ela no sistema que não era lento como a versão 2.2 do sistema.

    De qualquer forma, já disse que gosto das personalizações, conquanto que não seja imposto como é feito pela maioria dos fabricantes.

  • Sempre que vejo gente falando alguma coisa do Woz leio que ele tem “vários iPads”, “vários iPhones”, e tal. Posso estar sendo bem ignorante, mas qual é a real utilidade de ter dois iPads ou dois iPhones?

    • @fbslikan
      51c

      Sei-lá, de repente um original e outro todo modificado rodando Windows ME. =P

    • eu acho que quer dizer que ele teve todos os iPhones e todos os iPads… não acho q ele use vários simultaneamente… mas é o Wozniak, então vai saber… hahaha…

  • Como é possível alguém achar o Android complicado? Nunca tive um iOS, fui direto pro Android e é uma satisfação completa, nao vejo a hora de poder trocar por um Smartphone mais completo e com ANDROID sempre!

  • CH

    O Android é muito jovem ainda. Está a anos-luz do iOS, que também tem muito que aprender com o Android.

  • Douglas Chagas
    126c

    Grande Steve Wozniak, concordo em gênero, número e grau.

  • Plínio

    “quejá estão no mundo” Então né…

  • Luis

    E o android podia ser parecido com o iphone em alguns outros aspectos… Sistemas bons e diferentes, cabe ao comprador descobrir qual o que mais agrada ele.

  • Richard Lima
    1c

    Eu acho que a galera do http://www.gizmodo.com.be não pensam bem assim não. Mas são eles dono da verdade Richard? Não! Apenas elas estão coerentes nessa “sabatina”.

    http://www.gizmodo.com.br/conteudo/woz-sensacionalismo-e-leitura-seletiva/

  • wd_costa

    Pra quem não quer acreditar em fadas pro resto da vida: http://blogdoiphone.com/wp-content/uploads/2012/01/woz_fb.jpg – Palavras do próprio Woz sobre a entrevista.

  • Uso os dois sistemas. Eu não viveria sem a organização e a praticidade do iOS, nem sem algumas coisas que só o android tem. O iOS trava? TRAVA. Mas a saída do problema é bem mais rapida e mais tranquila do que quando um android resolve travar. Acho que apple ainda está na frente em termos de Sistema Operacional, e vai continuar na frente enquanto o google não resolver ser mais rigoroso com os desenvolvedores e empresas que criam os smartphones

  • Quem gosta do Android, use o android, que gosta do iOS, use o iOS.
    FIM

  • Teve

    Entendo completamente a declaração do Woz.

    O android permite o máximo de personalização, um hacker como Woz certamente fica irritado com o excesso de limitação dentro o iOS , eu que tenho um galaxy s 2 sei muito bem disso, mas tem o grande problema da fragmentação excessiva na parte dos apps, e o problema do SO ter que ser windwozado para conseguir atender todo o tipo de hardware, e isso acaba afetando diretamente a segurança e estabilidade dos aplicativos, coisa que pro Woz ou para um nerd não ė problema, mas para um usuário comum, ou alguém que não quer ficar configurando ou customizando o sistema, pode ser um problema.

    Falo isso, pois por exemplo agora, estou usando o iPad, e tenho certeza que ele não vai travar porque algum aplicativo push ou algo em segundo plano esta usando em excesso a memória, como já aconteceu varias vezes no galaxy s, eu sempre consegui lidar com esse contra tempos, mas um usuário desabituado, talvez não.

    Resumindo, o iOS ė capado? Sim, mas ele faz muito bem, e com extrema estabilidade o que se propõe a fazer, de forma semelhante ao Osx, em que a única vez que ouve um travamento serio, foi porque eu estava virtualizando o Windows via vmware.

  • Mais um site que publicou partes da entrevista, dando a entender que Woz prefere o Android ao iOS.

  • Fabio

    Vamos parar de colocar as coisas por aí. O senhor Woz sempre foi o cara que preferia dar tudo o que criou a levar a Apple para frente. Se ele contribuiu para o surgimento dela, não fez muita coisa depois de desenvolver o Basic. Além disso, ele insiste nessa coisa do aberto. O Android tem funcionalidades que são boas quando estão em comunicação com aplicativos Google, como o GPS. O controle de ponta a ponta da Apple se mostrou eficaz até agora. E sinceramente, seria melhor que o senhor Woz vendesse todas as suas ações da Apple se ele acredita tanto no Google para defender pela sua ótica hacker.

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.