Ir para o conteúdo.

Início » Web e redes sociais » Google mata Picnik e outros serviços pouco usados

A lista de serviços do Google que serão descontinuados ou remanejados cresceu no final da sexta-feira passada quando a empresa incluiu nela mais cinco itens que não conseguiram usuários o bastante para se manterem relevantes. Essa limpeza começou em setembro do ano passado, alguns meses depois de Larry Page assumir o cargo de CEO e mostrar que não está para brincadeira.

Dessa vez o Google se desfaz do Message Continuity, serviço de backup de e-mails para empresas, do Needlebase, plataforma de gerenciamento de dados, do Urchin, um software para rastreamento de estatísticas em sites, e da API de Social Graph. Todos eles serão descontinuados dentro dos próximos meses, com exceção do Messsage Continuity que vai durar até o final do contrato com as empresas. Já o Sky Map, aplicativo que usa os Androids para mostrar a localização de constelações no céu, terá seu código aberto.

Picnik: R.I.P.

Mas a perda que talvez será mais sentida é mesmo a do Picnik. Trata-se de um serviço de edição de fotos online que foi comprado pelo Google em 2010 e integrado a diversos serviços da empresa. Ele será descontinuado no dia 19 de abril e, para quem quiser salvar seus dados antes disso, há uma opção de download ou de exportação direta para o Google+. Antes disso qualquer pessoa pode aproveitar, de graça, as opções de edição pagas, ao passo que os usuários pagantes receberão um estorno nas próximas semanas.

Vale lembrar que o Sky Map é um dos itens nascidos daqueles conhecidos 20% de tempo que os empregados do Google podem dedicar a projetos pessoais. Mesmo assim, é bem improvável que a empresa deixe de oferecer essa opção aos seus funcionários, já que alguns serviços de sucesso já saíram desses 20%, como por exemplo o Orkut.

20 Comentários (Deixe o seu!)

  • Gaba
    1912c

    Porque compram os serviços se vão descontinuar…?

    • Fábio
      59c

      Todos os serviços do Picnik serão incluídos no editor de fotos do Google+, se você não tem Google+ a culpa não é minha, por que o Google irá anunciar o descontinuamento do Picasa

      • Gaba
        1912c

        Picasa é um lixo mesmo… rsrsrs…

        E eu tenho Google+… só que é mais deserto do que se trancar numa solitária de prisão!!!

        • Fábio
          59c

          Não é deserto, basta adicionar mais pessoas aos círculos, igual no Face, fica deserto se vc não add amigos

      • Gabriel

        Ué, e em algum momento ele disse que a culpa era sua? Não entendi…

      • Janderson Borges

        “Todos os serviços do Picnik serão incluídos no editor de fotos do Google+,” – Achava que eu confiava demais na Google…Mas, você é realmente um believer cara!

        “se você não tem Google+ a culpa não é minha” – O contrário é verdade? Se ele tem Google+ a culpa é sua? Ou essa sua frase foi realmente tão desnecessária, irrelevante e sem noção?

        “o Google irá anunciar o descontinuamento do Picasa” – E que diabos aquela bosta do Picasa tem a ver com o Picnik ?

        Mudando de assunto…Ter que se cadastrar numa rede social (ainda por cima essa que o google quer empurrar goela abaixo) só para editar uma foto é bela babaquice, que eu não esperava da Google.

        • Fábio
          59c

          Como vocês adoram pegar no pé hein, adoram encher o saco, vão fazer algo de bom nas redes sociais, ao invés de pegar no pé só porque eu escrevi uma coisa, aaah @#$!%

        • Fábio
          59c

          Picasa – Editor de fotos e armazenamento e é do Google, o que tem a ver? O picnik tbm mexe com fotos e também é do Google, vai aprender algo antes de dizer que eu estou errado, o Google que reunir tudo em um único serviço, ou seja, irá colocar funções do Picasa e picnik em um único serviço

          • Janderson Borges

            “vai aprender algo antes de dizer que eu estou errado”

            E vc vá tomar no seu furico!

  • Fernando
    1c

    Corrige aí: …incluiu nela mais CINTO (cinco) itens que não conseguiram…

  • O Picnik integrado á outros serviços do Google era muito bom.

    • Fábio
      59c

      Mas todas as funções deles vão para o editor de fotos do Google+

      • Sim, mas por exemplo no Blogger ele era um excelente ferramenta.

        • Fábio
          59c

          Ah isso é verdade

  • E o Google+? :P

    • Comecei a usar o Google+ com mais frequência depois que me enojei tanto do facebook, agora totalmente dominado pelos orkuteiros. Pensando que não tinha salvação praquele deserto, eis que segui uma sugestão e adicionei alguns circulos sobre tecnologia, fotografias e etc.
      Posso lhe garantir com certeza que é um deserto para nós brasileiros, e isso é uma coisa muito boa, afinal, conseguimos acabar com a graça do Facebook… o serviço é realmente muito usado lá fora (e bem usado), o tempo todo vejo artigos interessantes com muitos comentários e eu não estou me arrependendo de ter largado o FB.

      • Gabriel

        É a brasileirofobia! #classemédiasofre

  • @Cobalto
    480c

    Isso explica a até então inexplicável decisão do Flickr de “se separar” o picnik e implementar internamente suas funções.

  • TatoGomes
    448c

    Eu gosto do Sky Map… O resto eu nunca usei. =D

  • Marcelo Souza

    Opa pessoal! Parabéns pela matéria! Só queria informar que tem um erro de português: nela mais cinto itens (Acho que seria cinco itens).

    Abs a todos! |o/

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.