Mais um episódio envolvendo privacidade em redes sociais. Nessa semana o Path, aplicativo para celulares e rede social, teve que pedir desculpas públicas depois que se descobriu que o app enviava todos os contatos do celular para os servidores deles. Por que faziam isso? Para oferecer uma experiência melhor aos usuários. Só que os próprios usuários não sabiam da conduta e não gostaram muito quando descobriram.

“Nós cometemos um erro”.  Com essas palavras o co-fundador e CEO do Path, Dave Morin, iniciou um longo artigo no blog oficial da empresa comentando o que os levou a tomar a decisão de puxar os contatos do celular do usuário e mandar para os servidores do Path. “Para melhorar a qualidade das sugestões de fotos quando você usa o recurso Adicionar Amigos para sugestão de amigos”, diz o executivo.

O Path diz que sempre usou conexões seguras para transmitir os dados do dispositivo móvel para os servidores – repare que a home do Path conta com https, o que indica conexão criptografada. Ainda assim, fica aquela sensação de que fizeram besteira por não informar aos usuários que essa transmissão sequer existia. E caso ninguém tivesse percebido provavelmente nunca teríamos conhecimento do comportamento do aplicativo.

“Nós acreditamos que você deve ter o controle quando o assunto é o compartilhamento de suas informações pessoais”, defende Morin em seu artigo. Ele diz que todos os dados enviados a partir de celular sobre contatos foram devidamente apagados dos servidores do Path. Era o mínimo que a empresa poderia fazer depois de cair no escrutínio do público em um momento não tão grato, visto que o Path estava em franco crescimento – agora, vai saber.

O aplicativo de Path para iOS ganhou uma atualização nessa semana (já na App Store) na qual o software pergunta se o usuário aceita enviar informações de seus contatos para que o aplicativo crie uma experiência mais satisfatória.

O Path apareceu com essa história de rede social mais privativa porque acredita que todos temos poucos bons e verdadeiros amigos. O internauta poderia manter as 400 amizades rasas do Facebook e uma conta no Path compartilhada com 15 ou 20 pessoas, se tanto.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados