Muitos de nós aproveitaram o carnaval — alguns no calor da Bahia e outros no frio de Oslo, dá na mesma — durante os primeiros dias da semana. Enquanto isso, repórteres do jornal eletrônico The Daily conseguiram imagem e ainda publicaram breve análise de uso do que seria o Office em versão especial para o iPad. Tudo mentira, de acordo com representantes da Microsoft.

Imagem obtida pelo The Daily

O The Daily diz que o Office para o tablet da Apple está em produção e que deve pintar na fila para aprovação da App Store “em breve”, sem especificar quando. A interface seria similar à do aplicativo OneNote, que eu considero como o Evernote da Microsoft, com charme proveniente do visual Metro do Windows Phone e futuro Windows 8. “Arquivos de Word, Excel e PowerPoint podem ser criados e editados tanto no aplicativo local como online.”

Assim que a imagem do suposto app saiu, a Microsoft começou a negar veementemente que seja real. Por outro lado, em nenhum momento nossa querida MS diz que o software de Office para o iPad não está em produção. A falta de negação por parte deles serve praticamente como um atestado de que teremos novidades acerca do assunto em breve.

No Twitter a MS afirmou que as fontes do The Daily estão enganadas e passando informações falsas para o jornal. Em resposta, os jornalistas do jornal disseram que um funcionário da própria Microsoft demonstrou o funcionamento do software para o iPad da Apple.

“Nós não inventamos essa notícia nem criamos imagens falsas de forma nenhuma. (…) Nos foi tido repetidamente que essa não era  a versão final e nós não reportamos dessa forma, o que provavelmente levou a Microsoft a dizer que não se trata de software deles. A verdade é que provavelmente há diversas versões da tela inicial sendo revistas internamente.” — The Daily

Eu notei que faltam muitas informações sobre o Office para iPad na notícia publicada pelo jornal eletrônico. Eles deveriam contar mais detalhes do funcionamento de Word, Excel e PowerPoint no tablet para dar solidez à notícia. O pouco que foi veiculado pelo jornal deixa questões em aberto e permitem colocar a notícia em dúvida.

No entanto, existe na indústria o hábito de negociar “embargos”, os limites e prazos para que certas notícias sejam veiculadas. Talvez os jornalistas do The Daily sejam reféns de um embargo mal planejado.

Futuramente saberemos se a interface exibida pelo The Daily e negada pela Microsoft é real. A mim parece verossímil. E para você?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados