Buscapé adere a associação internacional contra o Google

FairSearch diz promover a competitividade na rede.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias

O grupo Buscapé disparou agora há pouco comunicado no qual afirma que está se associando ao FairSearch, conjunto de empresas de internet que se posicionam contra algumas práticas de buscadores que não lhes parece corretas. Em especial, questionando muitos dos recursos inteligentes implementados pelo Google no mecanismo de pesquisa.

A decisão — que já corria nos bastidores de quem cobre tecnologia — reforça a disputa que o Buscapé mantém com o Google na Secretaria de Defesa Econômica do Ministério da Justiça. O grupo entrou com representação contra o buscador em dezembro do ano passado. Reza a lenda que o Google respondeu e agora é a vez do Buscapé apresentar a réplica.

O FairSearch afirma ser um “grupo de empresas e organizações unidas para a pormover o crescimento econômico, a inovação e a escolha através do ecossistema da internet. Eles defendem a competição na busca online e em dispositivos móveis. Figuram na lista de membros: Microsoft, Ad Marketplace, Expedia e TripAdvisor. Os sites de passagens têm um caso à parte de ódio à busca do Google.

“Acreditamos que as informações apresentadas ao consumidor como resultado de uma busca devem seguir os mesmos critérios para todos os participantes do mercado”, diz o VP de comparadores do Buscapé, Rodrigo Borer, no comunicado.

Dados da ComScore para dezembro do ano passado mostram que, a despeito das mudanças na busca por produtos no Google, o Buscapé não perdeu audiência. Sites menores, como JáCotei e o francês Twenga apresentaram queda.

O Buscapé diz que entrou na briga não apenas para defender o próprio negócio. Eles acreditam que, por serem do tamanho que são, têm o dever de defender o mercado de comparadores de preço e, por consequência, os sites menores que também oferecem o serviço.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados