Como recuperar a senha dos Windows 11, 10 e 8

Saiba como redefinir ou resetar a sua senha no Windows 11, 10 ou 8, seja a sua conta local ou cadastrada na Microsoft (online)

Diego Melo Emerson Alecrim
Por e
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Como recuperar a senha dos Windows 11, 10 e 8 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Como recuperar a senha dos Windows 11, 10 e 8 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Se você esqueceu a sua senha do Windows 11, 10 ou 8, não se desespere. Existe mais de uma forma de recuperar ou redefinir a senha do sistema operacional. O caminho a ser seguido vai depender de a sua conta ser local (armazenada no computador) ou vinculada a um endereço de email (Conta da Microsoft). Há solução para ambas as condições.

Usuário local

Uma conta de usuário local é aquela que é armazenada pelo próprio sistema operacional. Trata-se de uma conta offline, que não requer acesso à internet para ser criada ou mantida.

Porém, é recomendável criar uma Conta da Microsoft para entrar no sistema operacional, principalmente se ele for o Windows 11 ou o Windows 10. Esse tipo de conta é vinculada a um endereço de email e permite que um único login funcione para vários produtos da Microsoft.

Se você não tem certeza sobre qual é o seu tipo de conta, basta escolher a opção Esqueci meu PIN ou Esqueci minha senha na tela de login do Windows. Se a interface que surgir mostrar um campo com seu endereço de email, significa que você tem uma Conta da Microsoft.

Link "Esqueci minha senha" no Windows 10 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Link “Esqueci minha senha” no Windows 10 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Se for esse o caso, basta seguir os passos descritos em Como recuperar a senha da Conta da Microsoft neste tutorial. Se a senha for de um usuário local, os passos para recuperá-la aparecem a seguir.

Windows 11 e 10 (versão 1803 e posterior)

Se você usa o Windows 11 ou o Windows 10 (versão 1803 e posterior) com uma conta local, é possível redefinir a sua senha. Ou seja, pode-se apagar a combinação anterior e gerar uma nova para acessar o sistema.

  1. para isso, clique no link Redefinir senha que aparece na tela após a inserção de uma senha incorreta;
  2. o sistema exibirá as perguntas de segurança que você ativou ao criar a sua conta; dê as respostas;
  3. se as respostas estiverem corretas, o Windows 11 ou 10 exibirá os campos para que você crie uma nova senha;
  4. crie a nova senha, volte à tela de login e informe a combinação gerada para entrar em sua conta.

Nos Windows 11 e 10, talvez você não encontre a opção de redefinir senha se o seu computador faz parte de uma rede. Neste caso, entre em contato com o administrador para recuperar ou recriar a combinação.

Perguntas de recuperação de senha no Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Perguntas de segurança para recuperar senha no Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Redefinir senha no Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Redefinir senha no Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Windows 10 (antes da versão 1803) e Windows 8

Se você criou a sua conta em uma versão anterior ao Windows 10 1803, ela não conta com as perguntas de segurança. O mesmo problema ocorre se o seu sistema for o Windows 8 (incluindo a versão 8.1).

Em ambos os casos, você só conseguirá resetar a sua combinação se tiver preenchido o campo de dica de senha ao criar a conta (e se essa dica te fizer lembrar dela).

Do contrário, a única saída oferecida pela Microsoft é redefinir o sistema operacional. Com esse procedimento, você poderá usar o computador novamente, mas todos os seus arquivos, configurações e programas serão apagados.

Para isso, no Windows 10:

  • pressione a tecla Shift enquanto seleciona Reiniciar no canto inferior direito da tela;
  • em Escolher uma Opção, vá em Solucionar Problemas e Redefinir este Computador;
  • seleciona Remover tudo para o procedimento começar.

No Windows 8, é preciso formatar o computador e iniciar uma nova instalação.

Como recuperar a senha da Conta da Microsoft

Se você acessa o Windows 11, 10 ou 8 com uma Conta da Microsoft, é mais fácil resetar a senha. Para isso, na tela de login:

  1. clique em Esqueci minha Senha;
  2. na interface que surgir, informe o email da sua Conta da Microsoft;
  3. o sistema perguntará como você deseja obter o código de segurança; escolha o email da sua Conta da Microsoft (dependendo do seu cadastro, há outras opções, como receber por SMS);
  4. agora, preencha a parte do email que está oculta e clique em Obter Código, tomando o cuidado de informar o endereço correto;
  5. vá ao seu email (você pode acessá-lo no celular ou em outro computador), abra a mensagem enviada pela Microsoft, informe o código recebido no campo Inserir Código e clique em Próximo;
  6. preencha os campos com sua nova senha colocando uma combinação segura e fácil de ser lembrada; finalmente, clique em Próximo.

Agora, é só fazer login no Windows novamente. Para essa etapa, o computador precisa de uma conexão à internet.

Obter código para redefinir senha do Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Obter código para redefinir senha do Windows 11 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Email da Microsoft para redefinir senha (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Email da Microsoft para redefinir senha (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

PIN de acesso

Talvez você use um PIN para acessar o Windows, isto é, um código alternativo com pelo menos quatro caracteres. Se você não se lembra dessa combinação, também é possível recuperá-la com a sua conta da Microsoft. Para tanto, na tela de login do Windows:

  • clique em Esqueci meu PIN;
  • informe o email da sua Conta da Microsoft se essa informação não estiver aparecendo e digite a sua senha no serviço;
  • uma tela perguntando se você tem certeza de que quer redefinir o seu PIN aparecerá, clique em Continuar;
  • agora, é só definir a nova combinação e voltar para a tela de login.
Resetar PIN do Windows (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Resetar PIN do Windows (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Resetar uma conta a partir de um administrador

Se o que você precisa é recuperar uma conta em um computador compartilhado, é possível fazer esse procedimento por meio de outra conta existente no sistema. Para tanto, esta precisa ter privilégios de administrador.

Para isso, acesse o Window 11, 10 ou 8 com a conta de administrador e:

  1. pressione Windows + R para abrir o campo Executar;
  2. em Executar, digite netplwiz e clique em Ok;
  3. selecione a a conta a ser resetada e clique em Redefinir Senha;
  4. preencha os campos com a nova combinação;
  5. agora, é só fazer login com essa conta usando a nova senha; note que esse procedimento não elimina os dados do usuário.
Ainda não consegui recuperar a senha. O que fazer?

Tanto no Windows 11 quantos nos Windows 10 e 8, é possível criar uma imagem para redefinição de senha a partir de um pendrive (ou de um DVD). O problema é que raramente nos lembramos de criar essa imagem. Na verdade, esse recurso é desconhecido pela maioria das pessoas.

Se você não tem o pendrive de recuperação e os passos anteriores não funcionaram, a saída pode ser reinstalar o sistema operacional. Para iniciar o procedimento, você pode fazer um boot no computador com um pendrive.

Há quem recorra a ferramentas de terceiros para tentar recuperar a senha do Windows. Porém, esses softwares não são reconhecidos pela Microsoft e não há garantia de que funcionem.

Dá para remover a senha de acesso de vez?

É possível, sim. Com isso, você pode entrar diretamente no Windows, sem passar pela tela de login. Mas fica o alerta: esse procedimento deixará seus dados expostos se o computador for acessado por terceiros.

Para remover a senha de modo a acessar o Windows diretamente, é necessário criar uma conta local. Durante o processo, basta deixar os campos de senha em branco para a combinação não ser exigida no login.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows 11 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Diego Melo

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados