Ir para o conteúdo.

Início » Software e apps » Apple revela detalhes do Mountain Lion, o próximo Mac OS

A nona versão do sistema operacional da Apple. A empresa da maçã anunciou hoje a disponibilidade da primeira prévia para desenvolvedor do Mountain Lion, nome do sucessor do sistema Lion que você conhece e possivelmente usa no seu Mac (eu não uso por motivos muito particulares).

De novidade teremos, mais uma vez, uma série de recursos importados do iOS, em especial aplicativos — notas, os lembretes e o centro de notificações. A Apple diz que o Mountain Lion é a primeira versão do Mac totalmente pensada tendo em vista o iCloud, serviço de armazenamento de dados na nuvem que funciona com os dispositivos móveis da companhia.

Messages no Mountain Lion

O iChat será substituído pelo aplicativo Messages. Ele já existe no iOS com funcionamento similar ao do WhatsApp, numa tentativa de evitar o envio de SMS. Além de falar com pessoas que tenham contas Apple ID em seus dispositivos iOS, o aplicativo funcionará com Google Talk, Yahoo Messenger, Jabber e AIM. Usuários terão a possibilidade enviar não só texto, mas também “imagens em alta qualidade e vídeos”, de acordo com comunicado da empresa.

A Apple colocou o beta do Messages para download. Funciona somente com o Lion. Nós tentamos baixar o app aqui na redação, mas estava dando uma desagradável mensagem de erro.

Pelo menos duas centrais de aviso marcam presença no Mountain Lion. O Notification Center, que copia a funcionalidade do famoso complemento Growl, dá informações relevantes sobre os aplicativos instalados no Mac. E o Game Center, cujo nome evidencia do que se trata, funciona mais ou menos como a central de pontuação do Xbox: mostra os amigos, quais jogos têm lhes dado trabalho, que conquistas foram feitas etc. Bastante similar ao que existe no iPhone.

Notification Center

Os aplicativos de iOS presentes no futuro sistema são de notas e de lembretes. É natural que eles sincronizem os dados com o iCloud do usuário. Tanto melhor se tiver iPhone ou iPad ou iPod Touch porque as informações adicionadas no dispositivo móvel serão replicadas no computador (e vice-versa). A Apple também adiciona suporte total ao Twitter no Mountain Lion. O aplicativo oficial vai funcionar integrado com o sistema (no iPhoto, Photo Boot e Safari).

Para completar, a Apple oferece no Mountain Lion diversas opções de compartilhar conteúdo “em vários aplicativos”. Fora os links no Safari que podem ir rapidamente para a lista de leitura, os favoritos ou Twitter, além de mandar para alguém por email ou via Messages, a empresa adiciona a postagem de fotos para o Flickr e de vídeos para o Vimeo. Eles não deram detalhes sobre quais apps vão funcionar com quais serviços. Eu imagino que a parte de fotos deva funcionar com o iPhoto e de vídeo com o iMovie (alguns compartilhamentos já existiam anteriormente).

http://www.youtube.com/watch?v=8NcB21Jr4pw
(Vídeo do YouTube)

O AirPlay estará presente no sistema. Assim como ocorre nos dispositivos com iOS, o usuário poderá repetir a imagem da tela do computador na televisão compatível com a tecnologia (ou que esteja acoplada a um acessório Apple TV).

Ajustes do Gatekeeper

A segurança dos donos de Mac fica resguardada pelo aplicativo Gatekeeper, mais uma novidade apresentada com o próximo OS X. Com ele fica a cargo do usuário escolher se quer instalar os aplicativos livremente a partir de qualquer fonte de download; somente a partir da Mac App Store (padrão no sistema, de acordo com a Apple); e somente a partir da Mac App Store e de desenvolvedores cuja identificação fora confirmada antes.

Pelas contas da Apple são mais de 100 recursos novos no Mountain Lion. Geralmente eles incluem até mudanças em um simples botão nesses cálculos (Apple… Sabe como é). Também dizem que há diversas novas APIs para que os desenvolvedores tirem proveito máximo dos recursos exclusivos do Mountain Lion.

Para quem achava que o Mac OS não podia chupar ainda mais recursos do iOS aí está a prova em contrário. Não que isso seja bom ou ruim; não estou julgando a decisão da Apple, mas apenas relatando.

Não há data para lançamento do sistema operacional (sabemos que será durante o verão no Hemisfério Norte — entre meados de julho e meados de setembro) nem foi divulgado o preço a ser cobrado por ele. Desenvolvedores cadastrados no programa da Apple podem baixar a prévia do Mountain Lion imediatamente.

Atualizado às 14h50.

75 Comentários (Deixe o seu!)

  • Gaba
    1912c

    Em 2020: iOS em todos os produtos Apple!

    • Pedro Rivera
      1c

      2020? Provavelmente antes…

    • Yangm
      1c

      Ou a Apple junta tudo e muda o nome para “Apple OS”, o que não seria uma má ideia.

    • Jonathan Gangi

      True Story..

  • filiperokr
    127c

    Posso dar uma sugestão nesta matéria? Vídeo de demonstração: http://www.youtube.com/watch?v=8NcB21Jr4pw

    • Boa sugestão! Eu procurei o vídeo no canal oficial da Apple no YouTube mas não encontrei nada. Então vai o vídeo copiado do apple.com mesmo.

      A informação foi adicionada ao texto. Obrigado.

      • filiperokr
        127c

        =]

  • Lançamento this summer! Ou seja, por aqui no inverno.

  • TatoGomes
    448c

    “a empresa adiciona a postagem de fotos para o Flickr e de vídeos para o Vimeo.”

    Não vou mandar vídeos pro YouTube, mesmo ele tendo muito mais acessos e usuários que o Vimeo, porque o Google não é meu amiguinho!

    • Vimeo > Youtube. Tanto em questão de política, quanto em qualidade.

      • Política nada. Sites reconhecidos como o Linha Defensiva colocam o Vimeo como site não recomendável por sua política. Produtos da IAC são todos tratados como “perigosos”.

    • Claudio H.
      541c

      O algoritimo de compressão e conversão de vídeos do Vimeo é melhor do que o do Youtube, principalmente se você quer ter um vídeo online com a maior qualidade possível.

      A diferença é que o Youtube caiu na massa, e o Vimeo é menos conhecido, mais utilizado por designers, animadores gráficos, etc.

      • TatoGomes
        448c

        Mas eu não discuti a qualidade. Honestamente, usei umas duas vezes o Vimeo.

        O que disse foi exatamente a segunda parte do seu comentário. O YouTube tem mais usuários e acessos. Seria natural a escolha.

        Mas sei lá. Acho que pelas ferramentas do Mac OS e pela que você disse sobre os usuários do Vimeo, talvez tenha sido uma boa escolha.

        • Claudio H.
          541c

          Não trabalho na Apple para ter certeza de nada, mas provavelmente o fato de eles utilizarem o Vimeo se deve a alguma parceria firmada entre as duas empresas.

          E é claro, tem também a dor de cotovelo de o Youtube ser da Google, e a Google ter o Android… etc etc etc.

    • Tanto o Quicktime quanto o iMovie já exportam para o YouTube. Provavelmente eles não destacaram por causa disso.

    • Tato,
      na verdade o iMovie já tem compartilhamento com o YouTube há muito tempo, o que a Apple fez agora foi acrescentar mais um recurso de upload.

      Abraços.

  • filipebd
    11c

    Cada vez mais a Apple está aproximando o MAC OS do IOS. Muito interessante isso, e que venha logo o Mountain, poos irá trazer boas melhorias.

  • Pra mim o melhor recurso seria otimizar todas as animações e os recursos adicionados no Lion. É tudo muito lindo e, infelizmente, muito pesado.

    • Henrique
      97c

      E inútil. Voltei ao Snow depois de 1 semana, o Lion é extremamente desnecessário e mal otimizado.

  • Qual a dificuldade de integrar o iChat ao MSN? O protocolo de comunicação já foi alterado!
    Não que eu use o MSN com frequencia, mas ainda sim ele é o IM mais utilizado.

    Falta boa vontade aí…

    • mais utilizado aqui na terra brasilis. Lá fora a base de usuários é bem menor.

    • @virsso
      274c

      cê tem certeza?! no meu círculo social a maioria esmagadora já prefere usar o chat do facebook (que por sinal é compativel com o iChat desde… sempre?!)

  • Claudio H.
    541c

    Esse é o futuro dos sistemas operacionais, cada vez mais se integrando, em algum momento (como já está acontecendo com o Windows) todos os SOs rodarão em todas as plataformas. Eu particularmente acho isso ótimo, tendo em vista que os SOs irão utilizar a vantagem de cada dispositivo. Sem contar que, imagino eu, ficará bem mais cômodo desenvolver aplicativos multi-plataformas.

    Em breve as linguagens web estarão tão otimizadas para os sistemas operacionais futuros, que vão acabar sendo utilizadas como padrão no desenvolvimento de aplicativos nativos, como já está ocorrendo no windows 8.

    Esse é o futuro meus amigos, parabéns para nós, que estamos vivendo na crista da onda de uma revolução gigantesca no mundo da tecnologia.

    • Yangm
      1c

      Escolhi bem quando escolhi webdevelopment =)
      O interessante é ver programador obcecado em windows falando que eu não programo lá em 2010, e hoje eu posso dar risada na cara deles e eles ainda têm que ficar calados =D
      BUT, HTML ainda não está legal para jogos… just saying.

    • Jonathan Gangi

      Integração entre sistemas operacionais.. Sonho de vários desenvolvedores desde a época em que foi estabelecido o POSIX (que aliás tinha esse propósito), mas o Windows fez questão de cair fora…

      O fato de o Mac ter se tornado Unix-Like já foi uma mão na roda nesse aspecto, o próximo passo realmente é a integração entre SOs de diferentes arquiteturas. E é nisso que as empresas vem investindo, esse é o caminho!!

      Espero que dessa vez a ideia vá pra frente, ou teremos de continuar a reescrever código ou apelar pra virtualização…

  • Diego

    Pelo nome, quando dá erro deve aparecer a mensagem “saída pela esquerda”.

  • Estou doido pelo OS X 10.8 Montain Lion,com água na boca,está tudo tão perfeito. *—-*

    • bawlaw
      1013c

      yep… como em qualquer video demonstração pré-lançamento..

      • Você não pode negar que quem dita o rumo de toda essa indústria é a Apple.

        • Yangm
          1c

          Pode sim, é fácil. A Apple não dita o rumo de toda essa indústria.

          • Visualizo o Yangm falando isso e depois colocando as mãos nos ouvidos e cantarolando bem alto LA,LA,LA,LA,..Metro,Metro,Metro. Kkkkk

            • Jonathan Gangi

              A Apple não dita o rumo de toda essa indústra, fato, nem a Microsoft, nem a Google… Mas a ciência, tecnologia e competição que fazem com que se invista em produtos e serviços inovadores. Porém, nada disso é útil se não agradar o usuário final. Pode ser a maior revolução que for, se não “cair no gosto do povão”, não vira.. E acredite, pessoas estranham mudanças repentinas: Estranharam o Unity (eca), o GNOME 3, o KDE 4 quando saiu, o Chrome OS nunca vi um brasileiro usando, o Metro com certeza vão estranhar (exceto quem usou o Win 3.11, muito parecido)…

              Porém, mais do que uma questão cultural, é uma questão de tempo e feedback pra ver o que foi bom e o que foi burrada. Tem gente que opta por produtividade, tem gente que opta por beleza e efeitos, tem gente que opta por simplicidade… Conseguir equilibrar tudo isso sendo inovador, aí é que está o desafio

            • Yangm
              1c

              Metro pode ser intuitivo e legal, mas eu prefiro o visual do Elementary OS e Android no mobile.

        • Podemos e não precisamos de motivo, razão ou circunstância para mudar nossa opinião: Ela é permanente. Abs. :P

    • Gaba
      1912c

      Eu não mereço ler isso!!

  • Gostei. Vou comprar quando lançar. :)

  • EDI LOPES
    940c

    e eu qe ainda estou de leopard. Nao sou fa de atualizar SO. vou ainda esperar um pouco

    • Agora é o momento ideal para esperar mesmo! rs

  • “Pensado para iCloud” … Com isso é praticamente um OS pós pago.

    • Não entendi seu comentário. Poderia explicar?

  • Lucas

    Sempre me preocupo com a quantidade de felinos disponíveis pra eles usarem como nome. E quando acabarem? O Mac OS nunca mais atualiza?

    • TatoGomes
      448c

      E o Android que usa doces e em ordem alfabética? Alguma hora vai chegar uma letra que não tem nenhum doce, ou acaba o alfabeto de vez… =D

      • Jonathan Gangi

        E o Ubuntu com nomes de animais e adjetivos com a mesma letra? kkkk

    • Aí o OSX vira OSXI e eles usam nomes de outro tipo de animal.

    • André Pessoa
      24c

      Na verdade já está faltando felino. O Leão da Montanha é exatamente o mesmo Puma da versão 10.1 do Mac OS X. É o mesmo bicho, com nomes diferentes.

  • TatoGomes
    448c

    Com que frequência a Apple lança OS? Parece que foi outro dia que saiu o Lion…

    • Eu tbm achei que foi muito rápido. Faz poucos meses que eu comprei o Lion e agora anunciam um novo :(

    • @rmarcon
      326c

      Do 10.0 até aqui, as datas de lançamento são:
      10.0 – Março/01
      10.1 – Setembro/01
      10.2 – Agosto/02
      10.3 – Outubro/03
      10.4 – Abril/05
      10.5 – Outubro/07
      10.6 – Agosto/09
      10.7 – Julho/11
      10.8 – Provavelmente em torno de julho, a apple só anunciou que será no verão deles.
      (fonte: wikipedia)

      é um intervalo menor do que vinha acontecendo, realmente.

      • luvialca
        304c

        Tá vendo?
        Antes era de 2 em 2 anos.
        A Apple está tornando anuais as atualizações do SO também.
        Eu tbm estranhei a rapidez.

        • Daqui a pouco vai ser igual ao Ubuntu, de 6 em 6 meses…

          • bawlaw
            1013c

            ugh.. ainda nao me conformo com essa taxa bizarra de atualizações

  • Guilherme
    175c

    Também não fui muito feliz em gastar $30 doletas no Lion. =/
    Dá-lhe snow leopard.

  • Pra mim pareceu mais um pacote de aplicativos para o Lion do que um SO novo. Tenho dúvidas se vale os 30 dólares que a Apple vem cobrando. Espero que seja mais barato.

    • Claudio H.
      541c

      Com certeza vale mais a pena parar U$30,00 em um SO do que U$200,00 como são os preços do Windows quando uma nova versão é lançada.

      • Se bem que o Windows 8 APARENTEMENTE vai valer esse preço de atualização..just saying..

        • Jonathan Gangi

          Se fosse pra ter um sistema pago, só iria gastar US$ 30,00 em atualização de um sistema descente como o Mac, Windows nem pirata eu uso!!

          Enquanto isso, updates a cada 6 meses do Ubuntu “de grátis” ;)

  • Gabriel
    923c

    Pergunta importante: será uma atualização paga? Espero que seja gratuito para quem já adquiriu o Lion ou um preço camarada de 5/10 dólares, não o preço de um update maior como foi do Snow Leopard para o Lion.

    Eu acho interessante essa integração entre os SOs da empresa, mas tenho medo que o OS X se torne um sistema capado como o iOS. Infelizmente, é o que faz mais sentido, mas é extremamente inoportuno para quem não vive no ecossistema Apple.

  • Hallan

    Thássius,

    Quais os motivos de vc não utilizar o Lion? Fiquei curioso. Sou novo em no mundo MAC e acebei de comprar um, que já vem com o Lion. Mas como leio muitos pots e vejo alguns falando que não usa o Lion.

    • Tenho um MacBook branco antigo. Daqueles que não são mais vendidos pela Apple. Acontece que o desempenho do Lion vai se deteriorando com o tempo. O sistema fica lento e a máquina começa a ativar o modo quase-levantando-voo (quando o cooler dispara) a todo momento. Com o SL esse tipo de coisa não acontece e o sistema roda redondo. Para completar, não tem nenhum recurso matador no Lion. Enfim, preferi parar de atualizar meu MacBook no Snow Leopard mesmo. Quando comprar outro mais atual provavelmente adotarei o Lion.

  • Acho ótimo porque o Lion está TERRIVEL aqui, é o ‘windows vista’ da Apple.

    • Eu desisti do Lion. Prefiro um sistema velho (Snow Leopard) rodando direito a um sistema novo (Lion) capenga.

      • Gabriel
        923c

        Melhorou bastante o desempenho nos últimos dois releases ao meu ver, mas continua mais lento que o Snow Leopard no meu notebook que ainda é Core 2 Duo.

        Qual modelo você tem? Pela foto, o trackpad ainda não era multi-touch o que minimiza bastante as vantagens de utilizar o Lion. Nesse caso, eu continuaria com o Snow mesmo.

        • Se não me engano é o modelo de meados de 2008. Realmente não vale. Melhor permanecer com o SL.

  • Fabio

    Poucas novidades.. parece mais uma sombra das novidades aplicadas do Leopard para o Snow leopard

  • Vinícius
    1602c

    Se essa pressa toda resultar em um sistema “cheio de novidades” e bugs igual ao Lion, prefiro que demorem! !
    Lion veio com muitas melhorias e facilidades, mas com muitos problemas!!
    Acho que o Mountain Lion será para o Lion, o que o 7 foi para o Vista!
    Só espero que a Apple não adote um sistema “chrome” de atualizações!

  • Pessoal, ainda é muito cedo para dizer que o Mountain Lion será um update pequeno. Esse é o primeiro anuncio, que nao teve nenhum tipo de evento para demonstra-lo e que só será lançado daqui 4 ou 5 meses…

    O Lion está rodando muito bem por aqui e mesmo que ele seja uma pequena atualização já será extremamente bom, pois melhorará o que já é muito bom.

    Estou ancioso para ver como o GameCenter funcionará nele. Mas ainda é uma pena que pouquíssimos jogos são lançados para a plataforma Mac. O AirPlay mirroring é uma função também muito aguardada por mim.

    Com atualizações anuais, nem sempre o novo sistema apresentará uma revolução no segmento. Mas sim uma melhora na usabilidade do meu computador. Eu prefiro esse sistema do que ficar 4 anos preso em um sistema ultrapassado esperando por atualizações bombásticas.

  • Marcos
    327c

    Abri uma conta de desenvolvedor na Apple apenas para explorar o Lion desde o inicio, de maneira legal, livre e contribuindo com os “bug reports”. Desde o inicio me senti deslumbrado com o Lion. Foi o único que nao me dava saudades do Tiger. Com o tempo, entretanto, fui percebendo que os problemas com ele eram grandes. Aí, hoje veio a notícia bombástica do Mountain Lion! Quando li a notícia no MM, pensei que se tratava de um trote! Mas aos poucos fui percebendo o inevitável. A Apple realmente está tentando agir rápido para sepultar o seu “Vista”. O Vista da Apple, eis o que o Lion foi. Digo foi, porque to sentindo como se o Lion tivesse sido um fantasma que vimos. Algo que existiu sem realmente ter existido, sei lá. E cá estou eu de novo, menos de um ano após o primeiro preview daquele que foi sem ter sido, experimentando o Mountain Lion…afff

  • Só vou comprar um Mac, quando a Apple lançar o “OS XI Macaco-prego-do-peito-amarelo”. :mrgreen:

    • Marcos
      327c

      A bem da verdade, quem lança o OS Macaco-Prego é a Microsoft, não a Apple. :D

  • Claudio H.
    541c

    Não entendo porque todo mundo reclama tanto do Lion, sério, eu não achei nada de errado com ele, tirando só o programa de preview de imagens e PDFs que demora séculos para abrir.

  • Pode ter 200 mil novos recursos, o importante é minha bateria voltar a ser o que é no Snow Leopard… :(

  • Testando aqui, e, a bateria continua a mesma coisa que tava no Lion…

  • Não vi novidades. A Apple apenas recriou os apps que já existem, com nome próprio. O Growl, o Twitter for Mac, o a pasta de games do Windows, o Evernote… não vejo novidade funcional, além do iMessage. Vou ficar com o meu Lion mesmo. :D

  • Cintia Borba

    Oi, instalei o moutain lion mas o meu iphoto simplesmente nao abre mais! estou desesperada porque estou com medo de perder todas as minhas fotos! como faço? ele da um erro, dizendo que nao foi possivel abrir o iphoto.

  • Cintia Borba

    Oi, instalei o moutain lion mas o meu iphoto simplesmente nao abre mais! estou desesperada porque estou com medo de perder todas as minhas fotos! como faço? ele da um erro, dizendo: A sua fototeca está danificada ou ilegível e não pode ser aberta. Por favor, restaure usando um backup.

Deixar comentário:

Leia | Política de Comentários.