10 jogos brasileiros para baixar no PC, PS4, Xbox e Switch

Tem ação, aventura, corrida, RPG... Conheça 10 jogos brasileiros para PC, Xbox, PS4 e Switch que fazem sucesso pelo mundo

Diego Melo
Por
• Atualizado há 10 meses
10 jogos brasileiros / Aquiris / Divulgação
Horizon Chase Turbo é a "versão brasileira" de Top Gear (Imagem: Aquiris / Divulgação)

O Brasil é constantemente apontado como um dos países que mais consomem games no mundo. No entanto, já faz alguns anos que ele também tem se destacado no desenvolvimento de games. Se você ainda não jogou nenhum game “Made in Brazil”, confira uma lista de 10 jogos brasileiros para PC, PS4, Xbox e Switch, e prestigie a indústria nacional.

10 jogos brasileiros para PC, Xbox, PS4 e Switch

1. Horizon Chase Turbo

Inspirado em jogos de corrida clássicos da era dos 16-bits, Horizon Chase Turbo foi desenvolvido pelo estúdio gaúcho Aquiris. Lançado em 2018 para PC, PS4, Xbox One e Switch, o game conta com vários carros velozes, pistas localizadas em diversos países, e trilha sonora composta por Barry Lynch, também responsável pelas músicas da série Top Gear.

2. Chroma Squad

Se você cresceu assistindo à Power Rangers, provavelmente vai se interessar por Chroma Squad. O jogo é um RPG tático sobre cinco dublês que decidem criar seu próprio estúdio de TV inspirado em programas japoneses do tipo tokusatsu, no qual o jogador deve contratar atores, comprar equipamentos, e enfrentar monstros gigantes feitos de materiais recicláveis.

Chroma Squad foi lançado em 2015 pela Behold Studios, de Brasília, e está disponível para PC, Xbox One, PS4, Switch, Android e iOS.

3. Dandara

Dandara é um jogo brasileiro para PC, Xbox One, PS4, Switch, Android e iOS, lançado em 2018 pelo estúdio Long Hat House, de Belo Horizonte, Minas Gerais. Tem como protagonista a personagem Dandara, inspirada em uma guerreira negra de mesmo nome que viveu no Brasil do século XVII.

Dandara é game estilo metroidvania, porém com um diferencial: a movimentação é feita somente por meio de saltos entre as diferentes superfícies do mapa, com Dandara ficando “grudada” no local. É uma proposta diferente, que leva um tempo para se acostumar, mas que traz um estilo único e bem interessante ao game.

4. Blazing Chrome

Outro jogo brasileiro para PC, Xbox One, PS4 e Switch, inspirado em clássicos da época do Super Nintendo, Blazing Chrome é um game de tiro e ação 2D lançado em 2019 pelo estúdio Joy Masher. Quem jogou a série Contra vai logo notar as semelhanças, tanto no visual quanto na jogabilidade (adaptada para games modernos), com ação frenética e suporte a multiplayer para dois jogadores em tela compartilhada.

5. Minoria

Minoria é um jogo de ação e plataforma 2D desenvolvido pelo estúdio Bombservice e lançado em 2019 para PC, Xbox One, PS4 e Switch. O game é considerado o “sucessor espiritual” de Momodora: Reverie Under the Moonlight, (2016) também criado pelo mesmo estúdio brasileiro e bastante aclamado pelo público e pela crítica.

Em Minoria, o jogador acompanha a batalha de duas freiras guerreiras que lutam para expurgar a heresia de sua cidade. O jogo conta com enfoque em combate e exploração, além de elementos do estilo metroidvania, como melhorias de habilidades e desbloqueio de áreas durante o progresso.

6. Knights of Pen and Paper

Knights of Pen and Paper foi lançado primeiro para Android e iOS em 2012, ganhando versões para PC em 2013 e PS4 e Xbox One em 2018. É um jogo de RPG por turnos com gráficos em pixel art e estilo retrô, cheio de humor e referências à cultura pop, desenvolvido pela Behold Studios (mesmos criadores de Chroma Squad).

No game, o jogador controla um grupo de jogadores de RPG de mesa interpretando os personagens do RPG medieval que eles mesmo estão jogando, incluindo o mestre da sessão. Escolha as classes, decida quem serão os heróis, e quais batalhas enfrentar para obter diversos itens e salvar o reino.

7. 99Vidas

Um podcast sobre games que virou um jogo. Esse é o 99vidas, criado em 2017 pela equipe do programa de mesmo nome em parceria com o estúdio QUByte Interactive.

O jogo segue o estilo beat’em up, popularmente conhecido no Brasil como “briga de rua”, colocando os 5 participantes do podcast (Jurandir Filho, Felipe Mesquita, Evandro de Freitas, Bruno Carvalho e Izzy Nobre) para lutar contra vários inimigos e chefões diferentes em 6 fases recheadas de referências à cultura pop dos anos 80 e 90.

8. A Lenda do Herói

A Lenda do Herói nasceu de um projeto dos youtubers, comediantes e irmãos Matheus e Marcos Castro. Também inspirado por clássicos como The Legend of Zelda e Wonder Boy in Monster Land, o jogo de aventura e plataforma em 2D tem um grande diferencial em relação aos demais: todas as ações do herói são narradas em forma de canção.

Com trilha sonora dinâmica e bem-humorada, A Lenda do Herói pode ser jogado em português e em inglês. O jogo foi criado em parceria com o estúdio Dumativa, tendo sido lançado com exclusividade para PC em 2016.

9. No Heroes Here

No Heroes Here é um frenético jogo de ação e cooperação para 4 jogadores no qual um grupo de “Não-Heróis” devem defender um castelo dos ataques dos inimigos do reino. Coordenação e agilidade são necessárias para manter as defesas do castelo enquanto cada um cumpre a sua função, como criar munição, carregar os canhões, disparar as armas, entre outras.

No Heroes Here foi lançado em 2017 pelo estúdio Mad Mimic para PC, PS4, Xbox One, Switch e Android, e também serviu como base para o jogo Mônica e a Guarda dos Coelhos, estrelado pelos personagens criados por Maurício de Souza.

10. Out There Somewhere

O último game da lista de jogos brasileiros para PC é o mais “antigo” de todos. Lançado em 2012 pelo estúdio MiniBoss, Out There Somewhere é um game de ação e plataforma 2D que coloca o jogador no comando de um astronauta encalhado em um planeta alienígena desconhecido e perigoso.

Inspirado em jogos como Cave StorySuper MetroidOut There Somewhere conta com gráficos em pixel art e vários desafios e quebra-cabeças que exigem perspicácia e reflexos rápidos. Outro atrativo é o preço: custa apenas R$ 2,29 no Steam.

Receba mais sobre Xbox na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Canal Exclusivo

Relacionados