Hoje é o tão esperado dia em que a Microsoft vai mostrar uma prévia do Windows 8, o próximo sistema operacional que deve tomar o lugar do Windows 7 pouco mais de três anos depois do seu lançamento original. Em uma coletiva no Mobile World Congress 2012 a gigante do software detalhou algumas das funcionalidades que devemos esperar no sistema. E um pouco depois da coletiva começar, os links para download do Windows 8 Consumer Preview já estavam disponíveis.

Antes do anúncio oficial, no entanto, o site The verge percebeu que a Microsoft publicou um guia para empresas, que serve para mostrar aos seus administradores 10 grandes funcionalidades do Windows 8 e motivar o upgrade para o sistema. Nos documentos eles destacam o SmartScreen Application Reputation, que alerta sobre downloads que podem ser maliciosos, e o Windows to Go, que permite que funcionários levem uma instalação do Windows 8 direto de um pendrive.

Para demonstrar o que o Windows 8 tem a oferecer, o chefe de desenvolvimento do Windows, Steven Sinofsky, subiu ao palco e falou um pouco do que já sabíamos. Ele diz que “a primeira coisa que vocês vão ver no Windows 8 é que ele é lindo, é moderno, é rápido e é fluido”. Sinofsky chamou o antecessor de “o sistema mais amplamente adotado até agora”.

A ideia do sistema é oferecer a mesma interface metro,, mas se adaptar de acordo com o equipamento em que ele é instalado, seja em um desktop, notebook ou tablet. Então naturalmente a demonstração focou nessa versatilidade. Em um tablet da Samsung a Microsoft demonstrou as funcionalidades de desbloqueio de tela, gerenciador de tarefas e alguns dos jogos que tiram vantagem do suporte ao HTML5 do Internet Explorer.

Ao mudar para um ultrabook, Antoine Leblond, VP de serviços Web do Windows, disse que “nós prestamos atenção também para o Windows 8 com um mouse e teclado”. Para fazer login no sistema em um computador na rede não é mais necessário apertar CTRL+ALT+DEL, basta apertar enter. Essa atenção a detalhes é demonstrada também na navegação, que é feita com a ajuda do botão de rolar do mouse, e abertura de aplicativos, que passou a ser com um clique apenas, por padrão.

A variedade de aplicativos já disponíveis na loja também foi destacada na apresentação. Dentre os grandes nomes, que já vão chegar com suporte à interface Metro, estão aplicativos do Wordpress, Kindle e SkyDrive.

Sobre a versão Consumer Preview liberada hoje, a Microsoft disse que ela tem mais de 100 mil mudanças em relação ao Developer Preview, liberado no ano passado. E assim como essa versão, o Consumer Preview terá atualizações automáticas também.

Download do Windows 8 Consumer Preview

Pouco depois da apresentação começar, essa página no site da Microsoft foi publicada. Nela estão disponíveis várias versões do Windows 8 Consumer Preview (tanto em 32 quanto 64 bits), que podem ser baixadas (em formato ESD ou ISO) em 5 idiomas diferentes, nenhum deles em português. Nessa página também está disponível o número serial para a instalação do sistema.

As configurações mínimas para a instalação do Windows 8 Consumer Preview são: processador de 1 GHz, 1 GB de memória RAM (ou 2 GB para 64 bits), 16 GB de espaço em disco (20 GB para 64 bits), resolução de tela de ao menos 1024 x 768 pixels para acessar a Windows Store e para aplicativos rápidos, a Microsoft recomenda uma resolução de 1366 x 768 pixels.

Em breve mostraremos aqui nossas primeiras impressões do Windows 8.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados