Início » Robôs » Nevada, nos EUA, regulamenta uso de carros que se dirigem sozinhos

Nevada, nos EUA, regulamenta uso de carros que se dirigem sozinhos

Por
2 anos e meio atrás

O governo de Nevada, dos EUA, aprovou na última quarta-feira as regulamentações que permitem que carros autônomos possam circular pelas ruas de todo estado sem a presença de um motorista para eventuais situações de emergência. Esta é a primeira lei em todo mundo que legaliza carros que dispensam motoristas.

De acordo com o site Physorg, a regulamentação foi aprovada por uma comissão que incluia seguradoras, fabricantes de automóveis, polícia, autoridades de trânsito e outros. Por ora, os carros que dispensam motoristas estarão limitados a empresas que fazem testes com a tecnologia.

“Aplaudimos Nevada pela construção de uma estrutura cuidadosa para permitir testes seguros e permanentes com esta tecnologia, antecipando as necessidades e os melhores interesses que os cidadãos do estado possam ter um dia”, festejou o Google através de um porta-voz ao site VentureBeat.

Segundo Bruce Breslow, diretor do departamento estadual de veículos automotores, enquanto estiverem em testes os carros autônomos circularão pelo estado exibindo placas vermelhas. Mas assim que estiverem disponíveis comercialmente, os carros autônomos andarão por aí com placas verdes.

Essa não é a primeira vez que Nevada é pioneira na aprovação de leis relacionadas a carros que dirigem sozinhos. Em maio do ano passado aprovaram uma lei para que carros autônomos do Google andassem sozinhos, mas em uma área limitada em horários pré-determinados.

Recentemente a BMW divulgou vídeo mostrando os avanços para produzir um carro autônomo que percorra as autopistas de velocidade elevadíssima da Alemanha. Acompanhe no vídeo abaixo.


(Vídeo do YouTube)

  • http://twitter.com/MasterWebInter Yangm

    Agora só falta fazer carros menores, mais espaçosos, sem motores poluentes e mais rápidos.

    • http://twitter.com/golker @golker

      Mais rápidos pra quê, cara? Carros atuais já chegam a 200km/h, o que é uma velocidade absurda, e permitida em pouquíssimos lugares do mundo (tanto pelas leis como pela qualidade das estradas)..

      • http://twitter.com/MasterWebInter Yangm

        200km/h para um humano é rápido demais, porém 400km/h para um robô é fichinha.

        • Gaba

          Eu não confiaria tanto assim!!!

          • http://twitter.com/MasterWebInter Yangm

            Se ele estiver rodando windows nem eu confio!

        • http://twitter.com/andrelinod @andrelinod

          Mesmo porque robô não morre né… 200km/h já é BEM fatal pra um ser humano, eu andando de 60~80km/h dentro da cidade ja to bem contente!

          • http://twitter.com/MasterWebInter Yangm

            Imagine todos os carros “conversando” entre si. Imagine um mundo sem estacionamentos. Imagine um mundo em que seu carro volta para casa sozinho.

  • bawlaw

    só restou uma duvida..
    para funcionar será preciso posicionar as mãos como demonstrado no video?

  • Renan Ferrari

    Essa é uma das tecnologias que eu espero mais ansioso para se popularizar.

    Acho meio que um absurdo ainda termos que “digirir carros manualmente”, mesmo com tanta tecnologia disponível. E o pior: matando e morrendo tanto durante este processo.

    • Renan Ferrari

      *dirigir

Tecnocast

|

Faça seu login no Tecnoblog

Crie a sua conta

Esqueci minha senha