Início » Celular e tablet » Androids precisam ser grandes devido à interface e chips 4G

Androids precisam ser grandes devido à interface e chips 4G

Por
2 anos e meio atrás

Uma tendência que apareceu em smartphones Android há algum tempo foi a aparente necessidade de ter uma tela grande, já que muitas das fabricantes lançaram celulares com 4 polegadas e acima disso. Confesso que até essa semana achava que era apenas uma briga de especificações, com uma fabricante tentando superar a outra. Mas duas teorias surgiram na web recentemente: eles precisam ser grandes assim por causa de elementos da interface e, no caso dos mais novos, por ter suporte à redes 4G.

Optimus 3D da LG: tela de 4,3 com 960 x 540 pixels

A primeira teoria foi levantada por Jin Kim em seu displayblog, em que ele cita que o aumento de resolução da tela do iPhone 4 exigiu uma resposta da concorrência. Por isso a densidade de pixels nas telas dos Androids precisou ser aumentada. Mas por causa da maneira como o Android renderiza gráficos, o aumento da DPI causaria elementos de interface menores que, por sua vez, foram compensados com a instalação de telas maiores nos aparelhos.

A segunda teoria vem de John Gruber no seu Daring Fireball, que especula que o chip LTE para conexões 4G (saiba mais sobre ela aqui) é tão grande que não caberia num iPhone 4 ou 4S. Além disso eles também exigem mais energia, o que justifica o aumento do tamanho dos Androids com essa tecnologia: para caber uma bateria maior.

São duas teorias interessantes que fazem sentido e parecem se complementar. E aí, você compra? Ou acha que o maior motivador ainda é a concorrência entre as fabricantes?

Com informações: Gizmodo Australia.

  • Scott

    Essa desculpa de “aumento da DPI causaria elementos de interface menores” é furada. O Android tem dezenas de coisas para evitar isso. Basta o desenvolvedor implementar a interface corretamente.

    (Aliás, o link pro blog do Jin Ki está quebrado)

    • RubensBrilhanteJr

      Penso a mesma coisa.
      Acho que só o uso do “dip” já resolvia esse problema de elementos de interface menores.
      (além de ser pra isso que ele serve)

    • http://twitter.com/hstefan @hstefan

      Ainda bem que alguém veio falar isso, tava pensando exatamente a mesma coisa.

  • http://twitter.com/leandroleo2 @leandroleo2

    A teoria da bateria maior, pra mim faz mas sentido, pq os smartphones de dois anos atrás não durava 2 dias de bateria !!

    • Ramon Melo

      Continuam não durando.

      • http://www.brunogdb.blogspot.com @brunogdb

        E está pior

  • Rodrigo Soncin

    Desde que funcione, a tela seja legível, o aparelho caiba no meu bolso e tenha uma boa empunhadura, as razões sobre o tamanho da tela não me importam nem um pouco.

    • http://twitter.com/maxikd @maxikd

      também acho. não gosto de telas muito exageradas, como do SII, por exemplo.
      tenho um Defy e tô bem feliz com o tamanho da tela: nem grande demais nem pequeno demais.

      • Janderson (jan_lord)

        “nem grande demais nem pequeno demais.” Você me lembra uma ex namorada respondendo uma pergunta minha sobre outra coisa…

        • Guilherme macedo

          Vixe….hauhauahuahuahuah… Isso é bom ou ruim?.. :D

        • http://gravatar.com/gutokowalski Kowalski

          :lol:

      • Guilherme macedo

        Mas a tela do SII é uma coisa fora do comum… Eu já testei e comparei com o 4S e o 4S fica no chão. Os itens parece que vão sair da tela no SII…

        • Jhone

          Concordo,as cores ficam vivas…..eu queria uma TV com o mesmo efeito.
          E ele,assim como RAZR é tão fino e leve q em nada incomoda no bolso,as vezes uso o SII no bolso da camiza social e até esqueço q ele esta lá.

          • http://diariodoandroid.com.br Georg Goersch

            E isso é um grande problema para mim. Coloco o Galaxy S II no bolso e de tão fino e leve, esqueço completamente e fico imaginando se o deixei em algum lugar, por não perceber que ele está no bolso da calça. heheheh

  • http://theusfalcao.com Theus

    Eu também não gosto de telas grandonas não, são exageradas demais. Só que, se o chip LTE é grande e vai aumentar o aparelho para aumentar a bateria, prefiro uma tela super grande do que bordas e locais não preenchidos.

  • Scheldon

    A questão é mercado e só isso, telas grandes são melhores, as pessoas pedem, as fabricantes dão, simples.

  • Otávio Castro

    Prefiro mesmo é o meu iPhone :)

    • http://twitter.com/matheuspaesp @matheuspaesp

      FANBOY DETECTED

    • http://twitter.com/romuloab @romuloab

      Your lack of content disturbs me.

      Sempre tem um Applefag pra passar vergonha.

    • Alisson Kalinke

      ta, e dai?

    • http://www.joomlastudio.com.br Turdin

      E eu um lumia com tela de tamanho bem melhor =D

  • Esdras

    Tenho um Galaxy S2 e estou pra trocar/pega um Galaxy Note ( achei perfeito ) tentei usar o Iphone 4S mas não acostumo mais com tela pequena ( sou grande e meus dedos também ) sem falar nos apps Android´s.

  • Leandro Nunes

    Acho que não precisa ficar inventando motivos loucos para explicar uma tela grande. Na minha opinião, as telas enormes são sensacionais e vieram pra ficar. Acho a tela o iPhone simplesmente medíocre perto dos Smartphones atuais.

    • Ramon Melo

      Isso é temporário. Daqui a seis meses sai o iPhone 5 com tela de 4″ e aí todo mundo vai dizer que “é o tamanho perfeito para o bolso e para as mãos” e blablablá…

  • http://twitter.com/mapuche77 @mapuche77

    … Essa notícia sem pé nem cabeça tá parecendo o meme da Luiza, rs… Se espalha por todo canto… Não, Androids, não PRECISAM de telas grandes… Tanto que alguns modelos tem outros não! Tanto que o Galaxy Note tem uma tela gigante mas nem veio equipado com LTE, rs… Sim, apesar de o chips para a tecnologia “lte” – HOJE, serem FISICAMENTE maiores que os atuais GSM/WCDMA não são tão maiores que não coubessem numa carcaça como a do Iphone, por exemplo…

    O motivo é só um: o mercado quer assim… É muito mais fácil ler numa tela de 4 a 4,6 que numa tela de espremida entre 3 e 3,5 polegadas… Agora não vamos reiventar a roda pra explicar algo que é lógico… Os usuários de telefone tem verdadeira aversão por navegar na internet em dispostivos móveis porque uma tela de ATÉ 4 polegadas – para produzir, É PEQUENA, ponto final…

    As mais de 1 milhão de unidade vendidas do galaxy note deixam isso bem claro… É algo grande, realmente grande, para um celular… Mas cabe perfeitamente no bolso de qualquer paletó ou no cantinho de qualquer bolsa feminina…

    • http://about.me/iamthiagosilva iamthiagosilva

      Tudo bem cara, o publico quer celulares com telas maiores, mas os pontos que apresentam quanto a razão de celulares com LTE terem telas maiores é valido.

  • http://twitter.com/Cyber_Ramses/ Ronaldo Gogoni

    Vergonha vai ser quando o próximo iPhone for LTE e com bateria melhor, e manter as mesmas proporções. Aí eu quero ver onde eles vão enfiar esses argumentos, que para mim soaram como desculpa esfarrapada.

    • http://twitter.com/phillbarboza @phillbarboza

      fatão

    • Leonardo V.

      Não precisa ser muito inteligente pra bater esse argumento: a Qualcomm, maior produtora de chipsets/modems para aparelhos móveis já indicou que haverá disponibilidade para chips c/ LTE em processo de fabricação de 28mm (ante aos 45 atuais) já no Q1/Q2 2012. É com esse chip que a Apple deve iniciar a fabricação de aparelhos c/ suporte para a rede LTE, pois o mesmo é menor e possui uma melhor eficiência energética ante aos chips oferecidos atualmente no mercado. Simples assim.

  • http://twitter.com/Skellington @Skellington

    Pelo o qu’eu vejo, brincando no SDK do Android, a primeira teoria tem uma procedência mais bem apurada que a segunda.

    1º – Porque, de fato, o Android renderiza as coisas como um sistema operacional desktop.

    2º – A “desculpa” da bateria maior até se enquadra, mas dizer que o problema poderia estar envolvido com o tamanho dos chips LTE, é meio nonsense, visto que os chips podem (e alguns são), do mesmo tamanho e/ou espessura de outros chips, como os processadores que esses smartphones carregam, além do fato de que, antes mesmo da gente ter uma noção do que seria o 4G, já existiam Androids com telas maiores que a do iPhone.

  • Cesar Prates

    Li, em algum lugar, que a tela do iphone tem esse tamanho pra q um usuário possa alcançar todos os cantos da tela segurando o aparelho com uma mão.

    E, sinceramente, eu prefiro q seja assim.

    • http://twitter.com/wendelscardua @wendelscardua

      Um conhecido meu comprou o Galaxy Note e devolveu na loja no dia seguinte, justamente porque não era viável usar com uma mão só.

      • Ronaldo

        É que o iPhone é para mulheres! Não te contaram???

        “Ai, não alcanço a tela toda com meu polegarzinho!”

        Vá se catar meu, cria vergonha nessa cara e mostre-nos argumentos plausíveis.

      • http://www.brunogdb.blogspot.com @brunogdb

        O Galaxy Note é quase um tablet. ¬¬

    • http://queenofthestondage.tumblr.com/ othon

      Aqui mesmo no Tecnoblog foi postada essa comparação, que parece bastante razoável.

    • http://www.brunogdb.blogspot.com @brunogdb

      Pra mim isso se chama falta de argumento. Telas maiores são muito melhores. Eu mesmo não consigo mais usar o meu iPhone como eu usava desde que comecei a usar Android.

  • paulorazia

    no texto diz: Optimus 3D da LG: tela de 4,3 com 960 x 540 pixels

    O LG Optimus 3D possui tela Full touch screen estereoscópica de 4,3 polegadas em TFT LCD com 262 mil cores e resolução de 800×480 pixels.

    corrige ai
    http://www.lge.com/br/smartphone/lg-optimus-3d/faq.jsp

    • paulorazia

      essa ali é a descrição do optimus 3D segundo o site da LG

  • Paulo H. F.

    E tem tbm o fato dos smartphones estarem cada vez mais se transformando em computadores de mão com jogos com maior resolução. Jogar com tela pequena não vira ! e outra, vc compraria um notebook com tela de 4″ ??? Por isso desenvolveram os tablets, que é como um smartphone com tela big size ! …. ou não !!!! =/

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha