Ir para o conteúdo.

Início » Lei e ordem » Motorola processa Apple por infração de patentes no iPhone 4S e iCloud

Um novo processo contra a Apple foi aberto essa semana e dessa vez não foi a Samsung que usou a empresa da maçã como alvo. A Motorola, que já está processando a empresa nos Estados Unidos, abriu um novo processo nessa terça por infração de patentes no iPhone 4S e no iCloud. E mais: o processo foi aberto com a sanção do Google.

Segundo o blog FOSSPatents, são seis patentes no total relacionadas ao iPhone 4S, sendo que quatro envolvem especificamente o iCloud além do celular. E mais uma vez são patentes que soam bem genéricas e levantam a questão de porque elas conseguiram ser patenteadas. Talvez elas não soaram genéricas na época em que foram concebidas e registradas, mas elas parecem estar sendo usadas com os propósitos errados atualmente: processos litigiosos.

Entre tais patentes estão “receptor com uma antena externa escondida”, “método e aparelho para facilitar a troca de endereços em um sistema de mensagens sem fio” e “aparelho para controlar a utilização de software em um dispositivo de comunicação portátil”. A Motorola até tentou adicionar essas disputas no processo anterior, mas esse processo já tem uma data para ser resolvido e não pode ser modificado tão tarde.

Ainda segundo o FOSSPatentes, o Google precisou autorizar o processo por que no acordo de compra da Motorola Mobility, que ainda precisa de aprovação de diversos órgãos internacionais, existe uma sessão específica dizendo que a gigante dos celulares não pode abrir novos processos envolvendo propriedade intelectual sem o consentimento do Google.

Então é isso, o Google está mesmo combatendo fogo com fogo. O que parece é que no final das contas, quem deve acabar queimado serão os consumidores finais, com a falta de inovação na área e aparelhos mais caros por causa dos royalties.

24 Comentários (Deixe o seu!)

  • Gaba
    1912c

    Eu falei que a Google só queria as patentes da Motorola pra bombardear as outras empresas…
    Dessa vez não foi a Google, e sim a Motorola com permissão da Google, mas mais pra frente concerteza a Google vai começar a usar essas patentes… para o mal!

    • Pascal
      1c

      Quem começou essa guerra foi a Apple… e ficam falando que o Google está indo para o mal?? Não fale besteira. O Google deve ficar parado, só levando pancada?

      • Gaba
        1912c

        To nem aí pra quem começou. O que deveria ser feito é parar com isso! -.-’

      • Verdade. Antes da Apple nenhuma empresa questionava propriedade intelectual umas sobre as outras, patentes ou direitos autorais… até pq registro de patentes é uma invenção bem nova… e isso é tudo culpa do Steve Jobs.

        • Esse morreu de ódio.

          • Oi, q tc?

            • Show breasts!

    • A Google deu mole, demorou de começar a comprar patentes. Muitas companhias, como a IBM, vendem patentes em leilões.
      Pra tirar o atraso, a Google quis comprar todas as patentes da Motorola Mobility. Porém, como seria metade do preço da MM, só parar comprar as ações, a Google resolveu aproveitar e comprá-la na integra.

  • Wosth
    38c

    O Google já sofreu tanto com processos em cima do Android, ele deve ter permitido por causa disso – ou não.

  • Ah tá, pensei que a Motorola iria processar a Apple por copiar a bateria que não dura nada.

  • Quem sabe agora a Apple aprende a não trollar os concorrentes com patentes genéricas que atrasam o desenvolvimento mobile.

    • Você leu a notícia?

      • Li sim…. e como é de conhecimento de todos a Apple adora processar concorrentes com patentes genéricas (tipo o desbloqueio de tela com os dedos)….. agora ela prova do mesmo veneno.

        • Acho que essa foi o Slide to Unlock.

    • Já vi diversas reclamações sobre a parcialidade do tecnoblog favoravelmente à Apple, mas isso já é demais.

      Façam o mínimo de lição de casa antes.
      - Vocês sabem que: a Apple abriu processos contra Google, Samsung, HTC, Motorola por causa de coisas inúteis, como fazer um celular retangular com borda arredondada. Ganhou alguns, perdeu outros, mas conseguiu prejudicar principalmente a Samsung, impedindo vendas em diversos países por vários meses.

      - Vocês sabem que: a Apple não quer receber royalties e deixar usarem as “inovações” dela. Ela quer que parem de vender ou mudem (como, por exemplo, usar uma pirâmide em vez de um retângulo fino ou que o celular tenha o formato de uma faca).

      - Vocês deveriam saber que: a única forma de impedir que a Apple proiba inovações é fazendo acordos.

      - Vocês deveriam saber que: como a Apple não quer fazer acordos, a única forma de forçar isso é ganhando processos contra ela e usando isso como arma numa guerra de patentes.

      Então, deveriam notar que Motorola, Google, Samsung, HTC, dentre outras, abrindo processos contra a Apple, estão ajudando inovações na área da telefonia, não prejudicando.

      Até porque, outra coisa que vocês deveriam parar para pensar, é que eles estão processando somente a Apple. Todos podem inovar à vontade, mas a Apple não quer que ninguém além dela inove, então tem que ser convencida a deixar isso voltar a acontecer.

  • Mas a diferença que as patentes que a Apple possui são muito mais específicas e são muito mais inovadoras. A Google não está sabendo competir no mercado invés de revidar porque não cria algo melhor e mais inovador baseado naquela idéia.

    A Google tá perdendo o foco em inovação e tá se tornando mais capitalista. Apple já fez isso e se deu mal.

    Nada contra o Android mas acredito que o propósito dele é inovar , não vejo oportunidade melhor para isso do que evitar patentes.

    • Se é baseado em alguma idéia, não é inovador.

  • Rodrigo Soncin
    423c

    [b]Para enfrentar guerra de patentes, empresas planejam construir exércitos de robôs[/b]

    Cansadas das demoras das brigas judicias, Sansung, Apple e Motorola decidiram iniciar a produção de centenas de milhares de robôs bélicos e resolver as questões da patentes na pancadaria.
    Diversos países começaram a mobilizar seus exércitos pelo medo de que o conflito os atinja.
    Apesar disso o conflito parece que não irá ocorrer, já que a produção dos robôs está parada, devido a cada empresa estar processando as outras duas quanto à diferentes patentes relacionadas com o funcionamento de diversas partes dos robôs.

  • Alexandre
    251c

    Quem comecou com essa historia foi a apple, agora toma!

  • Outro Leitor
    86c

    Mais caros por causa de royalties? Qual seria a diferença no Brasil?

  • RubensBrilhanteJr
    184c

    A Apple transformou uma disputa judicial em uma luta até a morte.
    E foi na certeza de que sairia vitoriosa. E venceu sim várias batalhas.
    Mas começou a perder algumas e tem mais processos vindo.
    Embora ela tenha costas largas para aguentar processos.

    Só quero ver até quando isso vai durar.

  • Marcelo
    684c

    agora conta uma novidade…

  • Google Evil.

  • @yagogabriell

    Com esse tanto de patentes será que ainda vai existir inovação?

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.