CEO do Twitter diz que Google tem todos os dados para colocar microblog na “busca social”

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

O Google tem todas as informações necessárias para exibir resultados de Twitter em sua “busca social” (aquela que só funciona com o Google+). A afirmação foi feita por Dick Costolo, atual CEO do Twitter, durante uma palestra ocorrida nessa semana. Foi a mais recente resposta do Twitter à busca do Google que oferece recursos sociais como usuários e páginas de empresas.

De acordo com o executivo os robôs do Google leem informações do Twitter à velocidade de 1.300 solicitações por segundo. É muita coisa. Costolo também diz que o Google indexou 3 bilhões de páginas do Twitter, o que significa que eles “têm todos os dados de que precisam”.

3 bilhões de páginas

Mais: Desative a integração social nos resultados do Google

Para confirmar a afirmação é bem simples. Entre no Google e digite site:twitter.com. O buscador vai retornar todas as páginas pelas quais já passou no domínio twitter.com. São 3,46 bilhões de páginas nos resultados para a consulta que eu fiz. Ou seja, Costolo está certo quanto ao número.

Falando sobre a disputa com o gigante das buscas, o CEO diz que um acordo foi ensaiado para continuar com a parceria que permitia ao Google exibir conteúdo do Twitter em suas páginas. As negociações não foram para frente. “Ambos queríamos um intercâmbio de valor que não se limitasse a apenas dinheiro.” Porque, convenhamos, dinheiro não seria exatamente um problema para o Google.

Ninguém do Google respondeu aos comentários de Costolo. O que sabemos até agora é que o Twitter emprega o atributo nofollow nos links presentes em tweets, de modo que os robôs do Google não podem indexar o que tem naquele link — ou melhor, não podem seguir com a navegação. Nisso já dificulta o trabalho do buscador.

O Google parece querer mais do que páginas indexadas. O acesso ao banco de dados do Twitter seria o grande sonho da empresa para apresentar resultados de busca mais inteligentes e completos. Algo me diz que isso não deixará de ser um remoto sonho ainda por um bom tempo. A identidade dos usuários do Twitter é o que a empresa tem de maior valor; não entregariam de mãos beijadas para um potencial concorrente na tal da web social.

Com informações: GigaOM

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados